Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 28 de Abril de 2017 – Ano VI – Nº 192

 

Campus Poços de Caldas é considerado modelo pela Câmara dos Deputados

Gestão do ICT foi reconhecida em audiência que discutiu desafios dos campi fora das sedes

 

            Em Audiência Pública, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no mês de dezembro, representantes de diversos campi avançados foram convidados a apresentar os desafios e problemas encontrados durante a implantação dos campi fora das sedes. O professor Cássius Anderson Miquele de Melo, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Campus Avançado de Poços de Caldas da UNIFAL-MG, foi convidado para apresentar o histórico de implantação e a atual situação acadêmica do campus.

            Conforme Prof. Cássius, considerando os resultados acadêmicos alcançados nos últimos anos, como número de titulados, quantidade de cursos de pós-graduação implantados (que não eram previstos no Plano de Implantação), redução da retenção e qualidade dos cursos segundo o INEP, o campus de Poços foi considerado como o modelo de gestão eficiente para os campi avançados. "Com dados fornecidos pela Proplan, pudemos mostrar nossa experiência e, principalmente, os grandes avanços que tivemos em número de titulados nos dois últimos anos", afirmou.

            Durante a audiência, o professor também ressaltou a necessidade de expansão do campus Poços de Caldas, enfatizando a importância do papel social exercido pela unidade. "Apesar de sermos considerados pelo MEC um exemplo de sucesso, fiz questão de reforçar a necessidade de expansão do campus, tanto para atingir sua função social quanto por uma questão de otimização de investimentos do MEC", destacou, comentando: "Esperamos que isso sirva como forma de sensibilizar as autoridades para a necessidade de investimentos para a expansão do campus de Poços de Caldas".

            A audiência "Os Problemas e Desafios dos Campi Fora das Sedes das Universidades Federais do Brasil" foi realizada em atendimento ao Requerimento nº 234/2016, de autoria do Deputado Leonardo Monteiro - (PT/MG).

 

Confira na íntegra o vídeo da audiência pública:

 

 

UNIFAL-MG integra Coordenação Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares

Profa. Ana Carolina Guerra foi indicada para representar a região Sudeste na Rede de ITCPs

 

            Durante o Seminário Nacional de Avaliação do Programa Nacional de Incubação (PRONINC), que aconteceu em Brasília – DF, nos dias 04 e 05/04, a professora Ana Carolina Guerra, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, campus Varginha, foi indicada e eleita para integrar a Coordenação Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – ITCPs, representando a região Sudeste.

            “A eleição de um representante da ITCP/UNIFAL-MG para a Coordenação Nacional da Rede de ITCPs tem uma importância muito significativa, em especial para a UNIFAL-MG, uma vez que seremos a única universidade do interior a compor a coordenação, nos posicionando em um contexto nacional de práticas extensionistas e de pesquisa acerca da economia solidária”, comenta a nova coordenadora regional, acrescentando que essa representação demonstra, principalmente, o papel de destaque que a incubadora da UNIFAL-MG vem desempenhando em termos regionais, e com respaldo nacional.

            Realizada de forma colegiada e composta por três integrantes, a Coordenação Nacional da Rede de ITCPs cumpre mandato de dois anos, com possibilidade dos membros serem reconduzidos por mais dois. Confira abaixo, os representantes de cada localidade:  

SOBRE A REDE DE ITCPS

 

            Conforme explica a docente, a Rede de ITCPs objetiva apoiar a formação e consolidação de empreendimentos de economia solidária, bem como prestar assessoria e formação a grupos já consolidados. “A rede surge para integrar de forma dinâmica as incubadoras e favorecer a transferência de tecnologias e conhecimentos, entre as universidades e as cooperativas populares”, enfatiza.

