Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 27 de Novembro de 2015 – Ano IV – Nº 140

 

UNIFAL-MG abre as portas da ciência para alunos da Educação Básica

Cerca de 3 mil estudantes da região conheceram a estrutura e projetos da Universidade

 

 

            No mês de outubro, a UNIFAL-MG abriu as portas para visitantes das escolas de Alfenas e região, a fim de apresentar ao público, a produção científica que é desenvolvida na Instituição. O resultado foi surpreendente.  

            Cerca de 3 mil alunos de escolas de Alfenas, Campos Gerais, Boa Esperança, Serrania, Machado, Divisa Nova e Paraguaçu, tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade e os projetos desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento durante a chamada “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, que este ano trabalhou a temática “Luz, ciência e vida".

            Para a professora Márcia Cordeiro do Instituto de Química, que pela terceira vez coordenou as atividades na sede da UNIFAL-MG, a cada ano, a participação de graduandos e escolas, cresce de forma considerável. “Neste ano, ao adotar um novo modelo, maior e mais ousado, com quatro dias de eventos, diversos públicos, minicursos, entre outras atividades, conseguimos avanços inimagináveis”, comemora.

            Em entrevista para a Assessoria de Comunicação Social, a coordenadora do evento falou sobre o empenho dos colegas professores que colaboraram com as atividades e na orientação aos alunos que apresentaram projetos durante a semana, e comentou também a proposta do evento. “A cada ano uma nova temática é introduzida, mas os objetivos continuam sendo, discutir junto à sociedade os avanços observados nas áreas de Ciência e Tecnologia. No nosso caso, voltamos nossas ações quase sempre para os alunos da Educação Básica, com abertura a comunidade em geral, inclusive a comunidade universitária”, explica. 

            Foram realizados minicursos para professores da Educação Básica; visitas de um público constituído por alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e EJA, aos laboratórios de Enfermagem; de Técnica Dietética; de Limnologia; de Bromatologia; de Microbiologia/Imuno; de Parasitologia; de Microbiologia; às Clínicas de Odontologia; ao projeto Café com Fungos e, ainda, ao projeto Cineclube.

            Na quadra esportiva, foram disponibilizados estandes para a Feira de Profissões, com cursos da Universidade, empresas juniores, além de espaços para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Educação Tutorial (PET). Nesta seção, participaram alunos dos cursos de Biologia, Enfermagem, Farmácia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Nutrição, Odontologia e Química; além de Embaixadores Universitários Franceses e o professor Ihosvany Camps Rodriguez do Instituto de Ciências Exatas, que conduziu atividades de simulação do curso de Física.

            Segundo Profa. Márcia, a realização da Feira de Profissões mostrou que é uma atividade em potencial capaz de abrir novos horizontes aos estudantes do Ensino Médio. “Observamos que muitos alunos da nossa região desconhecem as possibilidades que nossa Instituição oferece, além de muitas vezes desconhecer a gratuidade do ensino ofertado pela UNIFAL-MG, a forma de ingresso, etc. Ao trazermos esta feira, criamos possibilidades de continuidade de estudos em alunos cujos horizontes estavam se encerrando, com o término da Educação Básica”, conta.

            Entre os dias 21 e 23/10, também o campus Poços de Caldas realizou atividades que visaram valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país.

            Sob a coordenação dos professores do Instituto de Ciência e Tecnologia, Maicon Gouvêa de Oliveira e Rafael de Oliveira Tiezzi, as ações envolveram visitação de escolas aos laboratórios, aos experimentos e realização de minicursos sobre temas como “Introdução à programação com Arduino” e “Scratch” no campus.

 

 

Saiba mais

 

 

Profa. Eva Burger representa região Sudeste do segmento das Federais no FOPROP

Pró-reitora foi eleita durante encontro nacional de gestores de pesquisa e pós-graduação

 

 

            A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG, Profa. Eva Burger, foi eleita para representar o segmento das Universidades Federais da Regional Sudeste no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), na gestão 2015-2016.

            A representação do segmento das Federais junto ao Diretório Nacional e COPROPI-ANDIFES ficou assim constituída:

 

Coordenador: Prof. Edilson Silveira(UFPR)

Vice-coordenadora: Profa.Maria Lúcia Formigoni (UNIFESP)

Representações Regionais:

Sul: Prof. Luciano Volcan Agostini (UFPel)

Sudeste: Profa. Eva Burger (UNIFAL-MG)

Centro-Oeste: Profa. Maria Clorinda Soares Fioravanti (UFG)

Nordeste: Profa. Rosineide Mubarack (UFRB)

Norte: Profa. Beatriz Ronchi Teles (INPA)

 

            Entre as atribuições que cabem aos representantes regionais de cada segmento, está a missão de congregar os anseios e organizações de universidades de cada região. Dessa forma, a pró-reitora da UNIFAL-MG deverá reunir esforços a fim de identificar as necessidades da região Sudeste.

            “É uma grande satisfação poder representar a UNIFAL-MG e dar maior visibilidade e participação de nossa Instituição no contexto do FOPROP”, comentou a Profa. Eva sobre o novo desafio.

            O nome da Profa. Eva foi indicado durante o 31º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP) promovido em Goiânia, entre 18 e 20/11, reunindo os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação ou ocupantes de cargo equivalente das instituições de ensino superior brasileiras.

            O ENPROP é o momento final de integração entre todas as reuniões periódicas do Diretório Nacional (DN-FOPROP), das regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e dos segmentos (Universidades Federais, Estaduais, Particulares e Comunitárias), caracterizando-se como um importante encontro para o debate nacional sobre gestão da pesquisa, inovação e pós-graduação no país, bem como para a elaboração de propostas para o seu desenvolvimento.

 

Leia mais

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.