Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 09 de Setembro de 2016 – Ano V – Nº 169

 

 

Guia do Estudante 2016 destaca 13 cursos da UNIFAL-MG entre os melhores

Enfermagem e Fisioterapia receberam 5 estrelas no ranking da Editora Abril

 

            Em mais uma edição do ranking do Guia do Estudante, da Editora Abril, treze cursos da UNIFAL-MG se destacaram entre os melhores, como excelentes, muito bons ou bons.

            Na publicação Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2016, que passa a circular a partir do dia 14 de outubro de 2016, os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade receberam 5 estrelas. Confira a relação dos cursos estrelados:

Para mais informações, acesse: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ (lembrando que a página estará atualizada com os novos cursos estrelados, a partir de 14/10/2016).

 

Entenda como é feita a avaliação das melhores universidades e cursos estrelados

 

 

Inteligência Artificial reúne UNIFAL-MG e Hospital Albert Einstein em projeto

Equipes das duas instituições participaram de desafio no LP&D da Universidade

 

            O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (LP&D) da UNIFAL-MG, localizado na Unidade Educacional Santa Clara, recebeu a visita de uma equipe de Inovação do Hospital Albert Einstein, entre os dias 17 e 20/08, que na oportunidade, passou por teste de aptidão junto aos integrantes de projetos de pesquisa na área computacional da Universidade, para verificar a possibilidade das duas instituições desenvolverem trabalhos conjuntos.

            A visita aconteceu por intermédio do coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Humberto Brandão, que em função da sua participação em recentes competições internacionais de Inteligência Artificial, foi convidado pelo diretor geral de Inovação do Hospital Albert Einstein, Cláudio Terra, a prestar uma consultoria na unidade, em São Paulo. “Após a consultoria, a Diretoria de Inovação do Hospital deu a ideia de fazermos um projeto ‘piloto’, para verificar se ambas as equipes possuem aptidão para trabalharem juntas - a nossa, do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (LP&D) e a deles - da Diretoria de Inovação do Setor de Diagnóstico Médico, com o auxílio de Inteligência Artificial”, explica Prof. Humberto.

            De acordo com o pesquisador, a ideia, considerada desafiadora, partiu do próprio diretor do Hospital, que sugeriu que a UNIFAL-MG proporia o projeto, sem que os participantes tivessem conhecimento sobre o tema ou conteúdo até o dia do encontro presencial, o que permitiria verificar o entrosamento das equipes e a possibilidade de trabalharem juntas para futuros projetos em convênio.

            Liderados por Sílvio Moreto, formado em Informática Biomédica na USP de Ribeirão Preto-SP, quatro membros da equipe de Inovação do Hospital Albert Einstein participaram do desafio, no qual representaram a UNIFAL-MG, os professores Maria Regina Martinez, do curso de Medicina; Ricardo Menezes e Humberto, do curso de Ciência da Computação; e o analista Tiago Silveira; bem como os alunos do grupo de pesquisa: Hugo Pinto; Maurício Vidal; Marcelo Bastos e Eugênio Cabral. “Também estiveram presentes três ex-alunos do nosso grupo de pesquisa, que atualmente são professores e doutorandos, e realizam com frequência projetos em parceria com o LP&D”, conta, informando que estiveram presentes ainda, Douglas Braz (professor no IFSLDEMINAS - doutorando no ICMC da USP); Everton Silva (professor no IF São Paulo - doutorando no ICMC da USP) e Tatiane Fernandes (professora na Universidade Federal de Ceará e doutoranda daquela universidade).

            No primeiro dia da visita, a equipe da UNIFAL-MG apresentou a infraestrutura computacional da Instituição e o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. Neste mesmo dia, a Profa. Maria Regina expôs o problema real que as equipes iriam trabalhar durante os três dias: Teste de Paternidade quando há informação faltante no DNA do possível pai, como por exemplo, quando o teste é feito com material genético de corpos exumados. “Neste caso, o teste de paternidade se torna desafiador, ao contrário do teste que é feito com material sanguíneo, pois o tempo pode causar alta deterioração no DNA. Assim, o perito pode emitir laudos com três possibilidades: positivo, negativo ou inconclusivo”, detalha o pesquisador.

            Conforme Prof. Humberto, o objetivo era simples de ser explicado, mas a meta complexa de ser atingida, uma vez que as equipes não poderiam cometer nenhum erro nos laudos (falsos positivos ou negativos), para reduzir ao máximo o percentual de laudos inconclusivos. “Isso deveria ser feito utilizando técnicas de Inteligência Computacional para servir como um sistema de apoio à decisão do perito responsável por emitir estes laudos”, acrescenta.

 

Saiba detalhes do método de trabalho colaborativo adotado

 

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Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

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