Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 18 de Novembro de 2016 – Ano V – Nº 176

 

Instituto que defende substituição de animais em pesquisas é premiado em Londres

Prof. Thales Tréz da UNIFAL-MG preside a organização agraciada com o "Lush Prize 2016"

 

                O Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (1R), presidido pelo pesquisador Thales Tréz, docente do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, foi premiado durante o Lush Prize 2016, evento internacional que contempla iniciativas científicas e de mobilização social voltadas ao trabalho para a substituição dos testes em animais, particularmente na área de toxicologia.

            A premiação na categoria “Lobbying” foi entregue durante cerimônia ocorrida em Londres no dia 11/11. Prof. Thales também representou o 1R na conferência anual da Lush, "Regulando a Segurança Química - o futuro dos experimentos com animais", no dia 10/11, e ainda, na entrega do prêmio "Lush 2016 - Young Researcher Americas", em Vancouver (Canadá), no dia 1º/11. Neste último evento, estiveram presentes para a entrega dos prêmios os membros fundadores do Instituto 1R, Róber Bachinski e Bianca Marigliani.

            O valor do prêmio recebido em Londres é de £40 mil (aproximadamente R$ 170 mil), que será utilizado para atividades de promoção da substituição do uso de animais. Na ocasião, o prêmio foi entregue pela Sra. Liliam Chagas de Moura, representante da Embaixada do Brasil na Inglaterra.

            Desde 2012, o Lush Prize já destinou quase R$ 7 milhões em prêmios, em cinco diferentes categorias, consideradas chave para a superação dos experimentos em animais: lobby, conscientização pública, ciência, treinamento e jovem pesquisador.

            Nos anos de 2014 e 2015, o Brasil já havia sido agraciado nas categorias jovem pesquisador, pelos trabalhos de dois membros fundadores do Instituto 1R, Dr. Róber Bachinski e M.Sc. Bianca Marigliani, respectivamente.

            Este ano, o Instituto 1R teve a honra de receber o prêmio na categoria Lobbying. Em novembro de 2015, o Instituto 1R, apoiado pelos membros da Rede Brasileira de Educação Humanitária (REDEH) e pela Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB-RJ, solicitaram o reconhecimento da objeção de consciência ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), ligado ao MCTI. A solicitação inclui medidas para a proteção de estudantes, para evitar o processo de dessensibilização e especismo nos futuros profissionais das diversas ciências. Há ainda o pedido o reconhecimento da  não obrigatoriedade da participação do aluno objetor em aulas práticas que façam uso prejudicial e também o desenvolvimento de mecanismos internos para a proteção de estudantes objetor*s. Dentre outras determinações, o CONCEA decretou que as instituições que utilizam animais devem assumir a responsabilidade legal de oferecer métodos alternativos de avaliação aos objetores de consciência, e instaurar uma ouvidoria institucional para assuntos relacionados ao uso de animais. Acesse a notícia completa sobre esta resolução do CONCEA.

 

Auditor chefe é eleito presidente da Associação Nacional de Auditores Internos

Jeferson Alves dos Santos lidera a chapa vencedora "INOVAR PARA CRESCER"

 

            Durante a realização do 45º Fórum de Capacitação da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC (FONAITec) na cidade de Porto Alegre-RS, no dia 09/11, ocorreu a eleição para próxima gestão, cuja chapa vencedora foi "INOVAR PARA CRESCER", encabeçada pelo chefe da Auditoria Interna da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos.

            A chapa recebeu 67 votos dos 126 eleitores aptos a votar presentes. “A eleição foi bem disputada”, comenta Jeferson, acrescentando: “Participar da gestão da Associação Nacional dos Auditores Internos, coloca o nome da Instituição em evidência, ao passo que a Associação é reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas diversas instâncias de controle Interno e Externo em razão dos esforços empenhados na busca do aprimoramento da gestão e da qualificação dos seus associados”.

            Conforme explica Jeferson, a Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação surgiu depois de longa luta e da coragem de alguns poucos que acreditaram na possibilidade de criação de uma identidade e no reconhecimento perante o Ministério da Educação e órgãos de controle. 

            Atualmente, são mais de 450 associados distribuídos nas diversas Instituições Federais de Ensino de todas as unidades da federação em busca de aprimoramento técnico e de valorização dos integrantes das Auditorias Internas do MEC. Para cumprimento de seus objetivos, cabe à Associação reforçar as ações de capacitação já realizadas, bem como perseguir com mais afinco o reconhecimento e valorização dos seus integrantes.

            “A chapa eleita foi constituída por pessoas dispostas a trabalhar em prol da Associação e representam a nossa diversidade, seja no cargo ocupado ou função exercida, bem como na representatividade regional equilibrada, na diversidade de gênero, formando assim, uma diretoria heterogênea e, que reconhece as especificidades de cada Instituição para que, em conjunto, possamos agregar a todos sempre focado na melhoria técnica e valorização das Auditorias Internas”, enfatiza o novo presidente.

            A nova gestão, que será iniciada em janeiro de 2017, irá até dezembro de 2018.

 

 

Confira mais notícias:

 

:: Pesquisadores da UNIFAL-MG explicam componentes das Leishmanioses em evento
Seminário promovido em Poços de Caldas reuniu profissionais da saúde do município

:: 1ª Mostra de Dança do Ventre de Alfenas
Intitulada "Flores de Minas", atividade nasceu de um projeto de extensão da UNIFAL-MG

:: Obra de professor da UNIFAL-MG será lançada em Pouso Alegre
Eloésio Paulo apresentará "Deuses em Desuso" em conversa sobre poesia no SESC dia 19/11

:: Câncer de próstata, PRECISAMOS TOCAR NESSE ASSUNTO!
Informativo do Projeto "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde"

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.