Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 09 de Dezembro de 2016 – Ano V – Nº 179

 

Obra "Quixote" é trabalhada com estudantes e recuperandos de Alfenas

Experiências do projeto de extensão serão apresentadas na UNIFAL-MG, terça-feira, 13/12

 

 

            Na próxima terça-feira, 13/12, a aluna Catharina Klie Dupont, do curso de Letras, apresentará na UNIFAL-MG, em forma de documentário, relatos do projeto de extensão “O Quixote da Comunidade”, trabalho que tem por finalidade tornar cada vez mais conhecida a obra clássica “O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha” das letras hispânicas do consagrado escritor espanhol Miguel de Cervantes, publicada no início século XVII.

            Um dos alvos do projeto são os jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, municipais e particulares brasileiras ou da comunidade local alfenense, regional e/ou interessada, mas, também, outros tipos de públicos como discentes universitários, artistas locais, professores e diversos outros grupos sociais que integram a comunidade, assim como, por exemplo os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Alfenas-MG, onde o projeto está tendo um destaque significativo.

            Conforme o orientador, Prof. Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a proposta é viabilizar o contato com a leitura da obra e sua recepção por meio de trechos selecionados e de versões para o teatro, o cinema, a pintura, os desenhos, os quadrinhos, as ilustrações, entre outras iniciativas. “Ao mesmo tempo, o projeto pretende enfatizar os valores humanos e criativos que a obra promove por meio da sua recepção, exposição e interpretação das personagens de dom Quixote e Sancho Pança”, explica.

            A fim de socializar as diversas ações desenvolvidas pelo projeto, foi criado um blog, com conteúdo próprio, visando compartilhar para a comunidade envolvida e interessada, os diversos trabalhos e atividades do projeto e também alguns tópicos de referência por meio de links que envolvem a obra, sua recepção no Brasil e outras possibilidades culturais interartes ou expandidas do Quixote por meio de outras linguagens.

 

PROGRAMAÇÃO

13/12 – Terça-feira – Auditório Leão de Faria

 

19h – Recepção e boas-vindas

 

19h15 – Mesa- redonda - O Quixote na Comunidade – Relatos de experiência

 

Participantes:

− Profa. Kátia Aparecida da Silva Oliveira-UNIFAL-MG - Coordenadora da mesa

− Rodrigo Sansana Diogo - discente curso de Letras  PET/Letras - Ação 3

− Profa. Taís Matheus  da Silva - Instituto Federal SP - IFSP - Ação 5

− José Eduardo Silvério - presidente da APAC e discente do curso de Letras

− Catharina Klie Dupont - discente curso de Letras - Ação 2

 

20h – Estreia/exibição do vídeo da APAC (2016) e apresentação musical

20h30 – Debate e homenagens

21h15 – Encerramento

 

Saiba mais

 

 

Artigo de pesquisador da UNIFAL-MG é destaque em publicação da Espanha

Trabalho é um desdobramento da dissertação do Prof. Eloésio Paulo defendida em 1995

 

            Uma revista científica anual da Espanha publicou artigo de autoria do professor Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

             “No coração dos boatos, romance em «canibalês brasílico»” é o título do trabalho do docente da Instituição que ganhou destaque na edição de 2016, número 5, da ABRIU - publicação editada pelo Departamento de Estudos Galegos e Portugueses da Universidade de Barcelona, em versão impressa e eletrônica.

            “O artigo é uma retomada de minha dissertação de mestrado, defendida em 1995 na Unicamp, e trata do romance ‘No coração dos boatos’, de Uilcon Pereira, publicado entre 1982 e 1984 e até hoje muito pouco divulgado e conhecido”, conta Prof. Eloésio.

            A proposta do estudo do pesquisador é estimular a discussão a respeito da obra, que segundo o professor, passou despercebida pela crítica. “Considerando o panorama da ficção brasileira no início da década de 1980, é um fato curioso que ainda passe despercebido à quase totalidade da crítica e da historiografia literária brasileiras, mais de 30 anos depois de seu surgimento”, ressalta.

            Conforme explica Prof. Eloésio, por conta das dificuldades da editora para bancar a publicação integral, no início dos anos 1980, a obra saiu em três volumes, tornando-se uma raridade tanto nas prateleiras das bibliotecas como nas referências bibliográficas de estudos sobre a ficção brasileira da época.

            Para preencher essa lacuna, o autor do artigo busca descrever a obra, na tentativa de delimitar o campo para futuras leituras do que ele chama de  “o mais radical empreendimento narrativo brasileiro naquele momento em que, tanto na Europa como nos Estados Unidos, as prospecções crítico-teóricas redemoinhavam em torno de problemas que, para a maior parte dos escritores brasileiros, não passavam de longínquos boatos.”

 

Acesse na íntegra

 

 

Chegada de novos servidores reforça quadro funcional da UNIFAL-MG

Seis profissionais passaram a fazer parte da Instituição

 

            Seis novos servidores, que vão atuar na sede e nos campi de Poços de Caldas e Varginha da UNIFAL-MG, participaram de mais uma cerimônia de posse organizada pelo Setor de Admissão e Contratos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com a equipe do Cerimonial.

            Acolhidos pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, com a participação de representantes das Pró-Reitorias e também das unidades acadêmicas e administrativas, onde ficarão alocados, os novos docentes e técnicos participaram do momento de integração no dia 21/11, evento que tem sido realizado, com o objetivo de proporcionar aos ingressantes, a oportunidade de se apresentarem, compartilhar suas experiências e expectativas, e também, conhecer um pouco mais a estrutura da UNIFAL-MG e os desafios institucionais para os próximos anos.

            A equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas ganhou reforço com a chegada de Carollyne de Faria; assim como o curso de Medicina, que agora passa a contar com o médico João Batista Vieira de Carvalho, no corpo docente. O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) terá na equipe a nova servidora Magda Silva Carneiro.

            O campus Poços de Caldas conta agora com mais dois técnicos de laboratório: Eveline Ramos e Robson Leopoldino Ferreira.

            No campus Varginha, o professor recém-chegado, Fernando Batista Pereira, ampliará o quadro de docentes da área de Economia.

Confira galeria de imagens

 

Mais destaques da semana:

 

:: Pró-reitores de Planejamento e Administração se manifestam contrários à PEC 55

Leia a carta “Outro teto é necessário” encaminhada pelo Forplad à Andifes

:: Congresso sobre Península Ibérica abre espaço para integração internacional

Segundo ano do evento reúne pesquisadores e convidados estrangeiros na UNIFAL-MG

:: Mestrandos em Administração Pública comentam finalização das disciplinas

Acadêmicos partem agora para a etapa de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão Final

:: Projeto remonta histórias sobre as consequências da criação da Usina de Furnas

Documentário lançado na UNIFAL-MG reúne relatos sobre "quando a água chegou"

:: "Fator China: Inovação Tecnológica e Transição Econômica em Shanghai"

Alunos de Faculdade de Extrema prestigiaram palestra ministrada por professor da UNIFAL-MG

:: Mestrado em Educação da UNIFAL-MG realiza primeira defesa

Educação na perspectiva de Michel de Montaigne foi tema da dissertação de Elvis Messias

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.