Ações extensionistas
inspiram múltiplas interpretações da obra de Cervantes Recuperandos de Alfenas
participam de projeto da UNIFAL-MG “O Quixote na Comunidade” Na noite de terça-feira, 13/12, a Universidade conheceu
e se emocionou com mais um projeto de extensão do curso de Letras, que buscou
documentar as atividades que envolveram os recuperandos da Associação de
Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) no contato com a obra clássica “O
engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha”. “O Quixote
na Comunidade” é um projeto aprovado pelo edital Probext 2016 e
desenvolvido pela aluna bolsista Catharina Klie Dupont, sob a orientação do
professor Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e
Letras (ICHL), com o objetivo de tornar cada vez mais conhecida a obra do
escritor espanhol Miguel de Cervantes, publicada no início século XVII,
viabilizando o contato com a leitura, recepção, exposição e interpretação das
personagens de Dom Quixote e Sancho Pança. Tomando a obra de Cervantes com referência, as
atividades têm sido desenvolvidas com jovens estudantes do Ensino Fundamental
e Médio de escolas públicas, municipais e particulares de todo país e, para
contar um pouco dessa experiência, a coordenação do projeto realizou uma
mesa-redonda, que foi mediada pela professora Kátia Aparecida da Silva
Oliveira da UNIFAL-MG, reunindo os relatos do aluno do curso de Letras,
Rodrigo Sansana Diogo, integrante do PET Letras; da professora do Instituto
Federal de São Paulo (IFSP), Tais Matheus da Silva; da professora da
Faculdade Sumaré/SP e Colégio Bandeirantes de São Paulo, Valéria da Silva
Moraes; do presidente da APAC, José Eduardo Silvério, e da aluna do
curso de Letras, Catharina Klie Dupont. O aluno Rodrigo iniciou as apresentações, A segunda ação foi apresentada pela professora Tais, do
Instituto Federal de São Paulo, que compartilhou o trabalho desenvolvido no
Centro de Referência do Instituto, no bairro de São Miguel Paulista, nas
aulas do curso de extensão de Língua Espanhola, em duas turmas diferentes. Na sequência, a professora Valéria da Silva Moraes
falou da ação “Marca-páginas
do Quixote”, cujo trabalho resultou na produção de marca-páginas
confeccionados pelos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental que, durante a
leitura da primeira parte do Dom Quixote, fizeram seus marca-páginas de forma
livre, a partir de suas próprias interpretações da obra. O presidente da APAC de Alfenas, José Eduardo, que é
também estudante do curso de Letras, contou como surgiu a ideia de
desenvolver uma ação sobre a obra de Cervantes com os recuperandos da APAC,
oportunidade em que explicou que a unidade de Alfenas é uma das 83 do Brasil
e a única a realizar uma atividade dessa natureza com os recuperandos. A aluna Catharina apresentou o blog criado com a
finalidade de compartilhar e socializar os trabalhos, reunindo todas as ações
desenvolvidas no projeto. Conforme explicou a
bolsista, essa página foi criada pela ex-aluna do projeto, Andréia de Fátima
Tomé, ainda em 2015. Neste
ano de 2016, Catharina foi convidada pelo professor Ítalo a integrar o
projeto e manter a página em funcionamento. “Eu queria agradecer imensamente ao Prof. Ítalo pelo convite e pela
oportunidade. Esse trabalho com o pessoal da APAC e com Quixote é
transformador”, disse, ressaltando que o contato com esse trabalho
possibilitou que ela voltasse no tempo e acreditasse nos sonhos. Alunos de Poços de Caldas
criam gerador para iluminar área de vivência do campus Projeto de extensão foi
desenvolvido com materiais recicláveis Os trabalhos propostos para o final do semestre na
disciplina de “Noções de Direito Ambiental” do curso de Bacharelado
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, têm
