Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 17 de Março de 2017 – Ano VI – Nº 188

 

Cursos da UNIFAL-MG contribuem para a melhoria dos serviços de saúde de Alfenas

Parceria com o município auxilia na formação prática dos estudantes em campos de estágio

 

            No mês de fevereiro, representantes dos cursos da área de saúde da UNIFAL-MG participaram de uma reunião com o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, e com a secretária de saúde, Deyv Cabral de Assis. O encontro, realizado na sede, visou apresentar o potencial das parcerias entre a Universidade e o município, com o intuito de assegurar os espaços de estágios para os alunos e, consequentemente, a melhoria dos serviços de saúde oferecidos em Alfenas.

            “O objetivo é integrar a assistência e a rede física da Universidade com a Prefeitura. A unificação otimiza, trazendo eficiência e agilidade”, explicou o prefeito.

            Além do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, também participaram da reunião, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; representantes de unidades acadêmicas e os coordenadores de cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

 

Estreitando parcerias para novas frentes de atuação

 

            A continuidade do estágio no SUS para estudantes do curso de Farmácia, por exemplo, foi garantida pelo prefeito, parceria que acontece há mais de 20 anos.

            Segundo a vice-coordenadora do curso, Profa. Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá, o estágio no SUS tem o objetivo de capacitar o acadêmico para a prática de dispensação em farmácia das Unidades de Atenção Primária à Saúde (SUS) e também para o exercício da Assistência Farmacêutica em todas as etapas constitutivas e direcionadas aos programas desenvolvidos no município, o que envolve a orientação aos pacientes quanto ao uso correto dos seus medicamentos; a vivência da Assistência Farmacêutica e de Saúde Comunitária e, ainda, Atenção Farmacêutica aos pacientes em seus domicílios.

            “A farmácia ambulatorial, presente na Unidade Básica de Saúde, é um espaço importante para o desenvolvimento de ações educativas. Por meio dela, o farmacêutico, assim como outros profissionais de saúde, tem o compromisso de compartilhar seu conhecimento técnico com a população, sem deixar de reconhecer a importância dos conhecimentos populares”, comenta, enfatizando que proporcionar o estágio nos serviços farmacêuticos de Atenção Primária à Saúde, pode contribuir para que o acadêmico do curso de Farmácia da Universidade seja capaz de atuar em defesa da saúde do usuário por meio da promoção do uso racional de medicamentos e da segurança do paciente.

            Para o curso de Fisioterapia, conforme conta a professora Silvia Lanziotti, responsável pela disciplina e pelo estágio em "Saúde Coletiva em Fisioterapia", o prefeito apresentou a possibilidade de parceria para continuidade da inserção do fisioterapeuta na Atenção Básica do município. Além disso, a Clínica de Fisioterapia da Universidade é referência de atenção secundária do município e faz parte da Rede Municipal, o que de acordo com a docente, é uma proposta que deve continuar. “Esta parceria é fundamental, pois permite que o aluno seja inserido na Rede de Atenção, nos níveis primário, secundário e terciário, e seja possível o seu conhecimento sobre o trânsito do paciente em todos os níveis, permitindo ações com integralidade”, avalia a professora, acrescentando: “Esperamos que estas relações sejam mais estreitadas e possamos trabalhar juntos em novas propostas”.

            Durante a reunião, Luizinho também confirmou os convênios na área de saúde pública, via Núcleo de Atenção Saúde da Família (NASF) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da reestruturação do estágio no Restaurante Popular desde que este esteja em condições de receber estagiários. “O estágio final é obrigatório e dessa forma os ajudaria a terminar o curso sem precisar fazer estágio em outra cidade”, comentou a diretora da Faculdade de Nutrição, Profa. Letícia Yamada.

            Representando o curso de Odontologia na oportunidade, o professor Alessandro Pereira, também pró-reitor adjunto de Graduação, informou que os alunos do 9º período do curso continuarão a realizar as atividades de estágio nas Unidades de Saúde da Família de Alfenas e no Centro Odontológico Municipal. “O prefeito  propôs uma parceria para que os professores  da disciplina de Saúde Coletiva do curso auxiliassem o município para a realização de um levantamento epidemiológico”, contou, adiantando que outra proposta do prefeito foi que caso seja implantado o Centro de Especialidades Odontológicas na UNIFAL-MG, o munícipio faria uma parceria para o repasse de recursos.