            Formada atualmente por 72 incubadoras, a ação das ITCPs origina de um processo de intensa articulação entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades em que funcionam. “As demandas originam-se dos grupos de economia solidária, que reúnem trabalhadores desocupados ou em situação de trabalho precário que, sem dispor de capital acumulado previamente, tentam empreender economicamente de forma coletiva, a partir de suas experiências e qualificações profissionais”, salienta, apontando que esses grupos necessitam de assessoria e formação para seus empreendimentos. "O papel das incubadoras é colocar professores e estudantes das mais diversas áreas, atuando interdisciplinarmente, para atender as demandas desses grupos", argumenta, afirmando que o trabalho exige muita pesquisa, capacidade de atuação em equipe, qualificação dos cursos universitários e processos adequados de extensão universitária.

            A pesquisadora também esclarece que, além da articulação intrarrede, a Rede de ITCPs se articula externamente, com o intuito de desenvolver as ações de geração de trabalho e renda e, sobretudo, nas discussões para o fortalecimento da economia solidária, com diferentes atores. “É nesse espaço que se constitui uma das funções primordiais da Coordenação da Rede de ITCPs, que é a articulação com esses diferentes atores”, observa, destacando dentre eles:  o Ministério do Trabalho e Emprego,  por meio da Subsecretaria de Economia Solidária (MTE/SENAES); o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); o Ministério da Educação (MEC); o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/FINEP), através da Financiadora de Estudos e Projetos; o Banco do Brasil, através da Fundação Banco do Brasil (BB/FBB); o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES); os Fóruns Estaduais de Economia Solidária (FEES), o Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), e as Prefeituras Municipais.

 

A ITCP/UNIFAL–MG

 

            A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade (ITCP/UNIFAL–MG) vem desenvolvendo suas atividades desde 2010, no intuito de contribuir para a geração de trabalho e renda. Através da relação dialógica que se mantém entre a Incubadora e os grupos beneficiários, ou seja, relação de trocas de conhecimentos e saberes, se constrói a base para o desenvolvimento das atividades propostas, que vão de encontro às demandas dos grupos. Em relação ao processo organizacional interno da ITCP, a mesma se encontra organizada em grupos de trabalho, a saber: Divulgação; Formação; Planejamento Interno; Grupo de Estudos; Clube de Trocas, além dos grupos para acompanhamento dos empreendimentos econômicos solidários.

            Além disso, a ITCP vem participando das atividades do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária. Outro fator que merece destaque é a constante construção de conhecimento que permeia as atividades da ITCP, demonstrado pelas recentes publicações de seus membros e participação em congressos e encontros da Rede de ITCPs, onde somente nos anos de 2015 e 2016 foram mais de 25 trabalhos apresentados. Atualmente a incubadora é coordenada pelo professor Dimitri Toledo e composta por uma equipe formada por mais três docentes do ICSA, e doze discentes dos diferentes cursos do campus Varginha.

 

 

Mais notícias de destaque:

 

:: "De Alunos a Leitores: o ensino da leitura na educação básica"
Este é o novo livro dos professores Robson Santos de Carvalho e Celso Ferrarezi Jr.

:: Colam grau concluintes dos cursos do campus Poços de Caldas
Cerimônias realizadas no Palace Casino reuniram cerca de 200 formandos

:: Formandos de 14 cursos colam grau na sede da UNIFAL-MG
Cerimônia foi realizada na segunda-feira, 24/04, no auditório Dr. João Leão de Faria

:: Vagas esgotadas para participar do projeto MAT Pilates
Servidores interessados devem comparecer às aulas no horário desejado

:: Dia Nacional de Libras é celebrado no campus Varginha
Alunos e tutores desenvolveram e exibiram para as turmas um vídeo na língua de sinais

:: Vídeo explicativo desvenda a atuação do profissional de atuária
Confira detalhes do curso multidisciplinar oferecido pela UNIFAL-MG no campus Varginha

:: UNIFAL-MG contribui para fortalecer o Ecossistema Local de Inovação
Campus Varginha atua na definição de políticas públicas junto ao município de Varginha

:: Direitos da pessoa com câncer
Acesse o informativo do projeto "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde"

:: Práticas integrativas amenizam inquietações e angústias na vida universitária
Terapia Comunitária na UNIFAL-MG abre espaço para partilha, acolhimento e inclusão

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.