Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 01 de Abril de 2016 – Ano V – Nº 153

Vídeo institucional da UNIFAL-MG ganha

versão na língua de sinais

Tradutor e intérprete da Universidade promove acessibilidade aos usuários de Libras

As pessoas surdas agora podem ter acesso ao vídeo institucional da UNIFAL-MG. Um projeto desenvolvido sob a liderança do servidor Cássio Eduardo Batista Vasconcelos, tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), do campus Varginha, possibilitou a inserção de uma janela desta língua, ao vídeo da Universidade.

A tradução foi proposta e apresentada no vídeo pelo próprio servidor, sob a supervisão da professora de Libras, Thaís Magalhães Abreu, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, com o objetivo de garantir a transmissão em essência da informação. “Dentre as inúmeras estratégias de difusão, o vídeo institucional é uma das que se destacam, pois contempla os serviços que a Instituição oferece. Propusemos então, a inserção da janela de Libras ao vídeo institucional da UNIFAL-MG, para que seja promovida a acessibilidade aos usuários da língua de sinais”, enfatiza Cássio.

De acordo com o tradutor e intérprete, a finalidade do projeto é alcançar a comunidade surda do mesmo modo que foram e estão sendo atraídos os ouvintes. “Essa classe é assídua às redes sociais, canais de vídeos, canais televisivos, blogs e sites de instituições do ramo de Libras, portanto, é necessário que também a divulgação sobre a nossa Universidade, chegue aos surdos de forma integral e formal, para que os mesmos a conheçam e sejam atraídos pelos cursos aqui ofertados”, explica.

A adaptação da janela de Libras no vídeo institucional foi desenvolvida inteiramente na própria Universidade, contando com o aval do Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor do campus Varginha, e a colaboração dos servidores daquele campus, Robson Vitor Freitas Reis, Fernando Henrique Martins Baldance e Iêda Gomes Francisco; além de Danilo Abreu e Silva do campus Poços de Caldas e da professora de Libras da sede, Thaís Abreu.

Após as gravações de alguns “takes” de tradução do vídeo, a equipe fez os recortes para a adaptação, quando foram utilizados recursos de softwares especializados, para a inserção de efeitos e da janela de apresentação. “A versão final passou pela revisão do servidor Danilo, que empregou seus conhecimentos como técnico em audiovisual para aperfeiçoar o vídeo”, ressaltou Cássio.

Confira o resultado do projeto

Museu de Ciências da UNIFAL-MG em Poços de Caldas é destaque na mídia

Em breve, o centro científico e o Observatório Astronômico serão atração na cidade

No dia 14/03, a  Prefeitura Municipal de Poços de Caldas destacou em seu perfil no Facebook, uma nota referente ao "Dia do Pi", a famosa constante matemática representada pela 16ª letra do alfabeto grego (π), lembrando também o dia do nascimento do cientista Albert Einstein. Para contextualizar o tema, destacou ainda, a reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas e da implantação do Museu de Ciências na Serra de São Domingos, cujos projetos são desenvolvidos em parceria com a UNIFAL-MG. Confira!

As obras de reativação também ganharam destaque na TV Plan, no dia 15/03. A emissora local, afiliada à Rede Brasil, ressaltou as obras do Museu de Ciências em andamento, mostrando o espaço que atrairá o público em geral. A equipe de reportagem conversou também com o professor Cássius Anderson Miquele de Melo, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas da Universidade, que explicou tratar-se de um tipo moderno de museu em que os equipamentos e todo acervo são interativos. "As pessoas visitam com o objetivo de aprender mais sobre ciência e tecnologia. Então, durante essas visitas elas vão ter monitores para auxiliá-las na utilização desses equipamentos e esperamos que elas possam, através desses experimentos interativos, aprender mais sobre as diversas áreas do conhecimento", ressaltou.

Acesse a reportagem da TV Plan

Confira outras notícias de destaque:

:: Empresa incubada na NidusTec UNIFAL-MG promove educação ambiental para crianças

:: Palestra virtual marca início das atividades de 2016 do mestrado em Enfermagem
:: Ações desenvolvidas pelo Museu da UNIFAL-MG são apresentadas na Câmara Municipal
:: Universidade marca presença no Dia Mundial da Água em Alfenas
:: UNIFAL-MG participa de debate na Andifes sobre ocupação de vagas discentes

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.