Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 11 de Novembro de 2016 – Ano V – Nº 175

Pesquisadora alemã participa de atividades acadêmicas do curso de Fisioterapia

Bäerbel Junginger contribuiu para pesquisas realizadas pelo Laboratório de UroFisioterapia

Na primeira semana de novembro, a Universidade recebeu a visita da pesquisadora alemã Bäerbel Junginger, da Charité Universitätsmedizin Berlin da Alemanha, que participou de atividades acadêmicas do Estágio Supervisionado em Fisioterapia aplicada à Urologia e Saúde da Mulher do curso de Fisioterapia da Escola de Enfermagem.

Acompanhada pela professora Simone Botelho, do curso de Fisioterapia, e pela ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde, Natália Miguel Martinho, a visitante foi recebida pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, no dia 1°/11, oportunidade em que o professor desejou as boas-vindas à pesquisadora e conversou sobre a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos com a equipe da UNIFAL-MG.

Bäerbel Junginger ministrou aula na disciplina de Fisioterapia em Urologia e Saúde da Mulher do curso de Fisioterapia, que conforme a Profa. Simone, contribuiu de forma significativa com as pesquisas realizadas pelo Laboratório de UroFisioterapia do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

Em passagem pela UNIFAL-MG, a pesquisadora ministrou também, aula na disciplina Tópicos Especiais em Ciências da Reabilitação I: biofeedback ultrassonográfico do programa.

“A pesquisadora alemã, Bäerbel Junginger, vem desenvolvendo pesquisas na área de ultrassonografia e eletromiografia dos músculos do assoalho pélvico desde 2009”, conta professora Simone, que também desenvolve pesquisas nesta mesma área desde 2010, na UNIFAL-MG, em parceria com a UNICAMP. De acordo com a professora, ambas as pesquisadoras têm interesse em desenvolver projetos conjuntos e estão buscando estabelecer parceria em pesquisas científicas. Além delas, a ex-aluna do mestrado em Biociências Aplicadas à Saúde, Natália, encontra-se desenvolvendo seu projeto de doutorado no Departamento de Cirurgia da UNICAMP, sob a orientação dos professores Cassio Riccetto e Simone Botelho, com a utilização de ultrassonografia dos músculos do assoalho pélvico e abdome.

Vale lembrar que o projeto “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico” desenvolvido pelo grupo de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG, coordenado pela professora Simone, foi premiado pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, no mês de agosto. Tal projeto consiste no desenvolvimento de um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame. Relembre a reportagem divulgada pela Assessoria de Comunicação Social: Governo de Minas premia projeto de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG.

Concluintes de 10 cursos colam grau na sede da UNIFAL-MG

Doze formandos colaram grau entre os meses de setembro e novembro na sede da UNIFAL-MG, em cerimônias organizadas pela equipe responsável pelo Cerimonial da Instituição e pelo Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA).

No dia 13/09, na sala O-307, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, concedeu a outorga de grau aos alunos: Inêssa Rocha da Costa do curso de Biotecnologia (Bacharelado); Adilene Moreira Dionízio do curso de Ciências Sociais (Bacharelado); Rienny Emanuelly Ribeiro Gianas e Giovana Carine Leite do curso de Ciências Sociais (Licenciatura); Paula Marcatti Vieira do curso de Engenharia Química (Bacharelado); Ana Paula Rodrigues de Alencar e Marcos Tadeu da Silva do curso de História (Licenciatura). A cerimônia contou com a presença do coordenador do curso de História, Prof. Cláudio Umpierre Carlan, e do vice-coordenador do curso de Biotecnologia, Prof. Ihosvany Camps.

Em cerimônia presidida na Reitoria pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, no dia 05/10, Silvan Pedro Palos Soares colou grau no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. Na mesma data, Lenin Wagner Acerbi, representado por Fernanda Luísa de Oliveira Santos Neves, recebeu a outorga de grau em Engenharia Química (Bacharelado).

No dia 07/11, foi a vez dos formandos Victor Augusto Delgado de Carvalho do curso de Ciência da Computação (Bacharelado); Tamiris Batista Diniz do curso de Geografia (Bacharelado), representada por Érika Borges dos Santos na cerimônia, e Dimas de Paula Ribeiro do curso de Geografia (Licenciatura) colarem grau. A cerimônia foi presidida pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, na Reitoria.

Confira outras notícias de destaque:

:: Moção de repúdio à PEC 55

:: Produção científica de pesquisadores da UNIFAL-MG pode levar a prêmios

:: "Ciência Alimentando o Brasil" é tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

:: Docentes da UNIFAL-MG participam de Especial sobre 500 anos de utopias

:: Comando Unificado de Greve divulga nota explicativa sobre o movimento

:: Alunos do Mestrado Profissional em Administração Pública visitam Porto Seco

:: Docentes da Universidade participam de Congresso Brasileiro de Educação Médica
::
UNIFAL-MG realizará Simpósio de Filosofia e Conferências Humanísticas II
::
Professor da UNIFAL-MG representa Brasil em conferência na China

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.