Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 15 de Abril de 2016 – Ano V – Nº 155

 

Gestores de Assistência Estudantil debatem indicadores em evento na UNIFAL-MG

Universidade sediou Encontro Regional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis

 

            Representantes da área de Assistência Estudantil das instituições federais de ensino superior da região Sudeste se reuniram na UNIFAL-MG entre os dias 12 e 14 /04, para participar do 1º Encontro Regional do ano de 2016 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). A realização do evento na UNIFAL-MG integrou a programação dos 102 anos de fundação.  

            A proposta do encontro, que teve como tema central “Assistência Estudantil: Indicadores, acompanhamento e avaliação”, foi debater políticas e diretrizes que permitam articular ações comuns da área, em nível regional e nacional.  

            Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, o coordenador nacional do Fórum, Prof. Leonardo Barbosa e Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), explicou que o Fonaprace é um fórum assessor da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que busca fomentar as discussões sobre as questões relacionadas à defesa da assistência estudantil e articulá-las com a Andifes, com o MEC, com outros ministérios, com os movimentos sociais, entre outros órgãos. “Entendemos que o estudante tem direito à educação, mas esse direito não consegue ser gozado plenamente porque estudantes que vêm com vulnerabilidade socioeconômica ou outros tipos de vulnerabilidade, têm mais chance de perder o vínculo com a universidade, então o Fonaprace tem essa como sua principal bandeira: a defesa da assistência estudantil como um direito do estudante”, afirma.

            Comentando sobre a pauta desse primeiro encontro do ano de 2016 da região Sudeste, o coordenador nacional enfatizou que é sempre inserido na programação, um debate sobre a conjuntura nacional. “De certa forma é a conjuntura nacional que baliza o que nós vamos fazer no ano”, justifica. “Tem questões que são estruturais que dizem respeito à nossa política nacional de assistência estudantil, que diz respeito à necessidade de produzirmos indicadores que avaliem e acompanhem a política de assistência estudantil, então nós vamos discutir aqui, por exemplo, cultura nas universidades, que é uma demanda histórica e ainda muito pouco desenvolvida nas várias IFES do país. O Fonaprace tenta de certa forma responder adequadamente a essas demandas, se colocar politicamente, mas também contribuir com o país, para o desenvolvimento de algumas políticas que são importantes dentro das universidades”, conclui, apontando que os fóruns regionais cumprem o papel de alimentar o debate em cada região para levá-lo ao nacional. Vale lembrar que o evento acontece quatro vezes por ano, divididos em dois encontros regionais e outros dois nacionais.

            A abertura do evento aconteceu na tarde de terça-feira, 12/04, e contou com a presença do coordenador nacional, Prof. Leonardo Barbosa e Silva (UFU); da coordenadora regional, Maria de Fátima Oliveira (UFU); do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana; da pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna; do secretário regional do Fonaprace, Prof. André Alexandre Guimarães Couto (Cefet-RJ)  e do representante do Diretório Central de Estudantes, o estudante João Marcos Fidélis.

 

Confira detalhes do encontro

 

Professora da UNIFAL-MG integra Coordenação Regional do Forproex

Eliane Garcia Rezende é a nova coordenadora adjunta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão

 

            A professora Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, foi eleita como vice-coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Regional Sudeste (Forproex – Sudeste) para a gestão 2016-2017.

            Ela trabalhará com a nova coordenadora, a Profa. Jussara Maria de Carvalho Guimarães, pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A escolha da nova coordenação ocorreu na Unimontes, durante o 47º Fórum realizado entre os dias 07 e 09/04.

            No evento, foram debatidos os diagnósticos e as experiências sobre as revistas de extensão universitária, as instituições públicas e suas responsabilidades com os saberes e as práticas culturais, a gratuidade do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições públicas e o financiamento da extensão.

            A pró-reitora da UNIFAL-MG afirma que os desafios atuais da extensão no Brasil e na região Sudeste estão relacionados às formas e aos recursos para o financiamento das ações. Segundo Eliane Garcia Rezende, “é preciso colocar a relevância da extensão na matriz orçamentária, por meio de um indicador mensurável. Um deles poderá ser a creditação de pelo menos 10% das horas curriculares na graduação que está presente no Plano Nacional de Educação (PNE)”.

            O Forproex – Sudeste criou um projeto de circulação de propostas artríticas e culturais entre as universidades públicas da região. Atualmente, são 17 instituições que participam do Corredor Cultural. O projeto já teve uma fase experimental em 2015 e, em 2016, será financiado pelo Ministério da Cultura (MinC).

            "A nova coordenação deverá trabalhar para consolidar o Corredor Cultural Forproex – Sudeste e integrar novas instituições, incluindo-as na concepção e na gestão. Atuaremos para que os recursos do MinC cheguem e deveremos fazer uma nova chamada para aquelas IES públicas que não participam da atual fase”, afirma Profa. Eliane.

            De acordo com a nova vice-coordenadora, o Forproex – Sudeste precisará ampliar a discussão sobre a creditação da extensão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de graduação para auxiliar as instituições na implantação.

 

Saiba mais

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.