Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 20 de Novembro de 2015 – Ano IV – Nº 139

Em mostra itinerante, UNIFAL-MG incentiva o processo de ensino-aprendizagem

Casa da Cultura de Alfenas recebe a exposição “Reinos – Mineral, Vegetal e Animal”

Rochas ornamentais, recursos energéticos, plantas medicinais da Pérsia Antiga e animais taxidermizados do acervo da UNIFAL-MG chamam a atenção de alunos das escolas de Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em exposição aberta essa semana na Casa da Cultura de Alfenas.

A mostra “Reinos – Mineral, Vegetal e Animal” é a primeira ação de um projeto idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão - com a mobilização de professores e técnico-administrativos de diversas unidades acadêmicas - que visa à criação de um centro para a conservação, pesquisa, divulgação, ampliação e exposição dos acervos científicos da Universidade: o Espaço Ciência e Arte.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, a proposta de criação desse espaço surgiu a partir de uma demanda da comunidade acadêmica de dispor de um local específico que pudesse reunir toda a coleção científica da Instituição e ser um centro de referência na realização de atividades museológicas, científicas e educativas. Uma comissão foi constituída e algumas estratégias foram elaboradas com medidas imediatas e em médio e longo prazo, para consolidação desse local.

“O Espaço Ciência e Arte representa a consolidação de todo esse processo de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e é extremamente relevante para estimular o aprendizado de todos que vão visitar as exposições”, afirmou a pró-reitora.

Buscando envolver toda comunidade de Alfenas e, sobretudo, as escolas, a primeira mostra foi exposta na Casa da Cultura de Alfenas. “O local foi escolhido justamente para propiciar maior circulação de estudantes da rede pública da cidade e apresentar as possibilidades de utilização de recursos naturais”, explica o produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado.

Para a coordenadora de eventos da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas, Elizabeth Vinhas Pereira, a iniciativa da UNIFAL-MG é enriquecedora. “Quando eu fiz o convite para as escolas virem visitar a exposição, eu reforcei a fonte de conhecimento que os alunos poderiam encontrar. Até para nós, adultos, é muito interessante”, contou.

A exposição é acompanhada por universitários, os quais ficam encarregados de explicar aos visitantes do que se trata cada material em exposição. “Além do conhecimento do que está exposta, a gente aprende a se relacionar com os alunos das escolas e é um público muito diversificado. Para cada faixa etária, a gente conversa de uma forma. A gente sempre se adapta para cada público: do ensino médio, do ensino fundamental, do ensino infantil. E é bem legal ver como eles conseguem apropriar o que a gente passa”, narrou sua experiência como monitor, o acadêmico do curso de História, Gabriel Barreto Lopes, que faz parte do projeto de Educação Patrimonial do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade.

Mestrado em Ciências Farmacêuticas comemora 100 defesas na UNIFAL-MG

Larissa Incerti Santos de Carvalho foi a centésima discente a defender a dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) alcançou a marca de 100 dissertações defendidas na Instituição, na manhã desta sexta-feira, 20/11, com a defesa apresentada pela discente Larissa Incerti Santos de Carvalho.

A banca foi presidida pelo vice-coordenador do programa, Prof. Diogo Teixeira Carvalho, também orientador da acadêmica, que na abertura, fez questão de agradecer a participação dos demais colegas que integraram a banca: as professoras, Rozângela Magalhães Manfrini, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e  Danielle Ferreira Dias, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG.

Na oportunidade, a coordenadora do PPGCF,  Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, destacou a alegria de completar as 100 defesas, justamente, no ano em que o Programa completou 10 anos. "No nosso país hoje, onde a educação é tão pouco valorizada, um programa de pós-graduação que em dez anos chega ao número de formar cem mestres é uma coisa muito gratificante, então, você Larissa, hoje, representa todos os outros 99 alunos formados por esta casa e isso ainda é mais especial, porque você é uma egressa dessa casa, do curso de graduação”, enfatizou.

Confira a Galeria de imagens

Acesse mais detalhes

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.