Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 27 de Janeiro de 2017 – Ano VI – Nº 182

 

Ex-aluna da UNIFAL-MG é mestre em História Econômica pela USP

Natânia Ferreira é fruto da primeira turma de Ciência e Economia do campus Varginha

 

 

            A egressa da primeira turma do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG, campus Varginha, Natânia Silva Ferreira, deu mais um importante passo na sua formação profissional: defendeu em dezembro a dissertação “Elite agrária e processo de urbanização: o município de Varginha-MG (1882-1920)”, no Programa de Pós-Graduação em História Econômica, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

            Em bate-papo com a Assessoria de Comunicação Social, a ex-aluna, também graduada em Ciências Econômicas na Universidade e agora mestre em História Econômica, comentou a pesquisa e a conquista, relembrando que iniciou seus estudos na UNIFAL-MG, quando o campus funcionava ainda no antigo espaço de um laticínio em Varginha.

 

O PAPEL DA ELITE AGRÁRIA NA URBANIZAÇÃO DE VARGINHA

 

            O trabalho de Natânia envolveu a formação e urbanização do município de Varginha, do período de sua emancipação (1882) até 1920. “Varginha foi uma das cidades sul-mineiras emancipadas num contexto de expansão da atividade da cafeicultura pelo estado, sendo elevada à categoria de vila justamente quando o Brasil, como um todo, passava por modernização de padrões de consumo, com destaque para o processo de urbanização, ou seja, a transição do século XIX para o século XX”, enfatiza a autora da pesquisa.

            Utilizando como fonte, as atas da Câmara Municipal, Natânia destacou o processo de urbanização local conduzido pelos vereadores, com a aprovação de projetos e leis relativos às melhorias urbanas; por meio dos registros de imóveis, partindo de análises das transações de imóveis rurais e urbanos. “Foi possível compreender como parte da população lidava com as transformações do espaço urbano”, diz, acrescentando: “Com a utilização dos inventários post-mortem, considerando a estrutura de riqueza do conjunto de inventariados e de membros da elite, entendemos quem eram as personagens que mais se beneficiavam das transformações urbanas.”

            Conforme Natânia, fundamentada nessas fontes e orientada pela bibliografia adotada para o trabalho, foi possível reconstruir a História Econômica de Varginha, dando atenção para as especificidades de seu processo de urbanização. “Varginha passava por transformações em seu espaço urbano, porém, ao mesmo tempo, contava com grande peso de atividades ligadas ao campo, daí o processo de urbanização marcado pela presença de uma elite agrária”, salienta.

            Para desenvolver a dissertação, a autora contou com orientação do professor Alexandre Macchione Saes, atualmente docente da USP, que já integrou a equipe da UNIFAL-MG. “Eu era bolsista da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP, na época da graduação na UNIFAL-MG. Alexandre me orientou desde a Iniciação Científica até o mestrado. Foram dois anos de Iniciação Científica mais o mestrado”, conta a ex-aluna que se graduou em 2012 na UNIFAL-MG.

            Também compuseram a banca durante a defesa da dissertação no dia 19/12/2016, na USP, os professores: Thiago Gambi (UNIFAL-MG) e José Flávio Motta (USP).

            Fruto da primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da Universidade, Natânia agora parte para o doutorado no Programa de Desenvolvimento Econômico da Universidade Estadual de Campinas, na área de concentração: História Econômica, e reforça a importância de continuar avançando nessa caminhada. “A defesa da dissertação de mestrado serve para refletirmos que por mais que caminhemos, mais o caminho se mostra extenso; por mais que avancemos na vida acadêmica, mais é preciso avançar. E mesmo assim, eu vou caminhar e avançar, sempre”, deixa seu recado.

 

 

Pesquisadora da trajetória de Clarice Lispector participa de reportagem especial

Profa. Aparecida Nunes foi entrevistada por portal que destacou publicações da escritora

 

            Em dezembro, a escritora Clarice Lispector completaria 96 anos e para celebrar a data, o portal “Moda Sem Crise”, elaborou uma reportagem especial, que contou com a contribuição da professora de Literatura Brasileira da UNIFAL-MG, Aparecida Maria Nunes, pesquisadora da produção jornalística de Clarice.

            Intitulada “Do indizível ao trivial: Clarice Lispector escreveu sobre moda e comportamento”, a reportagem enfatiza as publicações sobre moda, beleza, comportamento e até mesmo sobre cuidados com o ambiente doméstico, da escritora.

            “Muito viajada, principalmente por acompanhar o marido diplomata em estadas em diferentes países, Clarice tinha vários livros internacionais a partir dos quais se informava para as dicas de moda”, afirmou a Profa. Aparecida, na entrevista concedida à repórter, Deisy de Assis.

            Vale lembrar que a pesquisadora da Universidade é autora do livro “Clarice Lispector jornalista – Páginas Femininas e Outras Páginas”, e também organizadora das publicações Correio Feminino e Só para Mulheres, com textos extraídos das colunas femininas feitas pela escritora.

 

Confira a seguir a reportagem na íntegra

 

 

Mais notícias de destaque:

 

:: Novos servidores são acolhidos na Universidade

Confira fotos dos recém-chegados, empossados em dezembro

:: Nome social para travestis e transexuais é realidade na UNIFAL-MG

Política de uso do nome social na Instituição foi aprovada pelo Conselho Universitário

:: Município de Alfenas apresenta cenário de estágios para alunos de Medicina

UNIFAL-MG reforça parceria com a Prefeitura Municipal e a Santa Casa de Alfenas

:: MEC publica edital do Sisu

Confira comunicado da UNIFAL-MG

:: Pesquisador da UNIFAL-MG descarta relação de tremor em Poços com vulcão

Em reportagem para portal da cidade, Prof. Fabiano Cabañas Navarro comentou o abalo

:: Artigo de mestranda da UNIFAL-MG é destaque no Conselho Regional de Enfermagem

Utilização da acupuntura pelo enfermeiro foi o tema do trabalho repercutido pelo Coren-MG

:: UNIFAL-MG tem mais um curso de mestrado recomendado pela Capes

Economia passa a integrar os programas de pós-graduação

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.