Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 26 de Fevereiro de 2016 – Ano V – Nº 149

 

 

Farmácia Universitária inicia o semestre com a chegada de medicamentos

Além do serviço de manipulação, agora a FarUni dispõe também de produtos de drogaria

 

            A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG (FarUni) está com novidades. Visando fornecer estágio em dispensação, a FarUni iniciou o ano letivo de 2016 com a aquisição de medicamentos para a drogaria. São especialidades farmacêuticas de prescrição médica e também medicamentos isentos de prescrição.

            De acordo com o farmacêutico responsável, Patrick Ricardo da Silva, há mais de um ano a Farmácia Universitária estava sem adquirir produtos para drogaria. “Graças aos esforços da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, foi possível a realização da compra dos medicamentos”, conta.

            A FarUni oferece também manipulação de medicamentos e cosméticos mediante prescrição de profissional habilitado.

            “Os medicamentos, tanto industrializados quanto manipulados disponíveis na FarUni, podem ser adquiridos por preços altamente acessíveis por toda a comunidade da UNIFAL-MG:  servidores, alunos e colaboradores terceirizados, e também pela comunidade externa”, observa Patrick.

            Sob a direção dos professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Antônio Luengo Garcia e Ricardo Radighieri Rascado - também coordenador do curso de Farmácia, a FarUni atende atualmente até 25 alunos por semestre, para estágio em manipulação e dispensação.

            Conforme Patrick, na Farmácia Universitária, os alunos desenvolvem atividades de atendimento ao cliente para dispensação de medicamentos, manipulação e especialidades farmacêuticas de forma supervisionada. “O estágio dos alunos é desenvolvido de forma integral, uma vez que contam com o acompanhamento de professores do curso e outros profissionais da área farmacêutica para as atividades”, ressalta o diferencial.

            Qualquer aluno do curso de Farmácia está apto a realizar o estágio, desde que tenha feito as disciplinas de Farmacologia para Dispensação e Farmacotécnica para Estágio em Manipulação, conforme editais divulgados pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

 

A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG está aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h.

 

Mais informações pelo telefone: (35) 3299-1349

 

 

 

Professor da UNIFAL-MG representa a Região Sudeste em Comitê Nacional do Inep

Robson Santos de Carvalho integra grupo de assessoramento do Instituto de Pesquisas

 

            O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Robson Santos de Carvalho, foi eleito para representar as Instituições da Região Sudeste no Comitê Nacional de Assessoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao lado do professor Rail Ribeiro Filho, da Universidade Federal do ABC.

            A UNIFAL-MG é uma das 73 Instituições Federais que integram a Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (RNIPFES), responsável por acompanhar exames e avaliações como o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Cada instituição participante da Rede é representada por um servidor de seu quadro permanente que desempenha a função de coordenador institucional. A UNIFAL-MG participa da Rede desde sua criação, em 2011, sob minha representação; e na última reunião dos coordenadores da Rede, ocorrida em outubro de 2015, em Brasília, fui eleito para representar as Instituições da Região Sudeste no Comitê Nacional de Assessoramento”, explica.

            O Comitê foi instituído pela Portaria nº 565, de 18 de dezembro de 2015, e já na primeira reunião dos integrantes realizada este mês, discutiu e finalizou a proposta de Edital de Chamada Pública 2016 para adesão de novas instituições públicas à Rede e ratificação daquelas que já a compõem.

            “Para mim, é motivo de grande orgulho representar a UNIFAL-MG e as instituições da região Sudeste do Comitê Nacional de Assessoramento do Inep. Na verdade, eu divido essa responsabilidade com o colega Rail, de São Paulo. Sou grato aos colegas, coordenadores da RNIPFES, que confiaram em mim para representá-los”, comenta Prof. Robson.

            Falando sobre as expectativas para o pleito, o professor acrescenta: “Sinto que estou diante de um grande desafio, profissional e pessoal, e espero poder corresponder às expectativas dos colegas, da equipe do Inep e da nossa Instituição. Sem dúvida, fico muito feliz por saber que, de algum modo, estou contribuindo para pensarmos uma educação de melhor qualidade para este país”, declarou.

            Além da representação do Prof. Robson, a UNIFAL-MG conta também com uma equipe de agentes composta por cerca de 30 servidores (docentes e técnico-administrativos) dos três campi, que foram capacitados para cumprir as demandas do Inep.

            Os servidores da UNIFAL-MG que desejarem integrar a equipe em 2016 devem acompanhar as informações que serão divulgadas oportunamente e ter disponibilidade para participar dos eventos de alinhamento a distância (via Moodle, promovidos pelo Inep) e das capacitações presenciais, promovida pelo coordenador institucional. Os interessados devem, ainda, ter disponibilidade para o cumprimento das demandas de observação dos exames e avaliações criadas pelo Inep.

 

Saiba mais

 

Adaptação à vida universitária é tema de reportagem realizada na UNIFAL-MG

Equipe da EPTV conversou com estudantes e conheceu os programas de assistência estudantil

 

            Para falar sobre o processo de adaptação à vida universitária de novos alunos que ingressam na UNIFAL-MG, uma equipe da EPTV esteve na Instituição na semana passada, conversando com os estudantes.

            A reportagem de Manoela Borges e Erlei Peixoto apresentou alternativas adotadas pelos calouros para enfrentar as novas responsabilidades, bem como o projeto “Pouso Solidário”, oferecido por veteranos para abrigar os recém-chegados de outras cidades, por um curto período, enquanto se organizavam em Alfenas.

            Além de conversar com os acadêmicos, a repórter Manoela também entrevistou a pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Vânia Regina Bressan, que apresentou os programas de assistência estudantil oferecidos pela Universidade e um projeto de apoio psicológico, em desenvolvimento, para ajudar os jovens que têm dificuldades de adaptação à vida acadêmica.

           

Confira na íntegra a reportagem exibida no dia 19/02:

 

 

 

 

Confira outros destaques da semana:

 

 

 

:: Campus Varginha realiza atividades de recepção aos calouros

:: Discentes do curso de Administração Pública são aprovados em cursos de mestrado

:: Cineclube UNIFAL-MG apresenta Sessão Especial para os calouros

:: UNIFAL-MG acolhe calouros dos campi de Varginha e de Poços de Caldas

:: Inglês sem Fronteiras abre inscrições para cursos em Poços de Caldas

:: Calouros dos cursos de Alfenas recebem as boas-vindas da UNIFAL-MG

:: Professor da UNIFAL-MG fomenta possibilidades de parceria com a França

:: Liga de Psiquiatria promove debate sobre Transtorno de Personalidade Antissocial

:: Inscrições para o Cursinho Preparatório para o Enem se encerram na segunda, 29

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.