Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 07 de Abril de 2017 – Ano VI – Nº 191

 

Primeira turma de Pedagogia na modalidade a distância cola grau na UNIFAL-MG

Familiares, amigos e tutores dos acadêmicos vieram dos polos para prestigiar o momento

 

            Mais de 100 estudantes concluintes da primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIFAL-MG, na modalidade a distância, colaram grau no dia 01/04, no auditório Dr. João Leão de Faria. Esta é uma das turmas de formandos mais numerosas da Universidade.

            Familiares, amigos e tutores dos acadêmicos vieram dos polos de Araras-MG, Bragança Paulista-SP, Campinas-SP,  Campo Belo-MG, Conceição do Mato Dentro-MG, Santa Isabel-SP, São João da Boa Vista-SP, para prestigiar o momento, que foi dividido em duas cerimônias conduzidas pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo.

            No período da manhã, os concluintes ouviram emocionados as palavras do paraninfo, Prof. André Luís Sena Mariano, que destacou, parafraseando o autor espanhol Carlos Marcelo Garcia: “’Ser professor é um processo que começa muito antes dos cursos de formação e se estende por toda vida.’ Eis a chave da nossa profissão: vocês não começaram a aprender a ser professores nas cadeiras de casa de vocês, enquanto faziam tarefas, liam textos. Vocês não aprenderam a ser professores nestes quatro anos e meio. Aqui, vocês descobriram que foi somente uma etapa formativa e que aprender a ser professor é algo que se concretiza na prática. Vocês descobrirão, se é que já não o fizeram, a quantidade de conhecimentos e experiências a que vocês serão submetidos e jamais imaginaram”.

            À tarde, a coordenadora do curso, Profa. Vanessa Cristina Girotto, relembrou as conquistas e os desafios que acompanhou à frente da coordenação do curso, listando tudo que vivenciou nesse período. Em meio a agradecimentos e reconhecimento ao apoio recebido de diversas pessoas envolvidas no processo durante a jornada dos últimos cinco anos, Profa. Vanessa compartilhou a sua alegria por chegar até a conclusão de mais uma etapa. “Enquanto mulher, cristã, freireana e sujeito no mundo, não poderia deixar de exteriorizar meus sentimentos de alegria, comoção e satisfação, felicidade por ter tido a oportunidade de coordenar e aprender junto com a primeira turma de Pedagogia a distância da UNIFAL-MG. Foram cinco anos de muitos desafios, choros, risos, confusões, aprendizagens, amor, intolerância, descobertas, mas acima de tudo, muita gratidão. Despeço-me da primeira turma da Pedagogia EAD – UNIFAL-MG assim como da Coordenação do curso, tendo a certeza de que este é o encerramento de um ciclo, de muitas aprendizagens e o início de uma nova fase, tendo a certeza de que nenhum de nós sairá deste lugar da mesma forma como entrou, afinal, como já dizia meu velho amigo Freire: as pessoas não são, estão sendo”, enfatizou.

            A coordenadora ainda comentou o impacto do curso no âmbito acadêmico e também social, uma vez que discentes foram aprovadas em concursos públicos (polo de Araras-SP), cuja colação foi antecipada; e também uma acadêmica obteve aprovação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.

 

 

Servidoras do campus Varginha concluem mestrado pela Universidade

Larissa Souza e Edna de Oliveira receberam o certificado das mãos do reitor

 

            As servidoras do campus Varginha, professora Larissa Gonçalves Souza e a técnica-administrativa da assessoria pedagógica Edna de Oliveira receberam no dia 29/03, os certificados de conclusão de mestrado, que foram entregues pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, no Gabinete da Reitoria.

            Sob a orientação da docente Patrícia de Siqueira Ramos, a professora Larissa concluiu o mestrado pelo Programa de Estatística Aplicada e Biometria, na área de Ciências Agrárias, defendendo a dissertação intitulada “Agrupamento dos municípios do Sul/Sudoeste de Minas Gerais em relação ao envelhecimento populacional”, que contou também com a coorientação do docente Lincoln Frias.

            Explicando o estudo, Profa. Larissa diz que nas últimas décadas, o Brasil tem experimentado transformações em seu regime demográfico, que conduzem ao envelhecimento populacional e que tal fenômeno não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões do país, produzindo diferenciais demográficos. “O objetivo do trabalho foi agrupar os municípios da mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais em relação ao envelhecimento populacional. Utilizando um método de agrupamento (não hierárquico das k-médias), identifiquei os grupos de municípios mais envelhecidos e menos envelhecidos com base em indicadores demográficos”, descreve.