motivado os alunos a desenvolver ações de extensão que resultam em projetos
que impactam na vida da comunidade. Este é o caso do “Gerador Eólico”, criado por um grupo de estudantes a partir de
materiais recicláveis que possibilitou iluminar uma área de vivência do
campus. Segundo a professora Wilges Ariana Bruscato,
responsável pela disciplina, esses projetos são alinhados ao eixo de
Humanidades e Projetos da unidade curricular do curso, e consistem em
organizar e documentar a atividade em vídeo. O projeto “Gerador Eólico” foi desenvolvido pelos
alunos Bruno Andrade Fonseca, Carolina Berraut Chiminazo, Crystian Willian
Bastos, Daiana Gabriela Oliveira, Danilo Acácio de Abreu, Leonardo Vianna
Figueiredo e Márcio Carvalho da Fonseca, que prepararam o equipamento
utilizando um dínamo de bicicleta. Conforme os estudantes documentam no vídeo, o primeiro
passo foi definir onde colocar uma lâmpada. Para isso, avaliaram um
local no campus Poços de Caldas onde estava pouco iluminado à noite e, a
partir de então, testaram o dínamo no laboratório. Com a ajuda de técnicos,
montaram a base do gerador com todo circuito, usando, entre outros materiais:
balde de concreto, latas vazias de tinta, parafusos em ganchos e, também,
quadrado de metal, aros e pneus de bicicleta para a turbina. A segunda fase envolveu a fixação do gerador na área e
a instalação elétrica. Com o resultado bem-sucedido do projeto, o grupo
entrevistou algumas pessoas da comunidade universitária para saber a
repercussão da iniciativa, entre elas, o professor Laos Alexandre Hirano, que
parabenizou a proativade dos alunos. “Entendo
que é um projeto que, além de atender as demandas do grupo, pode atender
futuras demandas. Então quer dizer que daqui a 10 anos, entrarão calouros que
ainda poderão aprender Física, também iniciativas ecologicamente corretas e
conversão de energia. Trata-se da instalação de um novo material didático
através da iniciativa de alunos”, afirmou. Destacando que o trabalho envolveu não apenas quem
participou do grupo, mas também colaboradores, um integrante da equipe
agradeceu o apoio recebido e falou do quanto foi significante para os
envolvidos a realização dessa proposta. “Fazer
esse projeto foi um grande aprendizado em várias áreas. O benefício não vai
ser só de quem vai utilizar dessa lâmpada, mas também foi nosso, porque a
gente aprendeu muito”, enfatizou. Confira o vídeo que documentou o projeto: Mais notícias da semana: :: UNIFAL-MG participará da Operação
"Rondônia Cinquentenário" do Projeto Rondon Coordenação institucional irá selecionar até
oito acadêmicos :: Show de simpatia contagia participantes da
confraternização da Unati 2016 Apresentações culturais marcaram o encerramento
das atividades do ano :: Mestrado em Ciências Biológicas realiza
primeira defesa na UNIFAL-MG Apresentação da discente Natalia Ingrid
Oliveira da Silva marcou a história do programa :: UNIFAL-MG recebe convite para projetos de
parceria com Universidade de Lisboa Proposta envolve os temas "História
Moderna", "Ensino de História" e "Educação" :: Projetos de pesquisadores da UNIFAL-MG são
contemplados em chamada do CNPq Universidade obteve 12 propostas aprovadas :: Servidores participam de capacitação em
Gestão e Fiscalização de Contratos Ministrado pelo auditor chefe da UNIFAL-MG,
tema envolveu contratos firmados com a FACEPE :: Campus Varginha marca presença em Congresso
de Administração em Juiz de Fora Professores Hélio Lemes e Paulo Roberto
representaram a Universidade no evento |
Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida
pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas,
atualizada periodicamente. Jornalista Responsável: Ana Carolina
Araújo | MTb-MG 09980 Caso queira cancelar o recebimento,
envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br. |