Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 25 de Novembro de 2016 – Ano V – Nº 177

 

Documentário resgata histórias do impacto da inundação da Usina de Furnas

Vídeo, que será lançado pela UNIFAL-MG no dia 01/12, reúne relatos sobre objetos indígenas

 

            No dia 01/12, a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e também a comunidade alfenense terão a oportunidade de participar do lançamento do vídeo/documentário “Histórias de quando a água chegou: Antônio Adauto e os índios”. Trata-se de um o documentário que apresenta histórias da oralidade presentes em cidades que sofreram o impacto da inundação provocada pela barragem da Usina Hidrelétrica de Furnas.

            A atividade é fruto de um projeto de extensão, que teve início em 2015, sob a responsabilidade do discente Paulo César de Carvalho, do curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), sob a orientação do Prof. Italo Oscar Riccardi León. "Nesta primeira série, o material reúne o depoimento e as histórias relatadas por Antônio Adauto Leite e sua filha Suzana Leite Hervas, da cidade Carmo do Rio Claro – MG", conta Prof. Italo.

            De acordo com o professor, em aproximadamente 22 minutos, o material versa sobre os objetos indígenas reunidos por Antônio Adauto durante anos às margens do Lago de Furnas e também sobre relatos relacionados à Gruta de Itapecerica, o que possibilitou, por iniciativa própria de Antônio Adauto, a criação do Museu Arqueológico ou Museu do Índio, como também é conhecido, o que até hoje leva seu mesmo nome.

 

A UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da equipe do projeto, convida a todos para prestigiar a exibição, que será às 15h30, no auditório Leão de Faria. Entrada livre.

 

 

 

 

 

Pesquisador recebe prêmio em Congresso da Ordem de Dentistas em Portugal

Estudo sobre substitutos para o enxerto autógeno ganha repercussão internacional

 

 

            O professor da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, Ronaldo Célio Mariano, foi premiado durante o 25º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, realizado na cidade do Porto, Portugal, entre os dias 10 e 12/11.

            “Cicatrização óssea com PRF, doxiciclina, osso bovino ou enxerto ósseo autógeno” é o título do trabalho científico contemplado, cujo prêmio foi entregue pelo presidente do evento, Pedro Ferreira Trancoso.

            A proposta do estudo foi investigar o efeito da fibrina rica em plaquetas (PRF-L), osso bovino (Bio-Oss), gel de doxiciclina e enxerto autógeno sobre o reparo de defeitos ósseos em calvária de ratos, o que permitiu considerar o osso bovino, a doxiciclina e o PRF, bons substitutos para o enxerto autógeno.

            Na oportunidade da viagem à Portugal, o professor Ronaldo esteve também visitando a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde foi recebido pelos professores Maria Helena Raposo Fernandes, líder do grupo de pesquisa Metabolismo e Regeneração Óssea, e Pedro de Sousa Gomes, professor assistente e pesquisador. Os professores conversaram sobre a possibilidade de futuras parcerias em pesquisas científicas.

 

Confira flashback do segundo dia do evento, quando ocorreu a entrega do prêmio ao pesquisador da UNIFAL-MG

 

 

Outras notícias de destaque:

 

:: Em entrevista para a FAPEMIG, pesquisadora da UNIFAL-MG fala sobre inovação

:: UNIFAL-MG realiza 2º Simpósio Integrado intitulado "Múltiplos Saberes"

:: UNIFAL-MG lança programa de debates on-line por meio de projeto de extensão

:: Professor de Finanças Públicas da UNIFAL-MG concede entrevista para EPTV

:: NidusTec participa de "Mostra de Empreendedorismo, Inovação e Negócios"

:: Ronaldo Auad fala sobre "Arte no Ensino Médio" em evento na Federal Fluminense

:: Docentes da UNIFAL-MG participam de Conferência Mundial de Médicos de Família

:: Professor da UNIFAL-MG participa de "1º Encontro Juventude Empreendedora"

:: Simpósio Internacional de Filosofia ganha destaque na EPTV

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.