Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 31 de Março de 2017 – Ano VI – Nº 190

 

Projeto de extensão socializa o conhecimento de ciência básica nas redes sociais

Conheça a série de vídeos do “Tekokuaba” desenvolvido no campus Poços de Caldas

 

            Promover o conhecimento da ciência básica em linguagem acessível para a comunidade nas redes sociais é o objetivo de um projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG.

            “Tekokuaba: em busca do constituinte fundamental” é o nome dado a uma série de vídeos curtos, de aproximadamente cinco minutos, produzidos com animações e disponibilizados no canal YouTube, que busca discutir, de forma acessível, como evoluiu e qual o cenário atual sobre os blocos fundamentais da matéria pelos quais todos nós somos formados. “Este projeto nasceu com intuito de levar a essência da Física de Partículas a todas as pessoas, sejam elas crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma dinâmica e interativa, a fim de despertar o interesse na ciência contemporânea”, apresenta a equipe, formada por pesquisadores, alunos e técnico-administrativos da Universidade, sob a coordenação do professor Fernando Gonçalves Gardim, no canal.

            Nosso projeto é tupiniquim: tekokuaba, do tupi antigo, significa conhecimento das coisas”, conta o professor, que diz ser um grande diferencial deste trabalho a possibilidade de comunicar com os surdos, uma vez que além da narração em português, há também a tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “O projeto de tradução de termos de ciência moderna é algo muito complicado, pois não há sinais para muitos dos termos científicos, e estamos tendo que adaptar vários sinais para que estes correspondam exatamente ao conhecimento por detrás destes”, diz.

            Conforme o professor, atualmente há três episódios lançados, de uma série de 12, os quais abordam a constituição mais fundamental da matéria. “Este conhecimento está relacionado com nossas buscas atuais na área de Física, mas que já vem sendo pensado desde a época pré-socrática. Para este fim, a humanidade, por meio de grandes colaborações internacionais, criou o maior experimento da Terra: o Grande Colisor de Hádrons”, explica.

            O pesquisador enfatiza que além de disponibilizar os vídeos com linguagem não-técnica pela internet, a intenção é fazer com que esse material seja útil também para qualificar professores da educação básica e do ensino médio, para que possam dialogar com os estudantes. “O trabalho está no início, mas a recepção que estamos obtendo através das redes sociais é muito empolgante e encorajador, tanto que a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais acatou nossa solicitação de fomento para a realização”, conta.

 

ORIGEM DO PROJETO

 

            De acordo com Prof. Fernando, norteado por ponderações como: “Vivemos em uma sociedade curiosamente dependente de ciência e tecnologia, na qual quase ninguém sabe coisa alguma sobre ciência e tecnologia" de Carl Sagan, e "Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância” de Anísio Teixeira, nasceu a reflexão acerca de como um educador de 3º grau e pesquisador poderia contribuir para que problemas como esses diminuíssem. “Atualmente, falta um educar para esta visão do conhecer pelo conhecer, que no fim nos apresenta como libertador. Desta forma precisa-se passar informações acuradas para toda a sociedade sobre ciência básica, e ao mesmo tempo alcançar muitas pessoas, de todas as idades, credos, classes, raças etc., que vivem neste tempo”, enfatiza.

            Explicando o alcance do projeto, o pesquisador ressalta: “A aplicabilidade deste projeto é imensa, tendo em vista que o conteúdo criado, desde a arte visual por animações em computador até a linguagem e a tradução para LIBRAS, propiciará um ambiente rico de informações científicas para que todos possam ver as sombras e sair da caverna.”

 

Confira os vídeos, no canal YouTube

 Acesse também a página do Tekokuaba no Facebook

 

Em reportagem, professor da UNIFAL-MG avalia nível do Lago de Furnas

Clibson Alves dos Santos falou sobre o sistema hídrico da região no Jornal da EPTV

 

            No Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Jornal da EPTV mostrou o cenário das cidades banhadas pelo Lago de Furnas, apresentando a preocupação de piscicultores e comerciantes com a chegada do outono, e a possibilidade de uma estiagem diminuir ainda mais o nível da represa. Para repercutir o assunto, a repórter Andréia Marques conversou com o professor do curso de Geografia da UNIFAL-MG, Clibson Alves dos Santos, que é também o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno de Furnas (CBH Furnas).

            “Essas chuvas agem no sentido de começar a reequilibrar o sistema hídrico da região, mas elas não são suficientes para que se possa ter uma acumulação ideal do lago”, afirmou o docente na entrevista.

 

Assista na íntegra:

 

“Universidade Federal: História e Perspectivas” será tema de palestra com o secretário executivo da Andifes na UNIFAL-MG

Evento integra as atividades em comemoração aos 103 anos na segunda-feira, 03/04

 

            A UNIFAL-MG completará 103 anos de fundação institucional na segunda-feira, 03/04, e dentre os eventos que compõem a programação, haverá palestra com o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Universidades Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Henrique de Sousa Balduíno, no auditório Dr. João Leão de Faria, às 10h, que falará sobre “Universidade Federal: História e Perspectivas”.

            As atividades terão início às 08h30, em frente ao Pavilhão Central de Aulas – PCA, com o Hasteamento das Bandeiras. Em seguida, haverá a cerimônia de Jubileu de Ouro do curso de Odontologia e, na sequência, a palestra com o convidado da Andifes.

 

Acesse programação completa dos eventos comemorativos

 

Outros destaques:

 

:: Participantes da Unati poderão se matricular em cursos de graduação da UNIFAL-MG
Matrícula será realizada no DRGCA nos dias 06 e 07/04

:: Concluintes de 13 cursos colam grau na sede da UNIFAL-MG
Confira fotos da cerimônia

:: Inscrições abertas para o curso online "Pensando em Códigos"
Interessados devem se inscrever pela internet até o dia 02/04

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

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