Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 06 de Novembro de 2015 – Ano IV – Nº 137

 

Poços de Caldas sedia evento nacional no setor de mineração e metalurgia

Organizado pela UNIFAL-MG, evento foi aclamado pelo público por alto nível de trabalhos

 

 

            Mais de 600 pessoas participaram da 26ª edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME), que foi sediado na cidade de Poços de Caldas, sob a organização da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, entre os dias 18 e 22/10.

            Aclamado pelo público pelo alto nível de trabalhos apresentados, o evento, que objetivou proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e divulgação tanto de trabalhos científicos quanto da atividade mineral e metalúrgica, contou com atividades técnico-científicas como cursos, palestras, visitas técnicas, feira de patrocinadores e jantar oficial.

            A solenidade de abertura aconteceu no domingo, 18/10, no Palace Casino. Reunidos no salão nobre da construção histórica, os congressistas prestigiaram a composição da mesa e o discurso das autoridades presentes. “Espero que nossos objetivos sejam alcançados durante o evento e que possamos proporcionar condições ótimas para a apresentação dos trabalhos publicados e intercâmbio de conhecimento técnico e científico”, disse Profa. Daniela Gomes Horta do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), presidente da Comissão Organizadora.

            De acordo com Profa. Daniela, o encontro recebeu 400 resumos de trabalhos, dos quais 274 foram selecionados para publicação nos anais do 26º ENTMME.

            A sessão de pôsteres contemplou 141 trabalhos. Dentre os quais, o do professor da UNIFAL-MG, Leonardo Henrique Soares Damasceno, que apresentou o "Efeito da fonte externa de carbono na partida de reatores UASB em condições ácidas no tratamento de drenagem ácida de minas”, cujo autor principal é seu aluno de mestrado, Daniel Fernandes Novais Pimenta, que também teve como coorientador, o professor Marcelo Zaiat da USP.

            Nos três dias de evento aconteceram sessões plenárias, que foram ministradas por convidados especiais com referência no setor de mineração e metalurgia.

            Paralelo ao 26º ENTMME, aconteceu o 1º Workshop de Educação em Engenharia de Minas, que teve como tema “Rumos da Engenharia de Minas no Brasil”. O objetivo foi reunir professores, pesquisadores e estudantes para uma discussão sobre o ensino na área de mineração e seus desafios.

            O workshop foi coordenado pela professora Carolina Del Roveri, e contou com a colaboração do professor Luiz Carlos Rusilo, ambos da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas. Na oportunidade, Profa. Carolina afirmou que há muitos eventos de educação em Engenharias, mas nenhum específico para Engenharia de Minas e por isso é tão importante abrir espaço para discutir o tema. “A grande maioria dos professores que trabalham com ensino de Engenharia não possuem formação em Educação. Daí a dificuldade em alcançar um nivelamento do ensino nos cursos”, lembrou a professora que apresentou “A proposta da Engenharia de Minas como curso de segundo ciclo na UNIFAL-MG”.

 

Saiba mais detalhes do evento

 

 

Pró-reitor da UNIFAL-MG é reeleito coordenador nacional do Forplad

Resultado evidencia a atuação institucional nas áreas de Planejamento e Administração

 

            Durante a última reunião de 2015 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) realizada na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’ Ana, foi reeleito, por unanimidade, coordenador nacional.

            A reeleição do pró-reitor da Instituição sinaliza a aprovação dos demais gestores de Planejamento e Administração das universidades brasileiras em relação ao engajamento da Proplan no Fórum e da atuação do professor Tomás como coordenador nacional na última gestão.

            Expressando satisfação pela indicação dos colegas, Prof. Tomás enfatizou: “Para mim essa recondução é uma felicidade pelo reconhecimento e confiança dos colegas, mas também é um novo desafio a ser conquistado. Sou grato por mais essa oportunidade”.

