Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 19 de Fevereiro de 2016 – Ano V – Nº 148

Agência de Inovação realiza mais um depósito internacional de patente

Trata-se de possíveis candidatos a protótipos de fármacos contra o Alzheimer

A Agência de Inovação e Empreendedorismo - I9/UNIFAL-MG realizou, em janeiro de 2016, o seu segundo depósito internacional de pedido de Patente de tecnologia gerada na Universidade, cuja titularidade pertence à UNIFAL-MG, à UFRJ e à FAPEMIG.

O pedido intitulado “Composto, processo de síntese do composto, uso, composição farmacêutica, método de tratamento de inflamações ou de doença neurodegenerativa, forma de dosagem oral e método de inibição da enzima acetilcolinesterase” está ligado ao Programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), financiado pelo CNPq, sobre possíveis candidatos a protótipos de fármacos contra a doença de Alzheimer.

Os inventores dessa tecnologia são os professores Cláudio Viegas Jr. do Instituto de Química da UNIFAL-MG, Eliezer de Jesus Lacerda Barreiro da UFRJ, e os doutorandos Miguel Divino da Rocha e Flávia Pereira Dias Viegas.

Vale relembrar que o primeiro depósito internacional de pedido de Patente de tecnologia gerada na Universidade, aconteceu em janeiro de 2015, cujos inventores da tecnologia foram os pesquisadores: Prof. Eduardo Costa de Figueiredo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Prof. Pedro Orival Luccas do Instituto de Química, a técnica de laboratório/química Valéria Maria Pereira Barbosa e o químico Adriano Francisco Barbosa, ambos doutorandos da UNIFAL-MG.

Curso de Medicina publica pelo CEAD videoaulas no portal Videoaula@RNP

Ministradas pela médica docente Flávia Ribeiro, videoaulas podem ser acessadas livremente

O curso de Medicina da UNIFAL-MG publicou no portal da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - organização social ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do governo federal brasileiro, videoaulas interativas produzidas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Instituição.

Ministradas pela professora Flávia Andrade Oliveira Ribeiro, médica da área de Oftalmologia, as videoaulas foram produzidas para apoiar o desenvolvimento da disciplina de "Fundamentos da Clínica Cirúrgica" para o curso de Medicina durante o primeiro semestre de 2016.

Entre os temas apresentados pela médica docente nas videoaulas, estão: “Equipe cirúrgica”, no qual, a professora apresenta a composição de uma equipe cirúrgica e os papéis de cada membro; “Nomenclatura em cirurgia”, em que aborda as terminologias usadas na cirurgia clínica; “Pré, per e pós-operatório”, em que destaca os procedimentos e condutas das etapas de condução clínica de uma cirurgia e “Evolução da história da cirurgia”, centrando-se na história do desenvolvimento da cirurgia desde a antiguidade até os dias atuais.

As videoaulas estão disponíveis livremente e podem ser encontradas no endereço: http://www.videoaula.rnp.br/portal/home, bastando acessar a aba "Medicina" na Área do Conhecimento "Biológicas" ou diretamente o link: http://www.videoaula.rnp.br/portal/search.action?filterType=202&idFilter=1211.

Atualmente, o CEAD desenvolve a produção de videoaulas interativas em séries temáticas interdisciplinares ou disciplinares, para ser usadas de forma flexível tanto como apoio a cursos presenciais quanto em cursos na modalidade Educação a Distância (EaD).

De acordo com o técnico-administrativo do CEAD, Marcos de Abreu Nery, encontram-se em fase de pós-produção novas séries temáticas de videoaulas que devem ser publicadas ainda este semestre.

Confira outros destaques da semana:

Núcleo de Enfermagem da UNIFAL-MG integra Rede Nacional Primeira Infância

Pesquisadores da UNIFAL-MG são contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa

UNIFAL-MG recebe exposição “No Longe dos Gerais” do ilustrador Nelson Cruz

Campus de Varginha realizará aplicação do Teste ANPAD no domingo, 21/02

Aberto processo seletivo para bolsistas na Pró-Reitoria de Extensão

Servidores e terceirizados da UNIFAL-MG poderão realizar condicionamento aquático terapêutico

Alunos da Medicina iniciam atividades acadêmicas na Santa Casa de Alfenas

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.