Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 07 de Outubro de 2016 – Ano V – Nº 173

 

Encontro de Qualidade de Vida no Trabalho movimenta campus Varginha

Servidores participaram de atividades educativas voltadas para a promoção da saúde

 

            Atividades educativas voltadas para a saúde movimentaram o campus Varginha no dia 30/09, durante o 2º Encontro de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde, promovido pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor do Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS/ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) em parceria com a Diretoria da unidade.

            Durante a abertura, a Comissão, sob a coordenação do médico, Evandro Monteiro de Sá Magalhães, ressaltou a necessidade da adoção de um estilo de vida saudável, destacando também os objetivos do encontro.

            A vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa; e o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, também participaram da abertura, ocasião em que falaram da importância dos projetos desenvolvidos pela equipe do CIAS e da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor, que vêm sendo realizados em parceria com cursos como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, por meio de ações extensionistas empreendidas por acadêmicos.

            Quem passou pela área de convivência do prédio D, pôde participar de atividades de massoterapia, ginástica laboral, alongamento, desenvolvidas em parceria com o curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Estudantes da Fisioterapia também realizaram uma aula de Pilates com os participantes e falaram sobre postura corporal.

            Os servidores do campus tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, glicemia e triglicérides, com os estudantes do curso de Farmácia, sob a supervisão da professora Luciene Alves Moreira Marques.

            O grupo PET do curso de Farmácia também esteve presente, realizando teste rápido de hepatite C e orientando sobre o uso racional de medicamentos.

            A prevenção de doenças bucais foi o tema abordado por estudantes do curso de Odontologia, que orientaram os servidores sobre como prevenir cáries, doenças periodontais e câncer.

            O encontro contou ainda, com avaliação nutricional realizada por estudantes de Nutrição, bem como com informações sobre doenças como aids, sífilis e hepatites virais, com distribuição de preservativos por alunos do curso de Biomedicina.

 

Confira galeria de imagens

 

Discente da UNIFAL-MG é aceita em doutorado direto na UFRJ

Graduada em Biotecnologia, Flávia Arantes já inicia elaboração de sua tese

 

            Flávia Arantes Pires Lage, graduada em Biotecnologia pela UNIFAL-MG, foi aceita pelo Programa de Pós-Graduação Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, com ênfase em Biotecnologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sem ter concluído mestrado.

            A oportunidade veio em decorrência do Prêmio Destaque de Iniciação Cientifica e Tecnológica do CNPq, edição 2015, conquistada pela acadêmica pelo trabalho intitulado “Preparação de biocatalisadores por imobilização de lipase de Rhizomucor miehei e Mucor javanicus em suporte hidrofóbico para posterior aplicação em reações de síntese de interesse industrial”, desenvolvido sob orientação do Prof. Adriano Aguiar Mendes, do Instituto de Química da UNIFAL-MG.

            “No momento eu já estava cursando um mestrado na UNIFAL-MG em Engenharia Química. Durante a entrega do prêmio, surgiu a possibilidade de migração dessa bolsa de mestrado para uma de doutorado direto. Após analisar essa possibilidade com bastante calma, a UFRJ e eu fizemos contato para uma futura parceria”, conta Flávia, explicando que para fazer essa entrada direta, precisou abandonar o mestrado.

            Já ativa no programa, a acadêmica inicia a elaboração da tese, voltada para o estudo de algas marinhas para a produção de bioetanol e outros produtos com potencial biotecnológico de interesse industrial.

            Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, Flávia falou da satisfação de ter conseguido a oportunidade de fazer doutorado direto, destacando a qualidade da formação propiciada no trabalho realizado junto ao grupo de pesquisa da UNIFAL-MG.  “É sempre muito bom ver que trabalhos realizados com tanto carinho e dedicação são reconhecidos e têm a chance de contribuir para a ciência de alguma forma. Nosso grupo de pesquisa sempre trabalhou com muito amor e empenho e, hoje, nosso orientador, o professor Adriano, pode ter orgulho dos profissionais que ele ajudou a formar. Todos os membros egressos do grupo estão bem colocados no mercado de trabalho ou no meio científico”, salientou.

 

Saiba mais

 

 

Outros destaques da semana:

 

:: Discentes do curso de Farmácia realizam visita técnica à Santa Casa de Passos

:: UNIFAL-MG recebe visita de professor da área de nanotecnologia de Orlando-EUA

:: UNIFAL-MG marca presença na Feira de Profissões do Colégio Marista

:: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulga chamada para bolsas da FAPEMIG

:: Embrapii vai constituir novas unidades de inovação industrial

:: Faculdade de Odontologia tem mais uma doutora em Odontopediatria

:: Campus Poços de Caldas é representado em evento na Rússia

:: Pesquisador da UNIFAL-MG aborda "Empreendedorismo Digital" no Startup Day

:: Instituto Brasileiro de Atuária premia trabalho desenvolvido na UNIFAL-MG

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.