Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 18 de Dezembro de 2015 – Ano IV – Nº 143

 

Projeto “Macrocélula”: uma viagem de descobertas

Em um espaço interativo, acadêmicos da UNIFAL-MG ensinam como uma célula é formada

 

            Uma viagem de descobertas pelo interior de uma célula. Esta é a sensação proporcionada por um projeto da UNIFAL-MG que acaba de ser lançado pela equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Ciências Biológicas.

            Vinculado ao Espaço Ciência e Arte, idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão com a finalidade de reunir os acervos científicos da Universidade para a pesquisa, divulgação, ampliação e exposição, o projeto “Macrocélula” propõe uma nova forma de conhecer a estrutura celular aos estudantes das escolas do Ensino Médio e Fundamental, como também aos próprios universitários e demais visitantes.

            O ambiente é uma sala temática adaptada no Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG. Ali, alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, coordenados pela Profa. Andréa Mollica do Amarante Paffaro, dividiram com os colegas da Ciência da Computação, da Fisioterapia e até com estudantes do Ensino Fundamental, a tarefa de montar uma célula gigante utilizando espumas, isopor, tecidos e tintas fluorescentes, que levou cerca de três semanas para ser finalizada. A sala representa a célula em 3D ampliada em 100 mil vezes com todas as suas estruturas, e o acesso a ela  ocorre por um portal onde é possível observar detalhes da estrutura do mosaico fluídico da membrana celular com 200 mil vezes de aumento.

            De acordo com a Profa. Andréa, a ideia de montar uma macrocélula iniciou em 2012, a partir das vivências dos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas a respeito da dificuldade que os professores das escolas de Ensino Fundamental encontram em contextualizar o conteúdo do livro didático. Visando facilitar o ensino-aprendizagem de Biologia Celular, a macrocélula foi montada pela primeira vez em uma feira de integração na Escola Estadual Padre José Grimminck, no bairro Pinheirinho de Alfenas - fruto de um projeto integrado entre o Pibid Ciências, sob sua coordenação, e o Pibid Biologia, sob a coordenação da então professora da Universidade, Luciana Resende Allain. Após esta feira e com a fusão dos dois grupos do Pibid, o Pibid Ciências Biológicas, atualmente coordenado pela professora Andréa e professora Luisa Brito, montou a macrocélula em várias outras escolas no município de Alfenas e na região, e aos poucos foi adaptando esta prática a diversas dinâmicas escolares.

            Apenas neste segundo semestre de 2015 surgiu a ideia de montar uma macrocélula permanente. “Nós já montávamos uma célula em uma barraca itinerante nas escolas com o Pibid para ajudar nas práticas de Biologia Celular; e com a ideia de fazer o Espaço Ciência e Arte, nossa proposta foi criar esse espaço interativo e permanente, para as crianças das escolas poderem aprender brincando”, contou.

            Na sala escura, os visitantes são convidados a se sentar para visualizar estruturas fluorescentes como o núcleo celular com sua cromatina, as mitocôndrias, os lisossomos e todas as demais organelas de uma célula animal. As explicações ficam por conta dos acadêmicos, que realizam dinâmicas a fim de envolver o espectador.

            “Nós temos que ter um conhecimento muito a fundo sobre a célula, estudar cada parte, cada organela bem, porque vamos falar para todo tipo de público. Então, temos que adaptar as palavras, o modo de interagir para explicar às crianças e também às pessoas mais velhas. Para cada um você tem que usar uma dinâmica diferente. Isso é muito interessante porque nos ajuda a enriquecer, ainda mais porque pretendemos ser professores”, enfatiza Gustavo Fernando Borges Júnior, do 7º período Ciências Biológicas – Licenciatura.

 

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UNIFAL-MG tem mais um programa de pós-graduação stricto sensu

CAPES aprovou proposta de mestrado em Ciências da Reabilitação

 

            A UNIFAL-MG conta a partir de agora com mais um programa de pós-graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, nível de Mestrado Acadêmico, foi recomendado pela Capes em resultado que foi publicado nesta quinta-feira, 17/12. As propostas de APCN, após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 07 a 11/12, em Brasília.

            O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação contará com uma área de concentração denominada Avaliação e Intervenção em Ciências da Reabilitação e duas linhas de pesquisas, a saber:

            1- Processo de avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções neuromusculares, cardiorrespiratórias, vasculares e metabólicas;

            2- Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento.

