Gestores
de Assistência Estudantil debatem indicadores em evento na UNIFAL-MG Universidade
sediou Encontro Regional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis A proposta do encontro, que teve
como tema central “Assistência Estudantil: Indicadores, acompanhamento e avaliação”, foi
debater políticas e diretrizes que permitam articular ações comuns da área,
em nível regional e nacional. Em conversa com a Assessoria de
Comunicação Social, o coordenador nacional do Fórum, Prof. Leonardo Barbosa e
Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), explicou que o Fonaprace
é um fórum assessor da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições
Federais de Ensino Superior (Andifes) que busca fomentar as discussões sobre
as questões relacionadas à defesa da assistência estudantil e articulá-las
com a Andifes, com o MEC, com outros ministérios, com os movimentos sociais,
entre outros órgãos. “Entendemos que o
estudante tem direito à educação, mas esse direito não consegue ser gozado
plenamente porque estudantes que vêm com vulnerabilidade socioeconômica ou
outros tipos de vulnerabilidade, têm mais chance de perder o vínculo com a
universidade, então o Fonaprace tem essa como sua principal bandeira: a
defesa da assistência estudantil como um direito do estudante”, afirma. Comentando sobre a pauta desse
primeiro encontro do ano de 2016 da região Sudeste, o coordenador nacional
enfatizou que é sempre inserido na programação, um debate sobre a conjuntura
nacional. “De certa forma é a
conjuntura nacional que baliza o que nós vamos fazer no ano”, justifica. “Tem questões que são estruturais que
dizem respeito à nossa política nacional de assistência estudantil, que diz
respeito à necessidade de produzirmos indicadores que avaliem e acompanhem a
política de assistência estudantil, então nós vamos discutir aqui, por
exemplo, cultura nas universidades, que é uma demanda histórica e ainda muito
pouco desenvolvida nas várias IFES do país. O Fonaprace tenta de certa forma
responder adequadamente a essas demandas, se colocar politicamente, mas
também contribuir com o país, para o desenvolvimento de algumas políticas que
são importantes dentro das universidades”, conclui, apontando que os
fóruns regionais cumprem o papel de alimentar o debate em cada região para
levá-lo ao nacional. Vale lembrar que o evento acontece quatro vezes por ano,
divididos em dois encontros regionais e outros dois nacionais. A abertura do evento aconteceu na
tarde de terça-feira, 12/04, e contou com a presença do coordenador nacional,
Prof. Leonardo Barbosa e Silva (UFU); da coordenadora regional, Maria de
Fátima Oliveira (UFU); do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; do
pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof.
Tomás Dias Sant’Ana; da pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis,
Profa. Maria de Fátima Sant’Anna; do secretário regional do Fonaprace, Prof.
André Alexandre Guimarães Couto (Cefet-RJ) e do representante do
Diretório Central de Estudantes, o estudante João Marcos Fidélis. Professora
da UNIFAL-MG integra Coordenação Regional do Forproex Eliane Garcia Rezende é a nova
coordenadora adjunta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão
Ela trabalhará com a nova
coordenadora, a Profa. Jussara Maria de Carvalho Guimarães, pró-reitora de
Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A escolha da
nova coordenação ocorreu na Unimontes, durante o 47º Fórum realizado entre
os dias 07 e 09/04. No evento, foram debatidos os
diagnósticos e as experiências sobre as revistas de extensão universitária,
as instituições públicas e suas responsabilidades com os saberes e as
práticas culturais, a gratuidade do ensino, da pesquisa e da extensão nas
instituições públicas e o financiamento da extensão. A pró-reitora da
UNIFAL-MG afirma que os desafios atuais da extensão no Brasil e na
região Sudeste estão relacionados às formas e aos recursos para o
financiamento das ações. Segundo Eliane Garcia Rezende, “é preciso colocar a relevância da extensão na matriz orçamentária,
por meio de um indicador mensurável. Um deles poderá ser a creditação de pelo
menos 10% das horas curriculares na graduação que está presente no Plano
Nacional de Educação (PNE)”. O Forproex – Sudeste criou um
projeto de circulação de propostas artríticas e culturais entre as
universidades públicas da região. Atualmente, são 17 instituições que
participam do Corredor Cultural. O projeto já teve uma fase experimental em 2015
e, em 2016, será financiado pelo Ministério da Cultura (MinC). "A nova coordenação deverá trabalhar para consolidar o Corredor
Cultural Forproex – Sudeste e integrar novas instituições, incluindo-as na
concepção e na gestão. Atuaremos para que os recursos do MinC cheguem e
deveremos fazer uma nova chamada para aquelas IES públicas que não participam
da atual fase”, afirma Profa. Eliane. De acordo com a nova
vice-coordenadora, o Forproex – Sudeste precisará ampliar a discussão sobre a
creditação da extensão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de
graduação para auxiliar as instituições na implantação. |
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