Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 08 de Julho de 2016 – Ano V – Nº 163

 

Horta Comunitária da UNIFAL-MG promove educação ambiental e alimentar em Alfenas

Projeto de extensão abre as portas para parcerias em iniciativas sustentáveis

 

           

            Desde 2014, a UNIFAL-MG desenvolve um projeto de extensão que incorpora práticas de agroecologia, educação ambiental, educação alimentar e nutricional, envolvendo moradores dos bairros Santa Clara e Pinheirinho, em Alfenas.

            Trata-se da Horta Comunitária para promoção de Educação Ambiental, e Segurança Alimentar e Nutricional, projeto idealizado pelo aluno do 8º período do curso Geografia, Nathan Pereira Dourado, que sob a coordenação dos professores, Breno Regis Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e Naiara Franco Baroni (Faculdade de Nutrição), vem promovendo interação entre os membros da comunidade acadêmica e do entorno.

            Segundo os coordenadores, a horta comunitária tem aproximado a comunidade da Universidade e de suas propostas educativas, promovendo articulação dos alunos e professores com a sociedade.  “A proposta do projeto é reestabelecer as práticas de manutenção e produção da horta comunitária de base agroecológica no ambiente da Universidade e incentivar a garantia da condição de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias moradoras dos bairros”, frisa Profa. Naiara.

            Atualmente, o projeto conta com 15 estudantes de diferentes áreas do conhecimento - Geografia, Ciências Biológicas e Nutrição - que desenvolvem oficinas de capacitação em Agroecologia, Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional com a comunidade; constroem canteiros para produção de alimentos a partir dos princípios da Permacultura e Agroecologia; promovem o aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos, por meio da compostagem, entre outras atividades.

            Profa. Naiara explica que as ações iniciaram na Unidade Educacional Santa Clara e, por meio de parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro, recentemente, também se estenderam para a creche, envolvendo as crianças na criação de jardim de plantas medicinais e aromáticas; na horta Mandala; no minhocário; na horta vertical e outras iniciativas. “As crianças adotam um canteiro e são incentivadas a preservar o ambiente, aproveitando integralmente os alimentos”, conta.

            Na Unidade Educacional, as atividades no momento se voltam para a recuperação do solo, onde será realizada a prática de adubação verde e implantação de um S.A.F – Sistema Agroflorestal. “O projeto prevê o aproveitamento do ‘lixo’ orgânico gerado dentro dos campi da Universidade, oriundo do Restaurante Universitário e serviços de jardinagem, para produção de composto orgânico a partir do processo de compostagem na Unidade Educacional”, explica a professora.

            Além de agregar alunos de diferentes cursos na execução da ação extensionista e de acompanhar as condições de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias da comunidade do entorno da Unidade Educacional Santa Clara, o projeto tem interface com a pesquisa, uma vez que também fundamenta temas de trabalhos científicos. Vale a pena destacar, por exemplo, os trabalhos aceitos no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será realizado na cidade de Ouro Preto, no mês de setembro: “Gestão comunitária de resíduos sólidos orgânicos via metodologia de compostagem: relato de experiência em uma comunidade do município de Alfenas-MG” e “Horta comunitária para promoção da Educação Ambiental e Segurança Alimentar: experiências e perspectivas futuras”.

            De acordo com Profa. Naiara, para ampliar as ações que são desenvolvidas por acadêmicos junto à comunidade, o projeto está de portas abertas para parcerias. “Pretendemos aprimorar as atividades e para isso necessitamos de materiais como  ferramentas de jardinagem, materiais de construção para a casinha de ferramentas, arame  e estrutura para a cerca da área, sementes e mudas”, comenta, ressaltando a importância de poder contar com parceiros para atender às famílias em condições sociais mais vulneráveis de Alfenas.

            Conforme a vice-coordenadora do projeto, as doações de recursos materiais, entre ferramentas, insumos e, prestação de serviços de terceiros, ajudarão não apenas os estudantes envolvidos, mas também a comunidade alfenense. “A possibilidade de participação de empresas e outras instituições nessa iniciativa evidencia a responsabilidade social da cidade em prol da comunidade alfenense. Quem ajuda, acaba sendo ajudado”, conclui.

 

Os interessados em participar das iniciativas sustentáveis do projeto, podem entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1110 ou pelo e-mail naiara_baroni@hotmail.com.

 

 

Universidade adere ao Sistema de Protocolo Integrado do Governo Federal

Informações sobre tramitação de documentos podem ser consultadas pelos cidadãos

 

            A UNIFAL-MG é uma das instituições que aderiram ao Sistema de Protocolo Integrado do Governo Federal, que visa disponibilizar para a sociedade a consulta de informações sobre tramitação de documentos, avulsos ou processos.

            “Essa integração é uma exigência preconizada pela Portaria Interministerial do Ministério da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão – MJ/MPOG de 30/12/2014”, conta o servidor arquivista da Instituição Alex Trindade Barbosa, responsável por atuar junto ao Sistema Integrado.

            Segundo Alex, a ação contribui para as medidas adotadas pelo Governo Federal que objetivam reunir e disponibilizar o acesso, em um único sistema, da tramitação dos documentos dos órgãos da Administração Pública Federal (APF).

            Para a configuração do sistema de protocolo da UNIFAL-MG, de acordo com os padrões exigidos pelo Sistema de Protocolo Integrado, foram realizadas adaptações pelo analista do Núcleo de Tecnologia de Informação, Gustavo Ferreira Afonso. “Para disponibilizar a credencial à Universidade, foram feitos testes em um ambiente de homologação, que foram avaliados pela equipe do Protocolo Integrado do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão”, explica Alex.

            O cidadão que desejar acompanhar, por exemplo, o andamento de algum processo em questão, administrativo ou acadêmico, basta visitar o endereço do Protocolo Integrado, no endereço https://protocolointegrado.gov.br/ e consultar as movimentações, indicando o nome do interessado.

            “A disponibilização e a transparência das informações públicas possibilitam o controle social e consequentemente o exercício da cidadania”, afirma Alex.

 

Acesse

 

 

Outras notícias de destaque da semana:

 

 

 

:: Empresa incubada na NidusTec recebe prêmio em evento organizado pelo SEBRAE

:: Universidade promove curso de atualização para enfermeiros da SRS de Alfenas

:: Alunos do curso de Medicina realizam seminário sobre aedes aegypti

:: Mestrado Profissional em Administração Pública realiza primeira defesa

 

:: Projeto desenvolvido pela Universidade é destaque em congresso no Canadá

:: Equipe editorial da revista “Cultura histórica & Patrimônio” divulga novo número

:: Ex-aluno da UNIFAL-MG defende tese de doutorado na Unicamp

:: Professor da Universidade ministra palestra sobre "Ensino da Arte" em Paraguaçu

:: Obra de pesquisador da UNIFAL-MG sobre saúde dos escravos é destaque na TV

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.