Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 02 de Dezembro de 2016 – Ano V – Nº 178

Atividade de extensão resulta em revitalização de praça em Poços de Caldas

Iniciativa de alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia chamou a atenção de moradores

Uma força-tarefa empreendida por um grupo de estudantes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, da UNIFAL-MG, resultou na revitalização de uma praça em Poços de Caldas.

Proposta como atividade de extensão na disciplina de “Noções Fundamentais de Direito e Ética Profissional”, ministrada pela professora Wilges Bruscato, a ação envolveu oito alunos do 6º período na manutenção da Praça Theodoro Heldt, no bairro Vila José Carlos, em Poços de Caldas. “Foi pedido que selecionassem um espaço público que precisasse de intervenção e que envolvessem a comunidade do entorno”, conta Profa. Wilges.

Caroline Carvalho, Guilherme Aprelini, Gustavo Freitas, Lucas Padovez, Matheus Gomes, Rafael Stanziola, Tatiana Paiva de Oliveira e Vinícius Ribeiro de Paula se uniram para a tarefa que contemplou aparagem de grama, pinturas de bancos e corrimão, e também, plantio de novas mudas no local.

“Procuramos uma praça em bairros que pudessem receber a manutenção adequada. Em seguida, demos entrada na parte burocrática, através da Secretária de Obras e Planejamento”, explicam os estudantes no vídeo que documentou a atividade. De acordo com eles, a Secretaria atendeu ao pedido e após receberem o parecer positivo, foi possível iniciar os trabalhos.

“Foi bastante produtivo, pois foi necessário que tivessem contato com o poder público, o que é importante para os futuros engenheiros”, comenta Profa. Wilges.

A manutenção da praça chamou a atenção dos moradores da vizinhança, que em depoimento, ressaltaram a importância do trabalho realizado pelos alunos, agradeceram a iniciativa voluntária dos estudantes e ainda se dispuseram a participar, doando mudas para plantio no local.

Acesse o vídeo que documentou a atividade

Em programa filosófico, professor reflete sobre novas gerações de educadores

Marcos Roberto de Faria foi convidado pela TV Câmara de Pouso Alegre para ministrar o tema

“Novos educadores para novas gerações?” foi a questão abordada na 4ª edição do programa Café Filosófico da TV Câmara de Pouso Alegre-MG, que teve como convidado, no sábado, 26/11, o professor de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Marcos Roberto de Faria.

O programa, que recebe apoio  do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel Cultural, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Pouso Alegre em parceria com a Faculdade Católica.

Promovendo uma reflexão crítica, Prof. Marcos iniciou sua fala, destacando o sentido indagador do tema do programa. “Na perspectiva filosófica, a pergunta é sempre mais importante que a resposta”, enfatizou.

Na sequência, o professor explicou que a proposta da palestra não era aprofundar a questão sob apenas uma abordagem, mas convidar os espectadores a percorrer a história da filosofia, resgatando ideias para reflexões. “Nós precisamos sempre prestar atenção para que nossos discursos e nossas falas, não sejam respostas a perguntas que não foram feitas”, disse, parafraseando o patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.

O professor iniciou sua fala no Café Filosófico aos 20 minutos e 34 segundos da gravação. Confira!