Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 16 de Dezembro de 2016 – Ano V – Nº 180

 

Ações extensionistas inspiram múltiplas interpretações da obra de Cervantes

Recuperandos de Alfenas participam de projeto da UNIFAL-MG “O Quixote na Comunidade”

 

            Na noite de terça-feira, 13/12, a Universidade conheceu e se emocionou com mais um projeto de extensão do curso de Letras, que buscou documentar as atividades que envolveram os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) no contato com a obra clássica “O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha”.

             “O Quixote na Comunidade” é um projeto aprovado pelo edital Probext 2016 e desenvolvido pela aluna bolsista Catharina Klie Dupont, sob a orientação do professor Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), com o objetivo de tornar cada vez mais conhecida a obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, publicada no início século XVII, viabilizando o contato com a leitura, recepção, exposição e interpretação das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança.

            Tomando a obra de Cervantes com referência, as atividades têm sido desenvolvidas com jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, municipais e particulares de todo país e, para contar um pouco dessa experiência, a coordenação do projeto realizou uma mesa-redonda, que foi mediada pela professora Kátia Aparecida da Silva Oliveira da UNIFAL-MG, reunindo os relatos do aluno do curso de Letras, Rodrigo Sansana Diogo, integrante do PET Letras; da professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Tais Matheus da Silva; da professora da Faculdade Sumaré/SP e Colégio Bandeirantes de São Paulo, Valéria da Silva Moraes; do presidente da APAC,  José Eduardo Silvério, e da aluna do curso de Letras, Catharina Klie Dupont.

            O aluno Rodrigo iniciou as apresentações, explicando o que é o PET e também o programa Espaço Kids da Prefeitura Municipal de Alfenas, que busca oferecer atividades de reintegração social infantil em áreas de vulnerabilidade social, para em seguida, falar da ação “Quixote na Comunidade: Español para niños”. A atividade envolve alunos de 7 a 14 anos e teve início em agosto com o objetivo de trabalhar a história de Quixote a fim de aproximar a obra de Cervantes das crianças, fazer com que elas conheçam a obra e perceber as diferentes maneiras que a obra pode ser recebida por elas.

            A segunda ação foi apresentada pela professora Tais, do Instituto Federal de São Paulo, que compartilhou o trabalho desenvolvido no Centro de Referência do Instituto, no bairro de São Miguel Paulista, nas aulas do curso de extensão de Língua Espanhola, em duas turmas diferentes.

            Na sequência, a professora Valéria da Silva Moraes falou da ação “Marca-páginas do Quixote”, cujo trabalho resultou na produção de marca-páginas confeccionados pelos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental que, durante a leitura da primeira parte do Dom Quixote, fizeram seus marca-páginas de forma livre, a partir de suas próprias interpretações da obra.

            O presidente da APAC de Alfenas, José Eduardo, que é também estudante do curso de Letras, contou como surgiu a ideia de desenvolver uma ação sobre a obra de Cervantes com os recuperandos da APAC, oportunidade em que explicou que a unidade de Alfenas é uma das 83 do Brasil e a única a realizar uma atividade dessa natureza com os recuperandos.

            A aluna Catharina apresentou o blog criado com a finalidade de compartilhar e socializar os trabalhos, reunindo todas as ações desenvolvidas no projeto.

Conforme explicou a bolsista, essa página foi criada pela ex-aluna do projeto, Andréia de Fátima Tomé, ainda em 2015.             Neste ano de 2016, Catharina foi convidada pelo professor Ítalo a integrar o projeto e manter a página em funcionamento. “Eu queria agradecer imensamente ao Prof. Ítalo pelo convite e pela oportunidade. Esse trabalho com o pessoal da APAC e com Quixote é transformador”, disse, ressaltando que o contato com esse trabalho possibilitou que ela voltasse no tempo e acreditasse nos sonhos.

