Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 12 de Maio de 2017 – Ano VI – Nº 193

 

Atividades matemáticas contribuem para inclusão social de idosos em Alfenas

Conheça o projeto de extensão “Conversas sobre Matemática com pessoas idosas” da UNIFAL-MG

 

            Os idosos do Lar São Vicente de Paula de Alfenas estão participando de um projeto de extensão da UNIFAL-MG que visa trabalhar com atividades matemáticas variadas, que possam contribuir para ampliar a participação de pessoas da terceira idade na sociedade e até mesmo para a melhoria de sua qualidade de vida. Esta é a proposta do projeto “Conversas sobre Matemática com pessoas idosas" que realizou o primeiro encontro com seu público-alvo na terça-feira, 09/05.

            De acordo com o coordenador do projeto, professor Guilherme Henrique Gomes da Silva, docente do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, a ideia surgiu a partir da demanda ligada à inclusão social de pessoas na terceira idade que participam de programas sociais. “Há uma demanda da terceira idade para realização de atividades que tematizem a Matemática, haja vista uma expressiva camada da população, acima dos 60 anos, que aprecia a disciplina e gostaria de ter a oportunidade de se envolver com ela em situações não escolares”, explica.

            Prof. Guilherme enfatiza que o projeto se respalda nas ideias de Paulo Freire pensando a Extensão não como uma transferência de saberes, mas como um diálogo, uma construção coletiva por meio da qual os sujeitos “externos” à universidade, são estimulados a refletir conscientemente sobre a sua realidade. “A concepção que permeia esse projeto é que a Matemática é um componente de sustentação das práticas sociais e que o acesso a seu conhecimento tem que ser garantido nos diferentes espaços educacionais”, comenta.

            Neste primeiro encontro no Lar São Vicente de Paula, as alunas que atuam no projeto, Bruna Borges Silva e Nayara da Silva, do 7º período do curso de licenciatura em Matemática, desenvolveram atividades matemáticas utilizando o “Tangram”, um quebra-cabeças chinês formado por sete peças, compostas por triângulos grandes, pequenos quadrado e paralelogramo, com os quais se pode formar várias figuras. “As discentes estudam artigos científicos sobre o tema, discutem e elaboram atividades e estão diretamente envolvidas na aplicação das mesmas”, conta o coordenador.

            O professor anuncia que serão realizados mais seis encontros com os idosos do Lar São Vicente de Paula, além da possibilidade do desenvolvimento de oficinas também com idosos que participam do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da UNIFAL-MG. “No Lar São Vicente de Paula, a maioria dos idosos possui dificuldades de locomoção e possuem idade muito avançada. Muitos deles têm inclusive, dificuldades motoras. Contudo, aproximadamente 35 idosos participaram da primeira atividade. O primeiro feedback foi muito positivo, pois os idosos puderam conversar sobre Matemática e também trazer à tona recordações sobre sua vida escolar, além de desenvolverem um trabalho lúdico com o Tangram”, descreve.

            Segundo Prof. Guilherme, a expectativa é que as atividades geradas a partir da articulação entre Ensino e Pesquisa na área de Educação Matemática possam contribuir para a educação de pessoas da terceira idade no sentido de ampliar a sua participação na sociedade e até mesmo na melhoria de sua qualidade de vida. “No caso dos idosos do Lar São Vicente de Paula, esse é um momento muito especial, pois podem socializar, conversar e também se sentirem importantes. Além disso, a extensão é uma atividade de mão dupla e, por isso, espera-se que a Universidade amplie seu conhecimento sobre Educação Matemática para o público da terceira idade”, afirma. “Esse é um tema novo na Educação Matemática e o projeto auxiliará a mapear outros questionamentos nos quais pesquisas possam se aprofundar”, conclui.

 

Confira mais imagens

 

Semana dos Museus resgata histórias controversas para dizer o indizível

Abertura contou com presença de Nilmário Miranda, secretário estadual de Direitos Humanos

 

            Encerra-se neste final de semana, com viagem técnica à cidade de Petrópolis-RJ, a 9ª Semana Nacional de Museus da UNIFAL-MG, que neste ano abordou a temática “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”.

            O evento na Instituição envolveu uma programação extensa que contou com lançamento de livros, mesa-redonda, palestras, debates, oficinas, apresentações de comunicações abrangendo discussões acerca de museus e patrimônios, e com a conferência de abertura, no dia 08/05, proferida pelo secretário estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

            A Semana integra as ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, e tem por finalidade mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço conjunto para um acordo de suas programações em torno de um mesmo tema, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus – Icom, para o Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. “A partir de escolhas, disputas de poder e silêncios, tal seleção produz ausências e esquecimentos; é o que chamamos de ‘não dito’, típico das operações que configuram as escritas de histórias”, descreve o Instituto a respeito da escolha temática desta edição.

            A abertura do evento teve início com a exposição de fotografias no hall do auditório Dr. João Leão de Faria, enviadas por profissionais e amadores de Alfenas, e também do exterior. Alinhadas ao tema da Semana Nacional de Museus, as imagens retratam os museus, as histórias controversas, para dizer o indizível.