Com mais esta recomendação, a UNIFAL-MG passa a ter 19 programas de pós-graduação stricto sensu, ofertando 23 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo 19 mestrados e 04 doutorados.

 

Confira o resultado da aprovação da proposta divulgado pela CAPES

 

Diretoria da ACCEL inicia novo mandato

Com nova estrutura, Associação organiza atividades para melhor atender aos servidores

 

            Entrou em exercício no dia 10/12/2015, a Diretoria eleita da Associação Comunitária, Cultural, de Esporte e Lazer dos Servidores e Familiares da UNIFAL-MG (ACCEL).

            Sob a presidência do servidor técnico-administrativo Nilson Pereira Gomes, que foi reconduzido ao cargo junto a outros servidores, a ACCEL inicia novo mandato de dois anos com perspectivas de melhorias.

            Explicando a respeito da atuação da ACCEL, Nilson diz que quando iniciou a gestão em dezembro de 2013 com déficit financeiro, a Diretoria percebeu a necessidade de começar os trabalhos estruturando a Associação, que até então não dispunha de local apropriado e pessoal adequado para toda demanda. Com isso, além de assistentes para o atendimento aos servidores, foram contratadas empresas especializadas para prestar suporte nas áreas de cálculo atuarial de plano de saúde, contábil e jurídica, sobretudo, no sentido de conduzir o relacionamento e as negociações com as operadoras de planos de saúde, em períodos de reajustes - um dos maiores desafios da ACCEL.

            Após uma série de pesquisas, o presidente chegou à empresa KM Risk - Consultoria, Assessoria e Auditoria Atuarial de Belo Horizonte, a mesma que assessora a Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg). Por meio dessa empresa, a ACCEL passou a analisar a porcentagem de reajustes apresentada pelas operadoras, realizando cálculos em conformidade com as Planilhas de Sinistralidade de cada contrato, Índice de reajuste previsto no contrato e orientações da Agência Nacional de Saúde (ANS).

            “Em posse dos índices apresentados pelas operadoras junto à planilha de sinistralidade dos servidores, índice de reajuste previsto no contrato e com base na porcentagem autorizada pela ANS, agora é possível ter documento sob a orientação da KM Risk Cálculo Atuarial que nos respalda negociar com a operadora. Então nós convocamos os associados para a assembleia com o intuito de apresentar os índices e definir qual será a nossa margem de negociação com as operadoras”, explica Nilson, afirmando que a Associação não vai tirar dinheiro do bolso do servidor sem que a operadora envie o documento oficial “planilha de sinistralidade” juntamente ao reajuste pretendido na data de aniversário do contrato com antecedência mínima de 30 (trinta) dias para que a empresa KM Risk possa analisar. “Este é um desafio e uma luta que temos que enfrentar e fazer com que a operadora obedeça as regras”, argumenta.

 

 

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Comunicados da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Prace

 

Funcionamento dos RU’s e cantinas

 

            A Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) da UNIFAL-MG comunica que os RU’s e cantinas estarão funcionando sob horário especial no período de 22 de dezembro de 2015 a 13 de fevereiro de 2016. Esta decisão foi tomada, após criteriosa análise da demanda apresentada por cada unidade, em virtude da baixa procura pelos serviços no período. Todos os serviços retornarão aos horários normais de funcionamento a partir de 15/02/2016 - início do semestre letivo 2016/1.

           

Os horários detalhados podem ser verificados na página: http://www.unifal-mg.edu.br/ru/.

 

 

Edição Especial de Final de Ano do "Boletim Alimentação e Nutrição"

 

 

            O Boletim Alimentação e Nutrição encerra o ano de 2015 com uma Edição Especial que traz orientações importantes a respeito dos cuidados com a alimentação nas festividades de final de ano. Foram oito edições no total, todas disponíveis no formato eletrônico na página da Prace: http://www.unifal-mg.edu.br/prace/programa_nutrirvidas. Informe-se! Em 2016, novos assuntos serão abordados com maior número de edições publicadas.

           

A equipe agradece a todos que acompanharam as publicações e deseja a todos uma boa leitura, feliz Natal e um próspero Ano Novo!

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

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