Enfermagem
e Fisioterapia receberam 5 estrelas no ranking da Editora Abril Em mais uma edição do ranking do
Guia do Estudante, da Editora Abril, treze cursos da UNIFAL-MG se destacaram
entre os melhores, como excelentes, muito bons ou bons. Na publicação Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2016, que passa a
circular a partir do dia 14 de outubro
de 2016, os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade receberam
5 estrelas. Confira a relação dos cursos estrelados: Para
mais informações, acesse: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ (lembrando que a página estará
atualizada com os novos cursos estrelados, a partir de 14/10/2016). Entenda como é feita a avaliação das melhores
universidades e cursos estrelados Inteligência Artificial
reúne UNIFAL-MG e Hospital Albert Einstein em projeto Equipes
das duas instituições participaram de desafio no LP&D da Universidade O Laboratório
de Pesquisa e Desenvolvimento (LP&D) da UNIFAL-MG, localizado na
Unidade Educacional Santa Clara, recebeu a visita de uma equipe de Inovação
do Hospital Albert Einstein, entre os dias 17 e 20/08, que na oportunidade,
passou por teste de aptidão junto aos integrantes de projetos de pesquisa na
área computacional da Universidade, para verificar a possibilidade das duas
instituições desenvolverem trabalhos conjuntos. A visita aconteceu por intermédio
do coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Humberto Brandão, que
em função da sua participação em recentes competições internacionais de
Inteligência Artificial, foi convidado pelo diretor geral de Inovação do
Hospital Albert Einstein, Cláudio Terra, a prestar uma consultoria na
unidade, em São Paulo. “Após a
consultoria, a Diretoria de Inovação do Hospital deu a ideia de fazermos um
projeto ‘piloto’, para verificar se ambas as equipes possuem aptidão para
trabalharem juntas - a nossa, do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento
(LP&D) e a deles - da Diretoria de Inovação do Setor de Diagnóstico Médico,
com o auxílio de Inteligência Artificial”, explica Prof. Humberto. De acordo com o pesquisador, a
ideia, considerada desafiadora, partiu do próprio diretor do Hospital, que
sugeriu que a UNIFAL-MG proporia o projeto, sem que os participantes tivessem
conhecimento sobre o tema ou conteúdo até o dia do encontro presencial, o que
permitiria verificar o entrosamento das equipes e a possibilidade de
trabalharem juntas para futuros projetos em convênio.
No primeiro dia da visita, a
equipe da UNIFAL-MG apresentou a infraestrutura computacional da Instituição
e o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. Neste mesmo dia, a Profa.
Maria Regina expôs o problema real que as equipes iriam trabalhar durante os
três dias: Teste de Paternidade quando há informação faltante no DNA do
possível pai, como por exemplo, quando o teste é feito com material genético
de corpos exumados. “Neste caso, o
teste de paternidade se torna desafiador, ao contrário do teste que é feito
com material sanguíneo, pois o tempo pode causar alta deterioração no DNA.
Assim, o perito pode emitir laudos com três possibilidades: positivo,
negativo ou inconclusivo”, detalha o pesquisador. Conforme Prof. Humberto, o
objetivo era simples de ser explicado, mas a meta complexa de ser atingida,
uma vez que as equipes não poderiam cometer nenhum erro nos laudos (falsos
positivos ou negativos), para reduzir ao máximo o percentual de laudos
inconclusivos. “Isso deveria ser feito
utilizando técnicas de Inteligência Computacional para servir como um sistema
de apoio à decisão do perito responsável por emitir estes laudos”,
acrescenta. Saiba detalhes do método de trabalho colaborativo
adotado Confira outras
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