            Ao comentar a satisfação por mais uma etapa vencida na formação profissional, Profa. Larissa diz: “Estou realizando um grande sonho com a conclusão do mestrado, que me proporcionou amadurecimento, conhecimento e oportunidades incríveis. Agradeço aos meus orientadores e professores por todo o aprendizado e paciência durante esses anos. Sou grata também à Instituição que me recepcionou no início de 2010, quando ingressei no curso de Ciências Atuariais. Durante a graduação, eu pude amadurecer o meu sonho de seguir carreira acadêmica e me tornar docente nessa Instituição.”

            A pedagoga Edna concluiu o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – ProfiAP, defendendo o Trabalho de Conclusão Final sobre o tema “Evasão Universitária no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia”.

            Orientada pela docente Aline Lourenço Oliveira, a acadêmica desenvolveu um estudo sobre a evasão dos alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia do campus Varginha, buscando identificar os fatores desse fenômeno e estratégias institucionais para minimizar o problema.

            “A conclusão do mestrado representa a realização de um sonho e a coroação de uma história de luta”, diz a pedagoga. “Abandonei as atividades de trabalhadora rural e fui buscar o sonho da graduação e hoje comemoro, além do ingresso no serviço público federal, o título de mestre”, conta.

            Edna creditou a concretização dessa etapa às políticas de expansão do Ensino Superior. “Contrariando o discurso da meritocracia, acredito que esta vitória só foi possível graças às políticas públicas educacionais de expansão do Ensino Superior, efetivadas neste início de século, e ressalto a importância destas para a efetivação da justiça social no Brasil”, comentou.

            Expressando gratidão, a nova mestra ainda acrescentou: “Agradeço à UNIFAL-MG por nos possibilitar essa valiosa formação profissional e acredito que, além da conquista pessoal, os estudos desenvolvidos no mestrado poderão trazer grandes contribuições para a Instituição pois relaciona-se diretamente às minhas atividades de apoio pedagógico aos cursos de graduação do campus de Varginha”, finalizou.

 

 

Em programa da TV, discente da UNIFAL-MG explica os benefícios do chá de boldo

Maria do Socorro Fernandes Melo ensinou receitas dos diferentes tipos da planta medicinal

 

            O programa Terra da Gente, desenvolvido pela emissora EPTV, vinculada à Globo, divulgou no dia 01/04, uma reportagem sobre o boldo, uma planta medicinal que atua no estômago, intestino e fígado.

            Na oportunidade, a discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Maria do Socorro Fernandes Melo, supervisionada pela professora Maria Gabriela Nogueira Campos na linha de pesquisa em Polímeros e Biomateriais, explicou sobre os diferentes tipos da planta, seus benefícios e a maneira correta de se fazer o chá.

            Dentre as receitas apresentadas por Maria do Socorro, a primeira foi com o boldo do chile, planta esta destacada por ela como sendo considerada como o boldo verdadeiro. Além de explicar como fazer o chá, a pós-doutoranda chamou a atenção para um detalhe muito importante: "Ele possui uma grande quantidade de boldina, e o uso constante/contínuo, pode levar a intoxicação, e as pessoas devem ter muito cuidado".

 

Assista a reportagem na íntegra:

 

 

 

Outros destaques da semana:

 

:: Calouros do campus Poços de Caldas recebem as boas-vindas da Reitoria
Evento de acolhida integra atividades dos 103 anos da Instituição

:: Atuação da Enfermagem nos Programas de Pós-Graduação é tema de workshop
Evento reuniu acadêmicos e profissionais da área na Universidade

:: Cerimônias religiosas integram programação dos 103 anos da Instituição
Comunidade acadêmica participou de culto evangélico e de missa em ação de graças

:: UNIFAL-MG integra seminário sobre Reforma da Previdência na Andifes
Mesa de debate contou com a participação da pesquisadora da Universidade, Luísa Terra

:: Nota de Esclarecimento sobre Limites Orçamentários
Acesse na íntegra nota divulgada pela UNIFAL-MG

:: Plataforma de Gestão do PDI é apresentada em reunião do Forplad em Pernambuco
Gestores de Planejamento discutiram o projeto do software que será implantado na UNIFAL-MG

:: Instituição abre programação das comemorações dos 103 anos
Hasteamento de bandeiras, homenagens, palestra e exposição marcam o primeiro dia festivo

 

  

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.