            A nova gestão da Coordenação Nacional do Forplad, iniciada neste mês de novembro e que irá até novembro de 2017, é constituída pelos gestores:

 

·         Coordenador nacional: Tomás Dias Sant’ Ana (UNIFAL-MG)

·         Primeiro vice-coordenador: Vilson Ongaratto (UTFPR)

·         Segundo vice-coordenador: Raquel Trindade Borges (UFPA)

·         Primeiro Secretário: Marize Terezinha Lopes Pereira Peres (UFMS)

·         Segundo Secretário: Poty Rodrigues de Lucena (UFOB)

            O evento aconteceu entre os dias 03 e 05/11, e contou com convidados como a diretora de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino da Secretaria de Educação Superior, Profa. Dulce Maria Tristão; do coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das IFES da Secretaria de Educação Superior, Fernando Augusto Rodrigues Bueno e da subsecretária de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação, Iara Ferreira Pinheiro.

 

Herbário da UNIFAL-MG ganha destaque em publicação

Artigo do professor Marcelo Polo integra edição especial da revista BioScience

 

            Durante o 66º Congresso Nacional de Botânica ocorrido em Santos-SP, de 24 a 30/10, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) lançou uma edição especial da revista científica BioScience, destacando Herbários do Brasil, entre os quais, o Herbário da UNIFAL-MG.

            Na publicação, consta artigo do professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, Marcelo Polo, também coordenador do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) e curador do Herbário da Universidade.

            “O Herbário da Universidade Federal de Alfenas (UALF) é relativamente recente, foi implantado em 2008 com o aproveitamento de material que pertenceu ao antigo herbário da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA). Seu acervo consta principalmente material oriundo de pesquisas de levantamento florístico e ecológico em fragmentos florestais da região de Alfenas (MG) e circunvizinhas onde há predomínio da Floresta Estacional Semidecidual. O herbário UALF tem atualmente cerca de 2.700 registros de plantas vasculares, predominantemente arbóreas. Todo o acervo encontra-se cadastrado eletronicamente (BRAHMS) e tem projeto de iniciar a digitalização das exsicatas e realizar o cadastro junto ao Index Herbariorum após a coleção atingir os 5 mil registros”, descreve o pesquisador.

 

 

A publicação pode ser acessada no link: http://periodicos.unisanta.br/index.php/bio/index.

 

 

Participe da campanha de combate à corrupção e à impunidade

Ministério Público Federal convida a comunidade UNIFAL-MG para apoiar as propostas

 

 

            Atendendo à solicitação do Ministério Público Federal – MPF, a Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG está divulgando sugestões de mudanças legislativas elaboradas por aquele órgão, para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. Trata-se de uma campanha apartidária, que busca colher a quantia de 1,5 milhão de assinaturas, para que 10 medidas venham a ser propostas em um projeto de lei de iniciativa popular.

            O objetivo do Ministério Público Federal é convidar a população em geral a conhecer e a apoiar as “10 medidas contra a corrupção”, pois somente com a mobilização da sociedade civil, por meio da coleta de assinaturas por parte das pessoas físicas e da obtenção de cartas de apoio das entidades jurídicas, essa campanha logrará êxito.

            O MPF pede a colaboração da UNIFAL-MG, solicitando que a ficha de assinaturas seja divulgada a todas as pessoas que fazem parte desta Instituição para que, querendo, assinem esse projeto. Professores, alunos, técnico-administrativos e colaboradores devem socializar essa informação para que todos tenham a oportunidade de participar.

            O Ministério informa que as listas de assinaturas devem ser passadas até o dia 10/11/2015, pois entre os dias 11/11/2015 e 13/11/2015,  fará o recolhimento das mesmas.

           

 

Acesse mais informações e a ficha de assinaturas

 

 

Avaliação Institucional inicia no dia 09/11

Alunos, professores e técnicos estão convidados a participar

 

 

            Entre os dias 09/11 e 04/12, a UNIFAL-MG realizará mais uma edição da Avaliação Institucional. Nesta etapa, alunos, professores e técnicos deverão avaliar os cursos e as disciplinas ministradas no primeiro semestre de 2015.

            A autoavaliação é um instrumento coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que visa identificar pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados na qualidade das ações vinculadas ao ensino-aprendizagem, bem como em todas as dimensões da Instituição.

 

 

Participe pelo link:  http://www.unifal-mg.edu.br/cpa/.

 

 

Reitoria convida para a palestra

“Reforma do Ensino Médio” com Reginaldo Lopes

Segunda-feira, 09/11, às 19h, no auditório Dr. João Leão de Faria

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.