            Quanto à contribuição dessa parceria para formação dos alunos do curso de Odontologia, Prof. Alessandro afirmou: “Esta parceria favorece a aproximação da Universidade com a comunidade e oportuniza aos alunos um espaço de reflexão sobre o funcionamento sistema público de saúde bucal, suas potencialidades e desafios, além de permitir uma melhor compreensão dos determinantes sociais do processo saúde-doença e formação cidadã do futuro profissional de saúde”.

            A pró-reitora de Extensão avalia de forma positiva essa aproximação com a Prefeitura Municipal. “A parceria com a prefeitura é muito importante para a Universidade no sentido de dar oportunidade tanto para a qualidade da formação dos estudantes quanto para o exercício do compromisso social”, afirmou Profa. Eliane.

            De acordo com a pró-reitora, por meio da Extensão, as ações em parceria com a Prefeitura Municipal se ampliam ainda mais, envolvendo também projetos de cursos de capacitação para a Educação Inclusiva, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA); atividades culturais envolvendo grupos musicais, teatro e outras iniciativas culturais; além de auxílio no projeto Cidade Escola, que é o novo programa da Prefeitura, voltado para levar o ensino também para praças, ruas e comunidades.

 

 

Projeto em UroFisioterapia da UNIFAL-MG está na final da “Top 100 Startups”

Trabalho ganhará visibilidade dentro da comunidade de grandes empresas e investidores

 

            O projeto “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico” coordenado pela professora do curso de Fisioterapia, Simone Botelho Pereira, está na final da “Top 100 Startups”, lançada na 9ª edição do Open Innovation Week, que aconteceu em São Paulo, nos dias 21 e 22/02, sob o tema “Novos modelos de negócios

para inovação”.

            Este é o principal evento de empreendedorismo e  inovação aberta entre startups e grandes empresas, que reúne empreendedores, executivos e pesquisadores da  comunidade científica, com a finalidade de engajar e propor novas práticas e metodologias de modelos de negócios para a inovação. 

            “As Top 100 Startups terão seus nomes publicados em edição especial do Jornal Valor Econômico, previsto para o fim do mês de abril e a visibilidade máxima dentro da comunidade de grandes empresas e investidores olheiros do programa 100 Open Startups”, conta professora Simone.

            De acordo com a pesquisadora, no ano de 2016, quando aconteceu o lançamento do ranking, as startups Top 100 firmaram mais de 100 contratos com as empresas da rede corporativa do programa e cerca de 30 delas conseguiram captar investimentos junto à rede de investidores. Na edição passada, participaram do programa pouco mais de 1.600 startups de todo o país. “A exposição do ranking garante às startups a visibilidade como um das 100 startups mais atraentes para o mercado brasileiro, abrindo portas para diversas oportunidades”, enfatiza.

            Conforme a pesquisadora, na edição atual, os números todos praticamente dobraram. Foram mais de 2.800 projetos apresentados as 325 grandes empresas da rede corporativa. “A expectativa é ultrapassar o número de 200 contratos”, destaca.

            O projeto da UNIFAL-MG finalista é uma ramificação do projeto intitulado “Exercícios de Reeducação da Postura Pélvica Podem Beneficiar a Atividade dos Músculos do Assoalho Pélvico?” e consiste no desenvolvimento de um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame. “Por meio da realização de movimentos pélvicos e contração dos músculos da região pélvica, as pacientes poderão realizar os exercícios terapêuticos de forma interativa e divertida. Além disso, os objetivos propostos são atingidos de forma eficaz, uma vez que este tipo de intervenção incentiva à aderência e motivação das praticantes”, explica Profa. Simone.

            Vale lembrar que esse mesmo trabalho foi premiado pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, em agosto de 2016, após ser selecionado durante a Mostra Inova Minas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) junto a outros três projetos escolhidos para participar da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit).

 

 

 

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Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

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