Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 20 de Maio de 2016 – Ano V – Nº 157

 

Curso de Enfermagem da UNIFAL-MG completa

40 anos

Saiba como foi a solenidade de comemoração realizada durante a 32ª Semana da Enfermagem

 

            “São 40 anos de trabalho dedicados à formação de recursos humanos qualificados e competentes para o exercício da Enfermagem. Este é um momento ímpar de celebrar, ampliar conhecimentos e compartilhar experiências”, estas foram as palavras da professora Roberta Seron Sanches da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, coordenadora da 32ª Semana do curso, durante a abertura do evento que celebrou os 40 anos do curso de Enfermagem na Instituição.

            Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) que completa 90 anos neste ano de 2016, o evento intitulado “ABEN 90 anos: Construção Histórica e Política da Enfermagem – 23ª Semana da Enfermagem: Enfermagem UNIFAL-MG - 40 anos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência”,  teve como objetivo proporcionar momentos de aprendizado e reflexão sobre a atuação da Enfermagem, bem como relembrar a trajetória do curso na UNIFAL-MG.

            Na abertura, realizada na noite de terça-feira, 17/05, e conduzida pelo servidor Clério Sabino da Silva, docentes, discentes e convidados se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria, para prestigiar a comemoração, que iniciou com a apresentação das peças musicais interpretadas pelos coralistas do projeto de Extensão “Madrigal Renascentista”.

            A mesa de honra foi composta pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; pela pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos; pela diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Eliza Maria Rezende Dázio; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Christianne Alves Pereira Calheiros; pela coordenadora do evento, Profa. Roberta Seron Sanches, e pela acadêmica Andressa Anunciação de Oliveira Prado.

            Agradecendo ao apoio dos colegas e dos alunos na realização da 32ª Semana da Enfermagem, a coordenadora do evento destacou a importância do curso e da dedicação de todos que contribuíram para sua evolução ao longo dos 40 anos de existência. “Ressalto a relevância e o comprometimento dos docentes, técnicos e administradores do passado e presente, que não mediram esforços para a completude e consolidação desse curso que desponta como um dos melhores do país”, afirmou Profa. Roberta.

            Conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas também integraram a programação da 32ª Semana da Enfermagem que se encerra hoje, 20/05.

 

Confira mais detalhes da solenidade

 

 

Pós-Graduação em Química realiza a primeira defesa de doutorado sanduíche

A primeira tese totalmente redigida em inglês foi defendida pelo acadêmico João Baldim

 

            O aluno do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG, João Baldim, defendeu sua tese de doutorado com período sanduíche realizado na University of California, Santa Cruz (UCSC), um dos maiores polos de atuação científica multidisciplinar. Tendo como orientadores, a professora Marisi Gomes Soares, do Instituto de Química da UNIFAL-MG e o professor Roger Linington (UCSC), o trabalho referente ao período de doutorado foi concluído com êxito, criando uma rede de colaboração internacional. 

            Intitulado “Bioinformatics Applied to Natural Products Discovery Processes: Sistematization, Biosynthetic Evidences, and Isolation of Promising Species”, o trabalhado defendido trata de análises genômicas em microrganismos de interesse para o conhecimento da capacidade de produção de compostos de interesse farmacológico, com ênfase em peptídeos não ribossomais, pois os compostos com maior influência na saúde humana são desta classe. No projeto de tese, uma nova técnica foi criada para análises de diferentes microrganismos na produção destes compostos. A técnica chamada XPAIRT (eXPAndable Identification of nonRibosomal peptides Tendencies) identifica, por índice de similaridades (Jaccard Index) e por gráficos de network, a formação de grupos de características similares e como o genoma carrega informações similares para as enzimas biosintetizarem novos compostos. Com isso, foi possível classificar espécies de acordo com a potencialidade de produção de novos compostos. A técnica XPAIRT foi desenvolvida com o intuito de se tornar uma técnica básica de laboratórios na descoberta de novos compostos possibilitando o desenvolvimento de métodos de isolamento dos microrganismos mais promissores.

Este projeto está em contínuo desenvolvimento na Universidade e com o grupo de pesquisa do professor Roger Linington, hoje na SFU-Canadá.

            “É importante que a ciência brasileira atinja horizontes maiores. Sou orgulhoso de ter tido a oportunidade de me tornar doutor na Universidade Federal de Alfenas. Tive a chance de conhecer a ciência de lugares que são referência em nosso planeta. Portanto, para mim, criar algo novo e divulgar a tese em inglês, o idioma universal da ciência, foi um modo de dizer o quanto sou grato pelo incentivo direto da minha orientadora e de todos na UNIFAL-MG. Penso sempre em uma via de mão dupla. A Universidade me proporcionou a chance de evoluir cientificamente, e eu devolvi um trabalho que pode expandir horizontes e ser divulgado cientificamente sem fronteiras carregando o nome UNIFAL-MG”, diz João Baldim, que agora dá continuidade aos projetos relacionados à tese.

 

Saiba mais

 

Confira outros destaques da semana:

 

:: UNIFAL-MG participa do 1º Congresso Sul Mineiro de Nutrição

:: Projeto de discentes da UNIFAL-MG é premiado em evento nacional de geotecnologia

:: Professores da UNIFAL-MG participam de Seminário Nacional sobre Teoria Marxista

:: Universidade conhece história das imagens sacras populares do Vale do Paraíba

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.