 

Saiba mais

 

 

Alunos de Poços de Caldas criam gerador para iluminar área de vivência do campus

Projeto de extensão foi desenvolvido com materiais recicláveis

 

            Os trabalhos propostos para o final do semestre na disciplina de “Noções de Direito Ambiental” do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, têm motivado os alunos a desenvolver ações de extensão que resultam em projetos que impactam na vida da comunidade. Este é o caso do “Gerador Eólico”, criado por um grupo de estudantes a partir de materiais recicláveis que possibilitou iluminar uma área de vivência do campus.

            Segundo a professora Wilges Ariana Bruscato, responsável pela disciplina, esses projetos são alinhados ao eixo de Humanidades e Projetos da unidade curricular do curso, e consistem em organizar e documentar a atividade em vídeo.

            O projeto “Gerador Eólico” foi desenvolvido pelos alunos Bruno Andrade Fonseca, Carolina Berraut Chiminazo, Crystian Willian Bastos, Daiana Gabriela Oliveira, Danilo Acácio de Abreu, Leonardo Vianna Figueiredo e Márcio Carvalho da Fonseca, que prepararam o equipamento utilizando um dínamo de bicicleta.

            Conforme os estudantes documentam no vídeo, o primeiro passo foi definir onde colocar uma lâmpada.  Para isso, avaliaram um local no campus Poços de Caldas onde estava pouco iluminado à noite e, a partir de então, testaram o dínamo no laboratório. Com a ajuda de técnicos, montaram a base do gerador com todo circuito, usando, entre outros materiais: balde de concreto, latas vazias de tinta, parafusos em ganchos e, também, quadrado de metal, aros e pneus de bicicleta para a turbina.

            A segunda fase envolveu a fixação do gerador na área e a instalação elétrica.

            Com o resultado bem-sucedido do projeto, o grupo entrevistou algumas pessoas da comunidade universitária para saber a repercussão da iniciativa, entre elas, o professor Laos Alexandre Hirano, que parabenizou a proativade dos alunos. “Entendo que é um projeto que, além de atender as demandas do grupo, pode atender futuras demandas. Então quer dizer que daqui a 10 anos, entrarão calouros que ainda poderão aprender Física, também iniciativas ecologicamente corretas e conversão de energia. Trata-se da instalação de um novo material didático através da iniciativa de alunos”, afirmou.

            Destacando que o trabalho envolveu não apenas quem participou do grupo, mas também colaboradores, um integrante da equipe agradeceu o apoio recebido e falou do quanto foi significante para os envolvidos a realização dessa proposta. “Fazer esse projeto foi um grande aprendizado em várias áreas. O benefício não vai ser só de quem vai utilizar dessa lâmpada, mas também foi nosso, porque a gente aprendeu muito”, enfatizou.

 

Confira o vídeo que documentou o projeto:

 

 

 

 

Mais notícias da semana:

 

:: UNIFAL-MG participará da Operação "Rondônia Cinquentenário" do Projeto Rondon

Coordenação institucional irá selecionar até oito acadêmicos

:: Show de simpatia contagia participantes da confraternização da Unati 2016

Apresentações culturais marcaram o encerramento das atividades do ano

:: Mestrado em Ciências Biológicas realiza primeira defesa na UNIFAL-MG

Apresentação da discente Natalia Ingrid Oliveira da Silva marcou a história do programa

:: UNIFAL-MG recebe convite para projetos de parceria com Universidade de Lisboa

Proposta envolve os temas "História Moderna", "Ensino de História" e "Educação"

:: Projetos de pesquisadores da UNIFAL-MG são contemplados em chamada do CNPq

Universidade obteve 12 propostas aprovadas

:: Servidores participam de capacitação em Gestão e Fiscalização de Contratos

Ministrado pelo auditor chefe da UNIFAL-MG, tema envolveu contratos firmados com a FACEPE

:: Campus Varginha marca presença em Congresso de Administração em Juiz de Fora

Professores Hélio Lemes e Paulo Roberto representaram a Universidade no evento

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.