Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 24 de Março de 2017 – Ano VI – Nº 189

 

Jornada na UNIFAL-MG valoriza universo hispânico

Exposições integraram atividades desenvolvidas por pibidianos do curso de Letras/Espanhol

 

            Os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UNIFAL-MG, do curso de Letras/Espanhol, realizaram uma jornada entre os dias 06 e 15/03, que envolveu minicursos, oficinas e exibições de filmes, destinados aos acadêmicos da Universidade e da comunidade alfenense. Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se duas exposições que integram o universo do mundo hispânico: Arte do Flamenco e Vida e obra de Eduardo Galeano.

            Intitulado “1ª Jornada Pibidiana de Letras/Espanhol”, o evento foi orientado pelo professor Italo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que é também coordenador do Pibid Letras/Espanhol. “Aproveitando o encerramento das atividades docentes regulares do 2º semestre de 2016, e também da carga horária que os discentes do Programa devem cumprir, enquanto bolsistas de Iniciação à Docência, foi desenvolvida a iniciativa que permitiu, aos participantes inscritos, atualização e certificação de horas formativas em seus respectivos cursos e/ou interesses de pesquisa e formação”, explica Prof. Italo, que ressaltou o apoio logístico recebido do Pibid Institucional, da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade para a realização.

            Comentando a escolha pela exposição da “Arte do Flamenco”, o orientador do grupo disse que a proposta da atividade foi tornar mais conhecido, um dos símbolos da cultura espanhola. “A Arte do Flamenco teve como objetivo dar a conhecer alguns subsídios musicais e materiais como roupas, castanholas, leques e imagens que integram a cultura hispânica do flamenco, cujas origens se remontam às culturas cigana e mourisca da península ibérica”, destacou.

            O professor também falou a respeito da mostra “Vida e obra de Eduardo Galeano”, que teve por finalidade apresentar o destacado jornalista e escritor uruguaio, reconhecido como um ícone da cultura e das letras latino-americanas, e autor de mais de quarenta livros, alguns dos quais já foram traduzidos em diversos idiomas, sendo que muitas de suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e história. “Galeano faleceu em 2015 e foi muito conhecido no âmbito cultural hispano-americano pelo que se considera sua obra-prima: As Veias Abertas da América Latina (1971), livro que faz uma análise da história da América Latina sob o ponto de vista da exploração econômica e da dominação política, desde a colonização europeia até a contemporaneidade da época em que foi lançado”, conta, acrescentando que a obra foi escrita em um período contextualizado pela Guerra Fria (1945-1991) e pelo início de um ciclo de regimes ditatoriais nos países latino-americanos.

            Conforme Prof. Italo, a exposição oportunizou apresentar também outra série de títulos de Galeano que fazem parte do acervo e se encontram disponíveis para consulta, leitura e empréstimo na Biblioteca Central da UNIFAL-MG.

            “Cabe destacar a importância, incentivo e promoção destas atividades na formação dos pibidianos de Iniciação à Docência envolvidos, e também da participação das supervisoras de língua espanhola, professoras Fabiane Cristiane Carlos Freitas, que atua na Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira, junto à Jacqueline Lopes, supervisora voluntária, e de Katia Aparecida Franco Santos, que ministra aulas de espanhol na Escola Estadual Pe. José Grimminck, todas docentes formadas pelo curso de Letras, Licenciatura em Espanhol, da UNIFAL-MG”, ressaltou.

 

Saiba mais

 

Especialista da UNIFAL-MG explica aumento na produção de ovos de galinha no país

Em reportagem da EPTV, Prof. João Marcos Caixeta Franco avalia motivos do recorde

 

            O professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, João Marcos Caixeta Franco, especialista em Economia Rural, explicou em reportagem do Jornal da EPTV, da 2ª edição dessa segunda-feira, 20/03, alguns aspectos que influenciam no aumento do consumo de ovos de galinha no Brasil.

            De acordo com dados do IBGE, o Brasil bateu recorde na produção em 2016, alcançando o patamar de 3,10 bilhões de dúzias: 5,8% a mais que em 2015. Em Minas Gerais, o segundo maior produtor do país, foram 101.469 mil dúzias: 13 milhões a mais que no ano anterior.

            Explicando os motivos desse aumento na produção e no consumo, Prof. João Marcos destacou: “O primeiro deles é que uma proteína nobre do ponto de vista nutricional, de fácil preparo e também de fácil acesso para a população, os outros dois motivos seriam do ponto de vista, daqueles que querem ganhar massa muscular, que têm feito a malhação”, disse.

 

Confira na íntegra:

 

 

 

Outras notícias de destaque:

 

:: UNIFAL-MG abre inscrições para transferência externa e obtenção de novo título
Interessados podem se inscrever pela internet de 22 a 29/03

:: Especialização em Gestão Pública Municipal abre processo de seleção para tutores
Inscrições de 22/03 a 06/04

:: Prêmio Mares Guia 2017 foi lançado essa semana
Premiação contemplará “Instituição/Empresa” e “Empresa Jovem” com atuação em C&T

:: Revista internacional de Física repercute trabalho de pesquisador da UNIFAL-MG
Confira do que se trata o artigo de autoria do professor Fernando Gardim

:: Importância da História para o Direito é ressaltada em palestra em Varginha
Integrantes do mestrado em História da UNIFAL-MG participaram de atividade na Fadiva

:: Escola de Enfermagem promove curso de Suporte Básico de Vida na Santa Casa
Treinamento foi realizado por meio da metodologia de simulação clínica com manequins

:: Núcleo Tecnológico do CEAD divulga comunicado sobre funcionamento do Moodle
Acesse!

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.