Acadêmicos participam de curso
de monitoria no Museu de História Natural Em
breve, o espaço será aberto para visita pública guiada
De acordo com a Profa. Fátima
Sarkis, que está na direção deste projeto, juntamente ao professor Vinícius
Xavier da Silva, do Instituto de Ciências da Natureza, nessa primeira edição,
a capacitação foi destinada a alunos dos cursos de Ciências Biológicas e
Geografia, uma vez que esses estudantes já desenvolvem atividades com as
temáticas que são representadas nos espaços do museu. “O objetivo desse curso é formar a primeira equipe de colaboradores
do Museu de História Natural. Esses alunos não serão simplesmente monitores,
nossa intenção é que eles integrem um grupo engajado para auxiliar na
formação continuada do corpo de monitores, que é muito dinâmico”,
enfatizou a diretora, acrescentando: “A
expectativa é que futuramente novos alunos de outros cursos também sejam
capacitados para atuar como monitores”. Durante o curso, a professora
explicou aos estudantes, que a proposta do Museu de História Natural surgiu
em função de um projeto de sua autoria, voltado para a divulgação de Ciências
da Terra, o qual foi criado em 2003, com ações educativas envolvendo
exposições de minerais, rochas e fósseis. Com a demanda expressiva de pessoas
visitando as exposições, o projeto foi reestruturado com uma proposta
diferenciada e, em parceria com o Prof. Vinícius, se tornaria então, um museu
que reunisse a representação da sequência cronológica de eventos, tanto
geológicos quanto biológicos, da história do nosso planeta.
·
O primeiro salão apresenta
a origem do Universo, o Sistema Solar e a Terra; ·
O segundo salão contempla a
Terra: os minerais e o ciclo das rochas; ·
O terceiro salão do
Pré-Cambriano retrata a origem da vida com surgimento dos procariontes
(bactérias e cianobactérias), dos eucariontes unicelulares e dos primeiros
metazoários, representados pela fauna de Ediacara; ·
O quarto salão do
Paleozoico apresenta a história dos invertebrados, o surgimento das plantas,
dos vertebrados e a colonização do continente; ·
O quinto salão do Mesozoico
representa a diversidade de répteis – como, por exemplo, dinossauros - e
surgimento das angiospermas, aves e mamíferos; ·
O sexto salão do Cenozoico
apresenta a megafauna do Quartenário e a biodiversidade atual, além de
dois dioramas, Cerrado e Mata Atlântica, representando as paisagens da
região. Para ilustrar todo conteúdo do
projeto, Profa. Fátima apresentou o documentário “Viagem Cósmica”, a fim de destacar dois conceitos que serão
trabalhados durante a monitoria no museu: tempo e distância. Em breve, o Museu de História
Natural será aberto para visitação pública guiada. Aguarde divulgação. Vale lembrar que o MHN foi
adaptado ao prédio do Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, localizado
na Praça Emílio da Silveira, nº 14, onde são desenvolvidas também atividades
do projeto de extensão EducAmbiental Animal,
que recebe visitas agendadas para as exposições do material da coleção
didática de animais taxidermizados; e o projeto Macrocélula, desenvolvido pela equipe do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Ciências Biológicas,
com a proposta de apresentar aos estudantes das escolas do Ensino Médio e
Fundamental, uma nova forma de conhecer a estrutura celular. Revista da FAPEMIG destaca
pesquisa da UNIFAL-MG sobre caracterização de vidros Projeto
do Prof. Gäel Yves Poirier foi destaque na publicação Minas Faz Ciência
Intitulada “Transparente e onipresente”, a reportagem de Vivian Teixeira
aborda as multifuncionalidades do vidro, enfatizando como a pesquisa básica é
fundamental para o subsídio da pesquisa aplicada. A matéria apresenta o
trabalho do professor Gäel, voltado para o estudo da preparação e da
caracterização de vidros e vitrocerâmicas para aplicações ópticas, bem como a
pesquisa do professor Danilo Henrique Spadoti, da Universidade Federal de
Itajubá (Unifei), sobre uma nova classe de materiais conhecidos como fibras
ópticas de cristal fotônico. Para desenvolvimento, ambos os projetos
recebem apoio da FAPEMIG, por meio da chamada Universal. Outros
destaques da semana: |
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