Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 19 de Agosto de 2016 – Ano V – Nº 166

Estudo aponta mudanças no perfil dos estudantes nas universidades, após cotas

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nesta quinta-feira, 18/08, em Brasília, o resultado da 4ª edição da pesquisa que aponta o Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais Brasileiras.

O estudo apresenta informações sobre moradia, acesso a atividades culturais e esportivas, idade, raça, cor, etnia e renda de estudantes que cursam graduação nas 63 universidades federais. O estudo reuniu uma grande base de dados, que ao serem analisados demonstraram expressivas mudanças no perfil dos alunos das universidades federais. Essas mudanças podem ser atribuídas à crescente utilização do Enem, a partir de 2009, à adesão das instituições federais ao Sisu, à vigência da Lei das Cotas, a partir de 2013, e também aos novos campi implantados na política de interiorização das universidades federais.

A pesquisa foi idealizada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), da Andifes, e vem sendo realizada desde 1996, configurando-se como uma ferramenta importante para subsidiar a elaboração de programas e políticas educacionais para ações relacionadas a assuntos estudantis e comunitários, em nível regional e nacional. Dados da última edição, mostram um aumento no número de estudantes negros (pretos e pardos), de famílias de baixa renda e um leve aumento na idade média dos graduandos, após a Lei de Cotas ter entrado em vigor para ingresso às universidades e institutos federais.

A última pesquisa realizada pela entidade foi em 2010 e teve a participação de estudantes de 56 instituições federais de ensino superior. Naquele ano, a pesquisa constatou que 43,74% dos alunos das universidades federais pertenciam às classes C, D e E; e que o percentual de estudantes de raça/cor/etnia preta aumentou de 5,9% em 2004 (período da pesquisa anterior) para 8,7%, em 2010.

Segundo o coordenador nacional do Fonaprace, Prof. Leonardo Barbosa, entre as duas edições anteriores da pesquisa e a atual, alguns dados mostram indícios que a universidade federal "caminha na direção de espelhar a composição social do país".

Defendendo a manutenção da gratuidade no ensino público e a ampliação do orçamento, a presidente da Andifes, Profa. Ângela Maria Paiva Cruz, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pontuou que os resultados são frágeis e facilmente reversíveis. "A defesa é de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Acreditamos e trabalhamos para que isso não mude, tendo em vista que o Plano Nacional de Educação (PNE) é uma escolha da sociedade brasileira. Temos temores em relação às mudanças de governo, mas não ficamos resguardados nessa temeridade", disse.

Saiba mais detalhes

Cientista político da UNIFAL-MG avalia novas regras para campanha eleitoral

Prof. Sandro Amadeu Cerveira comentou o tema em reportagem da EPTV

O Jornal da EPTV repercutiu na segunda edição do dia 15/08, a nova legislação que impõe uma série de exigências aos candidatos para evitar a poluição visual nas cidades. Para comentar o tema, o professor de Ciência Política da UNIFAL-MG, Sandro Amadeu Cerveira, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, conversou com a equipe da emissora.

Na reportagem, o docente avaliou que as novas regras podem deixar a disputa eleitoral mais equilibrada entre os partidos, com a proibição de pintura nos muros, da exposição de cavaletes nas ruas e da fixação de cartazes e bonecos em postes de iluminação pública. Prof. Sandro também lembrou que as regras contribuem para a pluralização da campanha, uma vez que, diante dos limitadores, os candidatos passarão a usar mais as redes sociais.

Confira na íntegra:

Confira outras notícias de destaque:

:: PRPPG divulga comunicado sobre prazos de solicitação de financiamento/FAPEMIG

:: Vem aí a 2ª Semana de Cessação do Tabagismo da UNIFAL-MG

:: FAISCA abre inscrições para exposição colaborativa na UNIFAL-MG

:: Docente da UNIFAL-MG participa de Congresso Nacional de Petróleo

:: Reitores defendem uma educação de qualidade, gratuita e com inclusão

:: PRPPG divulga comunicado sobre 2º Simpósio Integrado UNIFAL-MG

:: Segundo período do curso de História participa de aula inaugural

:: Colam grau formandos do campus Varginha

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.