Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 17 de Fevereiro de 2017 – Ano VI – Nº 185

UNIFAL-MG recebe avaliadores do Inep para recredenciamento da Instituição

Visitas às instalações e reuniões com a comunidade acadêmica fizeram parte das atividades

A UNIFAL-MG recebeu de 13 a 16/02, a visita da Comissão de Avaliadores para fins recredenciamento, instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A visita integra o processo que avalia as condições de gestão da Universidade.

Formada por três membros, a comissão observa aspectos de infraestrutura, pedagógicos e administrativos da Instituição, avaliando, ao todo, dez dimensões, dentre as quais: a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); planejamento e autoavaliação; as políticas para o ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão; a responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; as políticas de atendimento aos discentes, bem como atualização e ampliação do acervo bibliográfico e serviços da biblioteca, sustentabilidade financeira, corpo docente e comunicação com a sociedade.

As atividades tiveram início na segunda-feira, 13/02, quando os avaliadores, professores Cacilda Soares de Andrade (UFPE), Juarez Patrício de Oliveira Junior (UFG) e Maria Lucia Accioly Teixeira Pinto (UFPR), foram recebidos pelos dirigentes da Universidade para apresentação da comissão e da proposta de atividades.

O cronograma dos quatro dias de trabalho envolveu visita às instalações da UNIFAL-MG, para conhecer salas de aula e laboratórios, salas de docentes e coordenações, ambientes administrativos, secretaria acadêmica e biblioteca; reuniões com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o corpo docente, com coordenadores de curso, com os técnico-administrativos e com os discentes.

A previsão é de que nos próximos dias, o Inep encaminhe à Universidade o relatório da avaliação, cujo análise conduzirá ao ato de recredenciamento com seu Conceito Institucional (CI).

Avaliação Externa

A avaliação compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente ao relatório produzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o processo de avaliação dos cursos de graduação, em que são analisados pedidos de reconhecimento e renovação de reconhecimento, além do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

“Terra da Gente” apresenta a natureza sob o olhar de estudante da UNIFAL-MG

Portal do programa destacou registros fotográficos do aluno Rafael Menegucci

O portal do programa Terra da Gente, desenvolvido pela emissora EPTV, vinculada à Globo, divulgou no mês de janeiro, uma reportagem sobre as fotografias feitas da natureza, pelo estudante da UNIFAL-MG, Rafael Costabile Menegucci, do 8º período do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado).

Conforme a matéria, há dois anos, Rafael faz saídas mensais em busca de dados para suas pesquisas em desenvolvimento, oportunidades em que não deixa de levar o equipamento fotográfico. “A câmera está sempre pendurada no pescoço, preparada para os registros”, conta na reportagem.

O estudante relata também que sua preocupação é lançar um olhar diferente sobre algumas espécies que grande parte das pessoas julga ‘aterrorizantes’. “Depois de entrar na faculdade, senti a necessidade de registrar aquilo que observava e que poucos têm a oportunidade de ver”, revela.

Acesse a reportagem na íntegra

Mais destaques da semana:

:: Comunidade científica discute os avanços em pesquisas sobre insetos sociais
Grupo de pesquisa da UNIFAL-MG organizou evento que reuniu pesquisadores da área em Poços

:: Terapia em grupo promove espaço de partilha e promoção de saúde na UNIFAL-MG
Novos encontros do projeto “Roda de Terapia Comunitária Integrativa” a partir do dia 21/02

:: Febre amarela é tema do informativo "Comunicação e Informação em Enfermagem"
Equipe do projeto fala da importância da prevenção da doença

:: Rádio UFMG destaca estudo de professor da UNIFAL-MG sobre poética e teoria
Tese de Wellington Ferreira defendida em 2016 foi tema do programa Universo Literário

:: UNIFAL-MG lança Manual do Aluno em versão web
Guia apresenta informações úteis para a trajetória acadêmica dos estudantes

:: Trabalho sobre Planejamento da Operação Energética é premiado em evento mundial
Conheça o projeto da Profa. Thais Gama que recebeu "Certificado de Mérito" na Califórnia

:: UNIFAL-MG celebra termo de cooperação com Universidade de Andorra
Parceria foi firmada em cerimônia simbólica realizada via webconferência

:: Cineclube UNIFAL-MG apresenta 4º Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico
Sessão especial contará com o documentário "Música Libre" amanhã, 18/02

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.