Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 13 de Maio de 2016 – Ano V – Nº 156

Programa de Extensão em saúde homenageia as mães com música no PSF Nova América

Equipe promoveu bem-estar aos moradores com apresentação do Madrigal Renascentista

Em comemoração ao Dia das Mães, a equipe do programa de Extensão “Saúde Integral na Atenção Primária” da UNIFAL-MG promoveu uma tarde diferente no PSF Nova América em Alfenas, na terça-feira, 10/05. Com o foco na promoção e qualidade de vida dos moradores, os integrantes do programa convidaram o Madrigal Renascentista da Universidade para uma apresentação. “A proposta de trazer o Madrigal Renascentista ao PSF é poder agregar qualidade de vida ao serviço de saúde”, enfatizou a professora Simone Albino da Silva, que integra o programa.

A atividade foi aprovada com entusiasmo pelos pacientes que estiveram na sala de espera. Com a atenção voltada para os coralistas, os moradores foram envolvidos pelas canções do repertório especial.  “Aqui é um serviço de saúde e nada melhor que a música para promover saúde”, ressaltou a coordenadora do programa, Profa. Mônica Lá-Salette da Costa Godinho, ao apresentar o objetivo da ação para a comunidade.

O programa de Extensão “Saúde Integral na Atenção Primária” congrega hoje cerca de 20 participantes, entre alunos e professores, que atuando em parceria com aproximadamente 30 profissionais de saúde do município, atendem à comunidade do bairro Nova América, por meio de consultas em Enfermagem que englobam realização de curativos, intervenções, procedimentos, orientações, educação continuada e também visitas domiciliares. “Nós atendemos o indivíduo na sua integralidade, no seu contexto de vida social, biológico, político e cultural”, frisa Profa. Mônica.

Conforme a professora Adriana Olímpia Barbosa Felipe, a equipe do programa, que conta com 14 alunos, trabalha com as vertentes de Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto e Saúde do Idoso. “Essa dicotomia entre teoria e prática é muito importante. Não adianta ficarmos só na Universidade. O aluno tem que trabalhar pesquisa, ensino e extensão”, destaca.

Participam do programa, estudantes desde o primeiro até o sétimo período, que, de acordo com a Profa. Mônica, trocam experiências entre si. “Aquele que sabe mais ensina para o que está chegando, e o que está chegando, também está descobrindo o que é a profissão. O programa oportuniza ao aluno do primeiro período, por exemplo, saber o que é ser enfermeiro, a aprender a admirar e não desistir da profissão”, diz.

Salientando a preocupação da equipe em focar em outras atividades que auxiliem na promoção da saúde e não apenas no tratamento de doenças, a coordenadora do programa adianta que novas ações já estão sendo idealizadas como um projeto de culinária para que as moradoras possam compartilhar receitas.

Confira mais fotos do evento

Acesse também outros destaques:

:: Campanha "Ponha nome ao seu futuro"

:: Novos professores tomam posse na UNIFAL-MG

:: Graduandos da UNIFAL-MG podem participar de intercâmbio na Colômbia e no México

:: Professor da UNIFAL-MG lança livro na UNICAMP

:: Curso capacita professores da rede municipal de educação

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.