Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 10 de Junho de 2016 – Ano V – Nº 159

Projeto de informatização do PDI integrará planejamento e execução orçamentária

Iniciativa para a implantação de software na UNIFAL-MG envolve instituições parceiras

A equipe envolvida no projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)” participou de uma reunião na UNIFAL-MG, no dia 02/06, que buscou pontuar os trabalhos e integrar os bolsistas e colaboradores que participam da iniciativa.

O encontro foi conduzido pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, professor Tomás Dias Sant'Ana, que como também coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), explicou aos participantes que a proposta inicial do projeto é implantar um software na UNIFAL-MG de informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Sendo originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), o projeto, denominado “ForPDI”, ganhou força nas discussões do Forplad. “O projeto tem essa nomenclatura porque seu desenvolvimento principal partiu do Forplad e grande parte da idealização dele vem da UFLA. A base do projeto saiu de lá, não só por já existir o software naquela instituição, mas também pelo fato de um dos grandes idealizadores do projeto ser o professor Paulo Bermejo, que hoje está na Universidade de Brasília”, contou o pró-reitor.

O trabalho, gerenciado pela FACEPE, recebeu do Ministério da Educação – MEC, o orçamento de R$ 1 milhão no ano de 2015, e está em plena execução, tendo como objetivo informatizar o PDI, permitindo ainda a integração do planejamento com a execução orçamentária.

Conforme Prof. Tomás, pautado pelo interesse e pela economicidade na administração pública, também já está sendo estudada a possibilidade de disponibilização do programa para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro.

Participam do projeto, 10 bolsistas da sede e do campus Varginha da Universidade, além de representantes da UFLA e colaboradores externos.

Dissertação de ex-aluna do mestrado em Gestão Pública e Sociedade vira livro

"Terceirização no Setor Público Federal" é o tema da obra de Vania Mendes Ramos da Silva

A mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL-MG, Vania Mendes Ramos da Silva, acaba de lançar pela editora CRV, o livro “Terceirização no Setor Público Federal: entre o privado e o interesse público”.

Fruto da dissertação da autora, defendida em abril, sob a orientação do professor Wesllay Carlos Ribeiro, a obra oferece uma visão crítica sobre o tema da terceirização e apresenta uma interface entre dois campos do conhecimento: Gestão Pública e Direito.

O livro apresenta uma abordagem empírica sobre a terceirização, o que não é encontrado em outras obras. Por meio do levantamento de dados e da análise de documentos, a obra consegue mostrar ao leitor a dinâmica da terceirização no setor público federal, permitindo uma visualização muito clara sobre o tratamento que tem sido dado ao tema na esfera pública pelos gestores, pelas diversas instituições políticas e jurídicas do Estado, bem como pelos órgãos de controle externo.

Quem quiser adquirir a obra de Vania, que é também procuradora federal na Advocacia-Geral da União e procuradora-chefe da Procuradoria Seccional Federal da AGU em Varginha-MG, pode acessar a página da editora CRV, link: https://www.editoracrv.com.br/index.php?f=produto_detalhes&pid=31716

“Eu descrevo a participação no mestrado em Gestão Pública e Sociedade como ‘uma grata surpresa’.

Sempre digo isso a todas as pessoas (colegas de trabalho, colegas de faculdade, familiares, alunos e curiosos) que me perguntam sobre o programa”, diz a autora do livro em depoimento.

Confira na íntegra

Confira outras notícias de destaque:

:: Aluna da UNIFAL-MG é destaque de Iniciação Científica e Tecnológica pelo CNPq

:: UNIFAL-MG se engaja em atividades na Semana do Meio Ambiente em Alfenas

:: Universidade realiza mais uma edição da Avaliação Institucional

:: Climatologista da UNIFAL-MG explica ocorrência de elevadas chuvas no outono

:: Professor Marcelo Polo é homenageado na UNIFAL-MG

:: Professor da UNIFAL-MG dá dicas na EPTV sobre como controlar as finanças

:: Grupo de pesquisa em História do Brasil realizará "Leituras de Foucault"

:: Simpósio da Liga de Oncologia debate aspectos biológicos e clínicos do câncer

:: Livro "Gramsci, Marxismo e Revisionismo" será lançado na UNIFAL-MG

:: Professora da UNIFAL-MG fala sobre o sucesso de um casamento na Rede Minas

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.