Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 17 de Junho de 2016 – Ano V – Nº 160

 

PET-Enfermagem da UNIFAL-MG

comemora 25 anos

Conheça um pouco a trajetória de atuação do grupo na Instituição

 

 

            O Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Enfermagem está completando 25 anos neste ano de 2016. Para comemorar a data, a Assessoria de Comunicação Social, em parceria com os atuais integrantes do grupo, relembra alguns destaques da atuação do Programa desde sua origem na UNFAL-MG.

            Criado em 1991, por meio de um projeto apresentado à Capes, o PET-Enfermagem foi elaborado sob coordenação da  professora Carmem Lúcia Alves. Durante sua trajetória, seis tutores se responsabilizaram pelo grupo: Profa. Lana Ermelinda da Silva Santos (1991-1998), Profa. Sueli Leiko Takamatsu Goyatá (1999-2001), Profa. Eliza Maria Rezende Dázio (2001-2005), Prof. Denis da Silva Moreira (2010-2014) e a Profa. Érika de Cássia Lopes Chaves, atual tutora.

            Ao longo dos anos, o PET-Enfermagem foi responsável por agregar valores na vida acadêmica dos alunos da Universidade Federal de Alfenas, além de levar à comunidade extramuros os conhecimentos desenvolvidos. Já passaram por este grupo mais de 200 alunos, que foram contemplados com a bolsa PET, e que levaram à frente a tríade de princípios do programa - Ensino, Pesquisa e Extensão.

            “Essa tríade é fator norteador das atividades desenvolvidas pelo programa, cada princípio, inter-relacionado ao outro, permite o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, o olhar científico pesquisador, e o transferir de todo o aprendizado, tanto para os utilizadores da IES quanto para a população que constantemente necessita dos benefícios gerados pela universidade e levados a ela, por nós”, narra Sérgio Alves Dias Júnior, acadêmico do 9º período do curso de Enfermagem e membro do grupo PET.

            A história do Grupo PET é marcada pelo desenvolvimento de inúmeros projetos de pesquisas e extensão, seminários, ciclos de oficinas e palestras, entre outras atividades, sendo a pesquisa e a extensão importantes fundamentos do programa. “No grupo PET-Enfermagem estas atividades têm sido desenvolvidas por todos os integrantes por meio de Iniciações Científicas de maneira individual e também coletiva, englobando todos os integrantes do grupo. O grupo tem buscado realizar a interface entre a extensão e a pesquisa e ainda submetido projeto a editais de fomento”, conta Sérgio.

            Segundo o petiano, em 2012 um grande projeto de pesquisa com interface em extensão, denominado “Caminho, verdade e vida: Viva sem drogas” angariou recursos financeiros junto à FAPEMIG. O projeto foi desenvolvido no período entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2014, e teve como público-alvo, adolescentes de uma escola pública da cidade de Alfenas. “Os resultados deste estudo apontaram indicadores que podem subsidiar medidas preventivas e de redução do comportamento de risco junto aos adolescentes, principalmente, para aqueles que vivenciam problemas em diferentes áreas da vida em decorrência do uso de substâncias psicoativas”, informa.

 

Saiba mais

 

 

Professores da UNIFAL-MG recebem

"Cidadania Honorária Varginhense"

Câmara Municipal de Varginha homenageou docentes pelos serviços prestados à cidade

 

            A Câmara Municipal de Varginha concedeu o título de Cidadania Honorária Varginhense aos docentes da UNIFAL-MG, o reitor Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e o professor Paulo César de Oliveira, em sessão solene realizada no dia 02/06, que reuniu autoridades e também familiares e amigos dos homenageados.

            Propostas pelo vereador Rogério Bueno, as honrarias foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores que reconheceram os relevantes serviços prestados pelos docentes da Instituição àquela comunidade. “Consideramos que os homenageados contribuem, sobremaneira, para educação e cultura da sociedade e, por isso, é justo e merecedores da homenagem proposta”, diz a redação da proposta.  

            “Nós nos sentimos lisonjeados em poder homenageá-los esta noite em nome de toda comunidade do município de Varginha e conferir esses títulos para, de certa forma, externar aquilo que já é na prática: vocês já são cidadãos varginhenses e já têm grandes compromissos com Varginha. Então eu quero dizer que, para nós, vereadores dessa Casa, pelos os que estão aqui e pelos os que não puderam estar presentes, é um honra tê-los em nosso município enriquecendo de tão grande forma a sociedade varginhense, com o trabalho de vocês, dando condições melhores para os jovens do nosso município, e tantos outros que aqui procuram acessar uma educação de qualidade pública e gratuita”, disse o autor da proposição.

            Em pronunciamento, Prof. Paulo César enfatizou que a homenagem é dedicada à Instituição e não aos trabalhos individuais, portanto, o que deve prevalecer é a UNIFAL-MG como obra, também presente em Varginha.

            O homenageado também narrou a história do vínculo que tem com Varginha, onde reside com sua família e agradeceu ao título concedido, discursando: “Não tenho na minha vida, nada que me faça merecedor dessa honraria que hoje recebo. Também nada poderei retribuir ao caro vereador e amigo, Rogério Bueno, pela proposição e aos senhores vereadores por tê-la aprovado. Trata-se de uma homenagem desinteressada, livre, pura e é justamente por isso que eu a aceito de bom coração. Aceito esse título e o encargo que dele deriva, e não o tratarei como uma simples formalidade”, disse.

            Em discurso, o reitor recordou o empenho do ex-prefeito Mauro Teixeira, já falecido, que tanto lutou para a implantação da unidade da UNIFAL-MG em Varginha. Prof. Paulo Márcio também destacou a importância do título, dizendo: “Em minha opinião, essa homenagem de Cidadania Honorária é uma homenagem belíssima, porque traz em si uma palavra muito forte de acolhimento. Eu me sinto hoje extremamente bem acolhido, bem recebido em Varginha, me tornando nesse ato filho dessa cidade, ainda que adotivo”.

            Expressando gratidão, o reitor compartilhou a homenagem com todos os colegas e amigos da UNIFAL-MG. “Como nós reconhecemos essa homenagem em nome da Universidade, eu queria recebê-la também de uma forma compartilhada com os queridos amigos que estão aqui da UNIFAL-MG, esta noite, porque são pessoas extremamente importantes para o projeto da Universidade”, afirmou, acrescentando: “Hoje, como filho de Varginha, já fui buscar no hino dessa cidade, um verso que diz que são as escolas de alto nível que conduzem Varginha ao sucesso. Portanto, a UNIFAL-MG com muita alegria e satisfação, quer isso mesmo, contribuir muito para o desenvolvimento dessa belíssima cidade de Varginha”.

 

Leia mais

 

 

Mais destaques da semana:

 

:: Equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação presta homenagem à servidora

:: FAPEMIG promove mostra Inova Minas 2016

:: Docentes da UNIFAL-MG ministrarão curso de Formação Política em Paraguaçu

:: Residência Multiprofissional em Saúde da Família realiza bazar solidário

:: Discentes do curso de História promovem "Uma tarde na Primeira República"

:: Estudo sobre felicidade dos casais é destaque em reportagem do Dia dos Namorados

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.