Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 08 de Abril de 2016 – Ano V – Nº 154

 

Laboratório Central de Análises Clínicas da UNIFAL-MG completa 27 anos

Conheça sua história e estrutura

 

            Abril é um mês comemorativo para a UNIFAL-MG, não apenas porque celebra a data de fundação institucional, mas também a criação de outros órgãos do complexo universitário, como o Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) que está completando 27 anos.

            Como órgão complementar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/UNIFAL-MG), o Laboratório Central de Análises Clínicas tem como finalidade realizar com excelência técnica as análises laboratoriais, atendendo com humanização e sensibilidade os clientes e servindo de campo atualizado e dinâmico para ensino, pesquisa e extensão.

            Conforme conta a professora Maria Rita Rodrigues, diretora do LACEN, o laboratório foi criado em 1989, na gestão do professor Afrânio Caiafa de Mesquita, mas os exames laboratoriais e o atendimento à população já eram realizados nos laboratórios clínicos desde a década de 1960. “O atendimento ao público já existia por meio dos laboratórios das disciplinas do departamento de Análises Clínicas e os exames eram feitos por lá. Mas o atendimento centralizado mesmo, passou a ser feito, com a criação do LACEN”, esclarece.

            A professora, que hoje divide a direção com o Prof. Selmo de Ávila Lima, relembra que o Laboratório Central de Análises Clínicas teve à frente vários colegas docentes que contribuíram para sua consolidação, como a Profa. Maria Tereza da Costa Esteves, a Profa Cássia Carneiro Avelino, o Prof. Jorge Kleber Chavasco e o Prof. Marcos José Marques; até chegar à sua gestão, iniciada em 2008.

            Atualmente, o LACEN conta com uma equipe de 20 profissionais, entre servidores docentes e técnico-administrativos, e também colaboradores, que trabalham nos setores de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Urinálise, Hormônios, Parasitologia e Microbiologia, para atender de forma adequada e completa as necessidades da comunidade médica, a fim de que o diagnóstico clínico seja mais rápido e preciso. “Cada setor tem um profissional farmacêutico responsável, que além de realizar os exames, também supervisiona o estágio curricular de 20 alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina, por semestre”, conta a diretora, enfatizando que os exames dos pacientes são realizados pelos bioquímicos e acompanhados pelos estudantes, atividade que contribui para a formação de conhecimento na área de Análises Clínicas.

            Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o LACEN realiza cerca de 1.200 atendimentos por mês, resultando em aproximadamente 11 mil exames mensais. “Encontra-se em andamento um projeto para viabilizar a entrega de laudos via internet”, informa Profa. Maria Rita.

            Para abranger a população, a equipe do laboratório também realiza coletas domiciliares e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Pinheirinho, Campos Elíseos, Gaspar Lopes e Primavera, em Alfenas. “Nós tentamos ir até as localidades mais afastadas, porque consideramos a dificuldade da pessoa vir ao centro da cidade para fazer os exames”, destaca Profa. Maria Rita, ressaltando o compromisso dos profissionais do LACEN com a saúde e o bem-estar da população.

 

Saiba mais

 

"Onde os mitos têm explicação e a ciência não tem complicação..."

Programa Podcast "Encontros com a Ciência" da UNIFAL-MG destaca Dengue, Zika e Chikungunya

 

 

            A útima edição do "Programa Radiofônico e Podcast 'Encontros com a Ciência'" da UNIFAL-MG, gravada na semana passada, contou com a participação do professor Luiz Felipe Leomil Coelho, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade, que falou sobre Dengue, Zika e Chikungunya.

            Coordenado pelos professores Samuel Bueno Soltau (coordenador) e Artur Justiniano Roberto Junior (coordenador adjunto), ambos do curso de Física do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, o projeto integra o programa  de extensão "Ora direis ouvir estrelas" (título inspirado no poema do brasileiro Olavo Bilac), e tem como slogan: "Encontros com a Ciência: Onde os mitos têm explicação e a ciência não tem complicação..."

            Conforme os coordenadores, a primeira edição do podcast foi divulgada em 2012 e surgiu com o objetivo de examinar as notícias veiculadas nas diversas mídias envolvendo "mistérios", "casos inexplicáveis" e lendas urbanas e rurais em geral, em conversas informais com especialistas, usando linguagem simples.

            De acordo com os professores Samuel e Artur, a proposta é desmistificar, esclarecer e explicar ao cidadão comum de modo a permitir e incentivar o surgimento de um senso crítico e do raciocínio científico. "O Encontros com a Ciência visa abordar também os assuntos na ordem do dia, na fronteira da ciência que as pessoas têm acesso mas não compreendem completamente por não serem especialistas e portanto, não são capazes de avaliar o significado ou o impacto de determinado assunto para sua vida cotidiana", avalia Prof. Artur.

            A cada episódio do "Encontros" um ou mais convidados conversam com os coordenadores a respeito de um tema que pode ser uma notícia originária das mídias sobre uma descoberta científica, um fenômeno natural  ou fenômenos "estranhos".

            O diálogo é gravado por meio digital, editado e enviado ao podcast do Encontros (http://www.encontroscomaciencia.blogspot.com.br/) para ser ouvido on-line ou baixado por qualquer pessoa. Por meio da página no Facebook os ouvintes interagem, enviam perguntas e sugerem temas para novos episódios.

            Toda a diagramação, webdesign, edição de áudio e gestão dos websites fica a cargo da Profa. Naíma Ferrão, doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo-SP, que colabora desde o início na infraestrutura do "Encontros". "Esta parceria viabiliza todo o processo de produção e veiculação dos podcasts, sem a qual o projeto seria totalmente inviável", pontuam os professores responsáveis.

            O projeto de extensão "Programa Radiofônico e Podcast 'Encontros com a Ciência'", está disponível para retransmissão por qualquer emissoras de rádio, inclusive comunitárias, ou para mirror em outros websites de divulgação da ciência interessados em retransmiti-lo. Para tal, basta entrar em contato com os coordenadores pelo e-mail: encontros.ciencia@gmail.com.

 

Confira o programa gravado com o Prof. Luiz Felipe Leomil Coelho

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.