Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 29 de Janeiro de 2016 – Ano V – Nº 147

UNIFAL-MG participa do projeto "Vivências e Estágios na Realidade do SUS"

Acadêmico Luiz Felipe de Paiva Lourenção conheceu diferentes realidades em Imperatriz-MA

A UNIFAL-MG, representada pelo aluno do curso de Nutrição, Luiz Felipe de Paiva Lourenção, estagiário da Nutrição Clínica da Prace/CIAS, marcou presença na segunda edição do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) que aconteceu entre os dias 06 e 17/01, em Imperatriz-MA.

Organizado pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a edição do projeto englobou as áreas de formação do SUS, destacando os eixos de Sociedade e Cidadania, Redes de Atenção à Saúde e o Papel do Sujeito na história.

Nos 11 dias de convivência, o foco foi a interação, a união e coletividade dos participantes, além de promover a vivência a novas realidades em diferentes comunidades como terras indígenas, assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Catadores de Lixo, População Ribeirinha, Terreiro de Candomblé e Umbanda favorecendo a (des) construção de muitos militantes.

“Lá vimos uma realidade totalmente distinta do nosso cotidiano e com certeza foi um choque de realidade na vida de muitos”, afirmou Luiz Felipe.

De acordo com o acadêmico, os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem aos participantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.

“O projeto VER-SUS/Brasil, enquanto dispositivo, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações”, diz.

O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS.

Após a experiência em Imperatriz, Luiz Felipe diz que buscará implantar o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde em Alfenas. "Nossa intenção é tentar trazer uma versão do VER-SUS para Alfenas, durante as férias de julho", afirmou.

Professor Eloésio tem poemas traduzidos para inglês e espanhol

Escritor figura entre os autores de diversos países na obra “Plurivozes americanas”

Resultado de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação Araucária, do governo paranaense, e desenvolvido durante tese de doutoramento na USP, acaba de ser lançado o livro Plurivozes americanas, uma coletânea de textos traduzidos entre três idiomas: português, inglês e espanhol.  Entre autores de diversos países, incluindo os brasileiros Álvaro Alves de Faria e Domingos Pellegrini, figura na coletânea o professor Eloésio Paulo do Departamento de Letras do ICHL da UNIFAL-MG.

O livro foi organizado pela professora Gisele Giandoni Wolkoff, que atualmente leciona na Universidade Federal Fluminense. Na época em que realizava a pesquisa intitulada “Mapeando as Américas” (2013-2015), a pesquisadora trabalhava na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Os poemas “Eterno retorno” e “Intensidade”, ambos do livro Jornal para eremitas (2012) do professor Eloésio, foram traduzidos para o inglês e para o espanhol, respectivamente, por Bruna Yumi Oride e Zaqueu Machado.

Apresentando a obra, a organizadora explica: “Mapear culturalmente as Américas é um projeto de vida que se iniciou com a pesquisa que aqui toma uma forma em processo, com a tradução de poetas com visibilidades variadas no âmbito do cânone contemporâneo, levantando o debate acerca das definições de centro e margem, de locais de enunciação e vozes plurais. Esperamos que este volume incite novos pensamentos sobre estas geografias vastas e tão diversas a que denominamos de Américas e que suscite contínuas pesquisas sobre as nossas Américas multiculturais”.

O livro pode ser adquirido na editora CRV, link: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=31429

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.