            “Muitas vezes, o que procuramos nos museus não está ali, dito ou apresentado. Está do lado de fora. Essa busca pode ser gerada tanto pela ausência quanto pela reflexão. Cabe aos museus escolher qual o caminho seguir”, disse a museóloga, Luciana Menezes de Carvalho, coordenadora da Semana, na cerimônia de abertura. “Temos a responsabilidade em não nos escondermos em falsos discursos de neutralidade ou até mesmo na temática e nos objetivos dos nossos museus, para evitar tratar determinados assuntos”, acrescentou, afirmando que há muito ainda a ser explorado pelos museus, principalmente, aquilo que incomoda.

            Prof. Paulo Márcio acolheu o convidado para a conferência, manifestando publicamente sua satisfação como gestor, em receber o secretário estadual de Direitos Humanos na UNIFAL-MG. “É um orgulho, Nilmário Miranda, tê-lo aqui em nosso meio. Por toda sua história pessoal, sua trajetória na política, seu exemplo de coerência política, eu tenho que fazer essa manifestação publicamente: sua presença enriquece a nossa Instituição e é um orgulho muito grande poder receber um político como o senhor aqui hoje”, salientou.

            Na sequência, o conferencista foi apresentado por bolsistas do Museu da Memória e Patrimônio, que não deixaram de mencionar o currículo do convidado, o qual comprova toda a dedicação do político na militância em defesa e desenvolvimento dos Direitos Humanos no Brasil.

            Nilmário Miranda é hoje uma referência importante no movimento e em sua fala durante a conferência, indicou obras que resgatam parte da atividade política em Teófilo Otoni, na região nordeste do Estado de Minas Gerais, cidade onde viveu sua infância, acompanhando a família que ali trabalhou por muitos anos no restaurante popular que possuía.

“Não há nada mais importante em uma pessoa, que sua história. É isso que define a pessoa. A existência que precede a essência”, disse durante a conferência.

 

Saiba mais

 

Concurso de Fotografia da UNIFAL-MG preservará imagens que fazem parte da construção da história da Universidade

Alunos, professores e TAEs poderão contribuir enviando imagens que retratem a Instituição

 

            A Universidade lançou na segunda-feira, 08/05, Concurso de Fotografia para ilustrar o projeto intitulado “Avaliando o Presente e Pensando o Futuro da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG”.       

            Além de alunos regularmente matriculados, também os servidores ativos (TAEs e Docentes) de todos os campi da UNIFAL-MG poderão participar do processo, enviando fotos que retratem a Universidade, bem como as pessoas e os espaços que fazem parte da Instituição. Os participantes dos campi poderão enviar os trabalhos à Proplan por malote, informando no envelope “CONCURSO DE FOTOGRAFIA”.

            Promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional - CDI, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a iniciativa integra as ações de divulgação do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - 2016-2020 - instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da UNIFAL-MG no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, missão a que se propõem, os seus valores e a sua visão de futuro, materializados nos objetivos estratégicos e suas respectivas metas.

            De caráter gerencial, artístico e cultural, o concurso pretende incentivar a coleta e preservação de imagens que fazem parte da construção da história da Universidade.

            Vale destacar que as fotos vencedoras passarão a ser propriedade exclusiva da UNIFAL-MG e serão utilizadas nos materiais nos quais a Instituição achar pertinente publicá-las com o intuito de divulgar e incentivar o cumprimento do PDI 2016-2020.

Participe também! Acesse o Edital

 

Outras notícias de destaque:

 

:: Acadêmicos da UNIFAL-MG recebem certificado de conclusão de curso

Confira fotos da cerimônia de colação de grau realizada no dia 09/05

:: Campus Poços de Caldas inicia Roda de Terapia Comunitária Integrativa

Projeto contribui para criar um espaço de identificação com a partilha de experiências

:: Campus Varginha integra grupo que investiga iniciativas para o ecossistema local

Diversos segmentos se reúnem em Varginha para definir políticas públicas na área

:: 4ª Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária no Sul de Minas Gerais

Trabalho, Educação e Contrarreformas no Brasil" foi a temática abordada nesta edição

:: Projeto do curso de Nutrição seleciona voluntários para intervenção nutricional

Conheça o "NutriCompartilha": educação nutricional em grupo como estratégica

:: Docentes do campus Varginha auxiliam na elaboração da LDO de Três Corações

Leandro Rivelli e Maria Aparecida Curi participaram de reunião na Câmara do município

:: Geógrafos apresentam trabalhos desenvolvidos na UNIFAL-MG em evento na Bolívia

Pesquisadores da Universidade participaram do 16º Encontro de Geógrafos da América Latina

:: UNIFAL-MG e Universidade do Minho lançam "Dimensões dos Processos Educacionais"

Obra, que pode ser acessada gratuitamente, reúne textos de autores das duas instituições

:: "Ensinando Além da Vida" divulga normas para doação de cadáveres para estudos

Em audiência em São Sebastião do Paraíso-MG, professor de Anatomia apresenta projeto

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.