Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 04 de Dezembro de 2015 – Ano IV – Nº 141

 

Doutorado em Ciências Farmacêuticas da

UNIFAL-MG apresenta sua primeira tese

Pesquisa foi defendida pelo acadêmico André Luís Morais Ruela

 

 

            A UNIFAL-MG promoveu na manhã desta sexta-feira, 04/12, a primeira defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF).

            O trabalho “Partículas de polímeros de impressão molecular como sistemas para liberação controlada de fármacos”, do doutorando André Luís Morais Ruela, foi avaliado pela banca formada pelos docentes: Profa. Gislaine Ribeiro Pereira orientadora da pesquisa; Prof. Valdir Mano, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Prof. Ricardo Geraldo de Sousa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelos professores da UNIFAL-MG, Flávia Chiva Carvalho e Mateus Freire Leite.

            Durante a abertura, o vice-coordenador do Programa, Prof. Diogo Teixeira Carvalho, manifestou a satisfação por testemunhar a primeira defesa do doutorado. “Para gente é um momento histórico, um momento importante, e eu gostaria de antemão, agradecer a disponibilidade e a presença dos membros da banca, e aos demais espectadores”, frisou, lembrando que o Programa alcançou recentemente o número de 100 defesas do mestrado, outro motivo de orgulho para a Coordenação.

            Em seguida, a orientadora, Profa. Gislaine, realizou a apresentação do discente, informando o título da tese e detalhes sobre a sessão.

 

 

Conheça mais detalhes do Programa

 

Em livro, pesquisador da UNIFAL-MG abre o debate sobre experimentação animal

Obra do Prof. Thales Tréz será lançada em evento internacional sediado pela UFSC

 

 

            O pesquisador Thales Tréz, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, lançará na próxima semana, o livro “Experimentação animal: um obstáculo ao avanço científico”, durante o 1º Congresso Internacional Interdisciplinar de Direitos Animais, que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 07 e 08/12.

            Na apresentação da obra, que traz à tona o debate sobre a utilização dos animais “de laboratório” para pesquisa biomédica, o professor do Laboratório de Imunologia Aplicada da UFSC, Carlos Roberto Zanetti, destaca: “O autor deste livro, exibindo sua vocação natural de educador, foge deliberadamente dos questionamentos éticos (embora fique muito nítida sua posição nas entrelinhas), arregaça as mangas e joga luz num palco pouco iluminado. Utilizando-se de rigor científico, reúne informações que falam por si sós e aos poucos desconstrói a falácia da eficiência das práticas vivisseccionistas. A sociedade vive um momento de mudanças. Muitas coisas que já nos serviram não nos servem mais. Esta obra é um farol, sobretudo para pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação que queiram se aprofundar no assunto”.

            Publicado pela Tomo Editorial, o livro é resultado de mais de quatro anos de pesquisa do Prof. Thales e contou com a revisão científica de pesquisadores da área, e com a parceria da Humane Society International (HSI).

            Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, o pesquisador comentou que a temática ainda é pouco explorada no país, por isso, a obra poderá contribuir na formação de novos cientistas e para o debate junto a sociedade. "Há poucos livros sobre o assunto no Brasil, e com este aprofundamento bibliográfico diria que ele é inédito. Deve lançar uma luz sobre um assunto ainda muito pouco considerado no Brasil, que é a crítica científica ao uso de animais na pesquisa biomédica. Minha expectativa é a de que este material provoque um impacto positivo na formação dos novos pesquisadores, e que ajude a sociedade a se informar melhor sobre este tema, para que possamos ter uma ciência mais moderna, eficiente e afinada aos valores éticos", afirmou Prof. Thales, que é também presidente do Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (Instituto 1R).

 

Saiba mais

 

 

Auditor da UNIFAL-MG profere palestra em Fórum Nacional das Auditorias Internas

Relacionamento entre a Universidade e a Fundação de Apoio foi o tema abordado

 

 

            Durante a realização do 43º Fórum de Capacitação da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC (FONAITec), sediado de 23 a 27/11, na cidade de Natal-RN, o auditor chefe da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos, foi convidado a proferir palestra sobre o trabalho realizado pela Auditoria Interna da Instituição, no relacionamento com a Fundação de Apoio, na consecução das ações e bolsas de extensão, cursos e bolsas de Pós-Graduação, e projetos e bolsas de pesquisa.

            A palestra foi ministrada para um grupo de 146 auditores internos que estavam reunidos para capacitação e que almejavam informações acerca de boas práticas realizadas na área. O trabalho apresentado pela Auditoria Interna da UNIFAL-MG teve um enfoque bem prático, sendo abordado desde a escolha do tema, a delimitação da matéria, a elaboração do plano de ação de auditoria, os apontamentos e as recomendações emanadas no sentido de se otimizar as rotinas internas dos setores envolvidos.

            “A temática apresentada pela Auditoria Interna da UNIFAL-MG mostrou-se relevante ao passo que as orientações advindas dos órgãos de controle, cada vez mais, enfocam as áreas fins das Instituições. Inclusive, a alteração introduzida pela IN CGU nº24 de 18/11/2015 deixa bem clara a necessidade de realização de auditorias baseadas em risco e que enfoque as áreas fins”, comenta o auditor chefe.

 

Mais detalhes

 

Último dia para realizar a Avaliação Institucional 2015/2

Em vídeo, integrantes de projetos do campus Poços destacam a importância de participar

 

            Encerra-se hoje, 04/12, o prazo para realizar a Avaliação Institucional referente ao primeiro semestre de 2015. Para ajudar na divulgação, alunos que integram o projeto Palco Livre e o projeto do Museu de Ciências de Poços de Caldas, junto ao Instituto de Ciência e Tecnologia, fizeram um vídeo de sensibilização.

            A autoavaliação é um instrumento coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que visa identificar pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados na qualidade das ações vinculadas ao ensino-aprendizagem, bem como em todas as dimensões da Instituição.

            Nesta etapa, alunos, professores e técnicos deverão avaliar os cursos e as disciplinas ministradas no primeiro semestre.

 

Você ainda não fez a avaliação institucional?  Clique agora e avalie: https://www.unifal-mg.edu.br/sinaes

 

Confira a iniciativa dos alunos do campus Poços de Caldas

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.