Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 11 de Dezembro de 2015 – Ano IV – Nº 142

 

UNIFAL-MG participa de eventos internacionais do Grupo Coimbra

Reitor esteve no Reino Unido fomentando a internacionalização universitária

           

            A UNIFAL-MG esteve presente no 7º Seminário Internacional e na 8ª Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras que ocorreram na Universidade de Manchester no Reino Unido, no mês de outubro, com o objetivo de fomentar a internacionalização universitária por meio de programas, projetos e ações associadas à cooperação internacional.

            O reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que integra a Diretoria da associação no triênio 2015-2017, como 3º vice-presidente, marcou presença nos eventos que tiveram como tema central “Educação Superior, Inovação e Internacionalização”.

            Durante a assembleia, foi realizada a cerimônia de assinaturas de Acordo de Cooperação entre o Grupo Coimbra e as universidades: Especializada das Américas - UDELAS (Panamá), a Autonoma de Chihuahua (México) e a de Acalá (Espanha).

            No dia 30/10, em reunião realizada em Londres, o reitor participou também do 1º Encontro de Reitores Brasil - Reino Unido, que reuniu dirigentes das instituições filiadas ao Grupo Coimbra e representantes de instituições inglesas, como as universidades de Cambridge, Oxford, College London e Imperial College London. Neste dia também, os reitores brasileiros foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos, na residência oficial do diplomata. 

            De acordo com Prof. Paulo Márcio, participar da missão ao Reino Unido possibilitou não apenas aproximar a UNIFAL-MG das grandes universidades europeias, como também perceber o interesse dessas instituições em consolidar cooperação internacional com as universidades que integram o Grupo Coimbra.

            Na oportunidade, foram feitos contatos com diversas universidades nas áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química, Ciências Humanas e Sociais. Entre elas:

 

·         Universidade do Porto (Portugal): Fernando Remião;

·         Universidade de Strathclyde (Glasgow – Escócia): Atilla Incecik;

·         Universidade de Alcalá: Fernando Galván;

·         Universidade de Northumbria (Newscatle – Inglaterra): Jon Reast;

·         Universidade de Brunel (Londres): G. J. Rodgers.

            A integração da UNIFAL-MG ao Grupo Coimbra possibilita o acesso a programas de mobilidade internacional como o BRAMEX (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-México), o BRACOL (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Colômbia), o BRAPER (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Peru), o PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais) e também o PAEC (Programa de Alianças para a Educação e Capacitação), desenvolvido em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

            No segundo semestre de 2015, a UNIFAL-MG recebeu os estudantes colombianos Jhonn Anderson Romero Peña da Corporation Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto) e Jean David Varilla González da Universidad de Córdoba (Unicordoba), participantes do programa BRACOL, conforme noticiado em UNIFAL-MG recebe estudantes colombianos para intercâmbio.

            Para 2016, está prevista a vinda da acadêmica colombiana Cindy Juliet Christancho Ortiz, que realizará o doutorado em Química na Instituição, por meio do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

Saiba mais

 

 

Projeto de Arqueologia da UNIFAL-MG ganha destaque na região

Jornal de Paraguaçu repercutiu atividade que estimula conhecimento científico nas escolas

 

            A edição do dia 21/11, do jornal “A Voz da Cidade” de Paraguaçu, deu destaque ao projeto “Arqueologia: uma atividade divertida” da UNIFAL-MG.

            Intitulada “Conhecimento subterrâneo”, a reportagem descreveu a atividade realizada pelos discentes do curso de História e do mestrado em História Ibérica da Universidade, junto aos estudantes da Escola Estadual Pedro Leite do município, no início do mês de novembro, conforme já noticiado pela Ascom em “Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas".

            “Dividida em duas etapas, uma teórica e outra prática, a iniciativa começou com uma apresentação ainda em sala de aula sobre os elementos básicos em Arqueologia como disciplina científica. Na  sequência, os estudantes rumaram a uma área de terra da escola onde foram elaboradas cinco quadrículas de escavação. Previamente preparadas pelos acadêmicos, cada uma das quadrículas continha elementos de períodos históricos distintos (grego, imperial, indígena, medieval e contemporâneo). Com materiais apropriados, os adolescentes escavavam a terra para encontrar objetos ou pedaços de objetos característicos”, enfatiza o texto.

            A reportagem traz também relatos do professor Claudio Umpierre Carlan, coordenador do projeto; e dos acadêmicos participantes: Larissa Souza de Paula e Julio Cesar do Carmo. 

 

Acesse a reportagem

 

 

 

"John Lennon: um legado de simbologia crítica"

Confira artigo do Prof. Paulo Denisar publicado na Revista Espaço Acadêmico de Maringá

 

            Relembrando os 35 anos do assassinato de John Lennon, o professor de Filosofia da UNIFAL-MG, Paulo Denisar Fraga, escreveu um artigo que foi repercutido esta semana, no Blog da Revista Espaço Acadêmico da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

            O professor discorreu sobre o cunho político-social de algumas canções em que o líder dos Beatles canta temas que proclamam a paz e a igualdade racial, e suscita questões como condições de trabalho, a religião e a fome.

            Imagine, a sua principal criação e uma das mais belas músicas já feitas, ao questionar a religião, a propriedade, as nações, a ganância, a fome e, de certa forma, o valor de troca (“imagine todo mundo vivendo para o dia de hoje”), defendendo uma vida comum e fraterna entre os homens, representou, para a formação de muitos adolescentes, que ainda não tinham ouvido falar de Marx, uma espécie de prelúdio do Manifesto do partido comunista”, destaca o filósofo.

            Sobre o legado de John Lennon, Prof. Paulo Denisar confirma a verdade irrefutável de que foi um dos mais influentes músicos pop da história do rock, inclusive, na música brasileira, onde inúmeras composições não só evidenciam a influência dos Beatles, como também explicitam a referência ao líder da banda. “Foi na MPB que Lennon se tornou mais referido, provavelmente superando qualquer outro nome estrangeiro. A mais enigmática dessas músicas Para Lennon e McCartney, de Fernando Brandt, Lô e Marcio Borges, diz: “Eu sou da América do Sul/ Eu sei vocês não vão saber/ Mas agora sou cowboy/ Sou do ouro, eu sou vocês/ Sou do mundo, sou Minas Gerais”. Afinal, uma boa pista sobre a sua letra está na indagação do sociólogo José Roberto Zan: “Será que eles não estariam anunciando um novo regionalismo articulado a linguagens universais?”

 

Leia na íntegra

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.