Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 04 de Março de 2016 – Ano V – Nº 150

Estudantes da UNIFAL-MG criam rede de proteção com a PM via aplicativo WhatsApp

Ferramenta alerta sobre atividades suspeitas nas proximidades da sede da Universidade

Com o alto índice de ocorrências de furtos e roubos em Alfenas, sobretudo, próximos à sede da UNIFAL-MG, os estudantes criaram a “Rede de Universitários Protegidos” via aplicativo WhatsApp, para alertar colegas e informar também policiais sobre pessoas suspeitas, e crimes na região.

O projeto de implantação do canal de acesso direto com a Polícia Militar é uma iniciativa do vereador Waldemilson Bassoto, que apresentou a proposta na UNIFAL-MG, na sexta-feira, 26/02, durante encontro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com os calouros, do qual participaram também representantes da PM e da Guarda Municipal.

Conforme o parlamentar, a rede é semelhante a outros programas da Polícia Militar, como a Rede de Vizinhos, Rede de Comércio Protegido e Rede de Postos Protegidos.

Durante a apresentação do canal na Universidade, o major Geraldo Magela explicou que o acompanhamento da comunicação do grupo, possibilitará uma conduta preventiva e maior proximidade entre os estudantes, a PM e a Reitoria. O major aproveitou a oportunidade para orientar os estudantes sobre algumas medidas de segurança, como cuidados ao chegar e ao sair da sede, e informou ainda, sobre o policiamento ostensivo nos arredores da UNIFAL-MG, para garantir mais segurança para quem chega e sai da Instituição.

A Rede de Universitários foi repercutida em reportagem divulgada pela EPTV, na quarta-feira, 02/03. Uma equipe da emissora esteve na Instituição conversando com os estudantes e também com a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, sobre estratégias para aumentar a segurança no entorno da sede da UNIFAL-MG.

Vale lembrar que a tecnologia tem sido uma forte aliada dos universitários na prevenção contra assaltos. Em setembro de 2014, os estudantes adotaram o aplicativo ONDEFUIROUBADO. Por meio da ferramenta, os universitários avisavam os colegas sobre as ruas mais perigosas e registravam os horários em que tinham sido vítimas de assaltos.

Além das ações realizadas em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, a Universidade também instalou pontos de holofotes em prédios da Instituição, que estão voltados para as vias externas, o que contribuiu para a iluminação das ruas que dão acesso à UNIFAL-MG. A Universidade adquiriu também câmeras de segurança que estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de assegurar o monitoramento das ruas adjacentes e reforçar a segurança da comunidade universitária da Instituição.

Para participar da Rede de Universitários, os estudantes devem adicionar o número do grupo do WhatsApp, administrado pelo vereador Waldemilson: (35) 98468-9918.

Confira a reportagem da EPTV sobre a rede, na íntegra:

Universidade inclui “Showrrasco” na programação das comemorações dos 102 anos

Em abril, a nossa Universidade comemorará mais um aniversário. E para celebrar os 102 anos de fundação, a UNIFAL-MG já prepara uma programação recheada de eventos.

Um deles será o imperdível Showrrasco que integrará servidores docentes, técnico-administrativos, colaboradores e estudantes, em clima de total descontração.

Para tornar o encontro mais festivo, o evento acontecerá no Sítio Valle Verde - localizado próximo à Unidade Educacional Santa Clara - no sábado, dia 16/04, a partir das 11h, com direito a música ao vivo e um cardápio completo incluindo churrasco, feijão tropeiro, arroz, salada beirute, vinagrete, pão de alho, pão de queijo, doces mineiros, refrigerantes, sucos e água - com e sem gás.

No local, os participantes terão acesso ainda à piscina, à área verde e a toda infraestrutura para crianças, com escorregador inflável, piscina de bolinha, cama elástica, parquinho, passeio a cavalo, passeio de charrete, ping-pong, peteca, futebol society, gincanas, piquenique, slackline e sorteio de brindes para o público infantil.

Os convites, no valor de R$ 48,00, são limitados e podem ser adquiridos com Michelle até o dia 08/04. Crianças de até 10 anos não pagam; de 10 a 13 anos pagam meia/ acima de 14 anos pagam integral. Cervejas serão vendidas no local.

Em breve, programação completa das comemorações. Aguarde divulgação!

Mais informações pelo telefone: 3299-1318

Confira outros destaques da semana:

:: UNIFAL-MG assina mais um convênio com a FINEP

:: Pesquisadores da UNIFAL-MG reforçam mobilização contra o Aedes aegypti

:: Obra de docente da UNIFAL-MG aborda condições de saúde dos escravos negros

:: Professor de Filosofia da UNIFAL-MG analisa rito católico em reportagem da EPTV

:: Aula inaugural de Geografia marca início das atividades do curso em 2016

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.