Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 14 de Outubro de 2016 – Ano V – Nº 174

 

FAISCA: festival de artes integradas movimenta a agenda cultural do sul de Minas

Edição 2016 ofereceu mais de 40 espetáculos e cerca de 30 oficinas

 

            "O que a(s)cende não cessa!". Esse foi o tema do Festival FAISCA deste ano, que em sua terceira edição, atendeu as cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, no sul de Minas Gerais com 19 dias de atividades culturais no período de 01 a 24/09. Toda programação do festival foi gratuita e organizada de forma colaborativa entre representantes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), agentes culturais, artistas e coletivos de cultura.

            "O FAISCA mostra a viabilidade de interação de instituições e agentes culturais em torno de projetos culturais de artes integradas. É um modelo que pode contribuir de forma expressiva para a construção de uma perspectiva cultural realmente democrática", ressalta o produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do projeto.

            Realizado desde 2014, a proposta do FAISCA é interagir vários setores da sociedade em um festival colaborativo. Com o tema deste ano, o projeto se posicionou em relação às inconstâncias da contemporaneidade, caracterizando uma manifestação contra tudo aquilo que reprime e desqualifica o fazer artístico.

            "Os problemas enfrentados pelo setor cultural atualmente, incluindo o cancelamento de festivais renomados no estado de Minas Gerais, aponta para a necessidade de uma nova forma de fazer cultura. É preciso unir a apreciação da arte com interações socioculturais para que os projetos sejam multiplicadores. No âmbito universitário, é preciso incentivar o protagonismo dos estudantes como artistas e produtores culturais", explica o coordenador do FAISCA.

            A equipe de produção do FAISCA é majoritariamente composta por estudantes universitários de cursos diversos e de agentes culturais das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Este ano, cerca de 40 pessoas atuaram na produção.

            Para Mariana Jaimes, do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, o FAISCA é a oportunidade para o estudante universitário viver uma dimensão além da sala de aula, pois permite o contato direto com artistas, profissionais do setor criativo e com a comunidade externa da universidade. "Acredito que a formação acadêmica deve ir além dos muros da universidade e ter participado da construção deste festival contribuiu imensamente para minha formação, tanto pessoal quanto acadêmica", relata.

            De acordo com o músico Bruno Maia, da banda Tuatha de Danann, foi revigorante participar do FAISCA em Varginha. "Fazia um bom tempo que não tocávamos em praça pública na cidade, pudemos curtir toda a diversidade que o festival oferece à comunidade. Uma realização multifacetada e multiplicadora".

            Em 2016, o FAISCA ofereceu mais de 40 espetáculos entre música, teatro e dança, cerca de 30 oficinas temáticas, debates, intervenções e as exposições "Vestígios de Alma" da artista Vanessa CTReis, "Derivas Continentais" de Felipe Castro e Fernanda Flores, "Experimentos" do artista visual Filite e a exposição fotográfica colaborativa com mais de 50 fotógrafos amadores. Uma inovação neste ano foram as ocupações culturais em escolas públicas. Essa proposta ofereceu atividades culturais nas escolas Davi Campista, em Poços de Caldas e as escolas Padre José Grimminck e Abrão Adolfo Engel, em Alfenas. 

 

 

Saiba mais detalhes do evento

 

 

Recicla UNIFAL-MG engaja ações de sustentabilidade em Poços de Caldas

Projeto estende coletas seletivas para festas universitárias e repúblicas

 

 

            Entre atividades de educação e conscientização sobre a coleta seletiva, o projeto de extensão “Recicla UNIFAL-MG”, realizado no campus Poços de Caldas, tem promovido coletas até mesmo em festas universitárias. Essa é uma das novidades do projeto, que tem atuado também em repúblicas e feito a coleta de óleo de cozinha usado.

            Coordenado pela docente Giselle Patrícia Sancinetti, em parceria com o professor Luiz Felipe Ramos Turci, o projeto foi criado em 2014, objetivando incentivar à coleta seletiva no campus  e também na cidade de Poços de Caldas. “O projeto possui importantes parcerias com cooperativas da cidade, as quais realizam a coleta de materiais inorgânicos e óleo utilizado”, explicam os coordenadores.

            Atualmente, integram o Recicla UNIFAL-MG, os discentes Daniele Braga, Claudiana dos Reis e Fábio Carnietto, que realizam atividades para conscientizar o núcleo acadêmico e a população da cidade sobre a importância de fazer a coleta seletiva. “O grupo busca também sensibilizar a sociedade em relação ao serviço prestado pelos colaboradores das cooperativas”, conta a coordenação, acrescentando que para isso, os integrantes participam de eventos, reuniões da associação sustentável municipal e atividades com as cooperativas, além de disponibilizar continuamente material digital com as atividades desenvolvidas pelo grupo no endereço: http://reciclaunifal.wixsite.com/sustentabilidade; na página do projeto na rede social (https://www.facebook.com/recicla.unifal) e por meio de mala-direta via e-mail recicla.unifal@gmail.com.

            Além da participação do Recicla UNIFAL-MG nas festas universitárias "Vem Cá, Morra VIII" e "As 5 Mais", quando a equipe chegou a coletar mais de dois caminhões de materiais recicláveis, em apenas neste último; o grupo também tem realizado a ação “República Amiga Recicla UNIFAL-MG", cujo objetivo é estimular as repúblicas dos alunos da UNIFAL-MG em Poços de Caldas a realizarem a coleta seletiva. “Após uma seleção das repúblicas que receberam o selo ‘República Amiga Recicla UNIFAL-MG’, o projeto fez a doação de tambores a essas repúblicas que assim, puderam apropriadamente acondicionar maiores quantidades de material, o que viabilizou que a cooperativa Ação Reciclar passasse a coletar nessas repúblicas”, conta Profa. Giselle.

            Conforme o subcoordenador do projeto, Prof. Luiz Felipe, no mês de setembro, a equipe lançou também a ação “Complementando o Recicla”, com o intuito de estimular a comunidade acadêmica a promover a coleta seletiva em sua rua ou condomínio. “Com essa ação, premiamos com horas de atividade complementar o discente que coletar uma quantidade mínima de material reciclado e entregar às cooperativas”, detalha.

            Com o apoio da Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Residuais - Coopergore, a equipe também passou a realizar a coleta de óleo de cozinha usado, instalando um ponto de coleta de óleo no prédio de salas de aula do campus de Poços de Caldas. Também está sendo realizada uma campanha de economia de energia no campus, no qual foram fixados advertências nos interruptores a fim de lembrar as pessoas de desligarem luzes e equipamentos eletrônicos após sua utilização.

 

Conheça outras ações empreendidas pelo Recicla UNIFAL-MG

 

Mais destaques da semana:

 

:: Discentes do curso de História realizam trabalho de campo no Rio de Janeiro

:: Núcleo de Línguas realizará Teste de Nivelamento TOEFL ITP

:: Empresas incubadas na NidusTec participam de curso oferecido pelo SEBRAE

:: UNIFAL-MG recebe exposição de réplicas de Portinari

:: Placa comemorativa marca os 40 anos do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG

:: UNIFAL-MG marca presença em evento internacional na área de Ensino a Distância

:: Agência de Inovação da UNIFAL-MG aprova mais um projeto na FAPEMIG

:: Comissão Eleitoral convoca TAE's para representação em órgãos da UNIFAL-MG

:: VACINAÇÃO EM ADULTOS: FIQUE LIGADO!

:: Realizado o primeiro Exame de Qualificação do Mestrado em Ciências Biológicas

:: Campus Varginha sedia o 14º Encontro Mineiro de Estatística-MGEST

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.