Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 26 de Maio de 2017 – Ano VI – Nº 194

 

Genética Humana unindo UNIFAL-MG e UNESP por meio de convênio interinstitucional

Primeiro trabalho em parceria entre as universidades será realizado na APAE Alfenas

 

 

            Durante a realização do 1º Simpósio de Genética Humana da UNIFAL-MG, que ocorreu nos dias 18 e 19/05 na Instituição, o professor Danilo Moretti-Ferreira, geneticista responsável pelo Serviço de Aconselhamento Genético do Instituto de Biociências da UNESP-Botucatu (SAG-UNESP), que participou do evento, também se reuniu com o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, para celebrar convênio entre as duas universidades. Na oportunidade, também esteve presente, a enfermeira da APAE de Alfenas, Anna Rosa Silveira, representando a entidade que integrará o primeiro trabalho a ser realizado pelas instituições parceiras.

            O convênio estabelece um programa de cooperação acadêmica que permitirá realização de estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, realização de cursos, treinamentos, estágios, entre outros, pelos próximos cinco anos, em prol do desenvolvimento acadêmico-científico de ambas as instituições.

            A parceria foi possível devido às ações desenvolvidas entre o Setor de Genética Humana da UNIFAL-MG e o Serviço de Aconselhamento Genético do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, que elaboraram o projeto de pesquisa intitulado: “Estudo genético-clínico-laboratorial de portadores de deficiência intelectual institucionalizados na APAE de Alfenas-MG”.

            Conforme explica o professor Angel Mauricio Castro Gamero, pesquisador responsável da proposta e coordenador do Laboratório de Genética Humana da Universidade, o projeto conta com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição para sua execução e com a participação de diversos docentes da UNIFAL-MG, junto ao professor Danilo Moretti-Ferreira da UNESP-Botucatu (SAG-UNESP).

            “O SAG-UNESP é um centro de referência nacional na área do aconselhamento e diagnóstico genético, desenvolvendo ações para o auxílio aos portadores de anomalias genéticas e seus familiares desde o ano de 1967”, explica Prof. Mauricio.

 

 

Projeto precursor da parceria

 

            O professor Danilo Moretti-Ferreira da UNESP explica que o modelo de convênio firmado com a UNIFAL-MG é chamado “guarda-chuva”, por iniciar qualquer parceria no âmbito de ensino, pesquisa e extensão à comunidade. Para o pesquisador, o projeto de pesquisa “Estudo genético-clínico-laboratorial de portadores de deficiência intelectual institucionalizados na APAE de Alfenas-MG”, primeiro trabalho a ser realizado em parceria entre as duas instituições, não se restringe a um projeto de pesquisa somente. “Muito embora seja um projeto de pesquisa, ele também tem as características de projeto de extensão, pois irá colaborar com o diagnóstico, prognóstico e aconselhamento genético para todos os internos da APAE-Alfenas”, salienta.

            Explicando o contexto da pesquisa, o professor Maurício esclarece que a APAE de Alfenas concentra a atenção clínico-pedagógica dos portadores de Deficiência Intelectual (DI) na cidade de Alfenas e de 19 cidades da região Sul de Minas e, que, um levantamento recente, determinou que mais de 90% dos portadores de DI moderada-profunda-grave atendidos neste centro assistencial, carecem de qualquer tipo de diagnóstico genético, desconhecendo estudos ou pesquisas que tenham tentado explorar e compreender as bases genéticas dos pacientes afetados e sem a realização de um adequado aconselhamento genético às famílias portadoras. “Reunindo esses critérios e considerando que entre as principais causas da DI moderada-profunda-grave encontram-se as alterações cromossômicas e/ou mutações em genes únicos determinantes de doenças monogênicas com padrões de herança clássicos, acreditamos que tais estudos poderiam impactar positiva e significativamente no tratamento e prognóstico do paciente, assim como ajudar a compreender as consequências e futuros riscos para a família dos portadores”, detalha.

            Além de contribuir para as investigações genéticas dos portadores de Deficiência Intelectual da APAE de Alfenas, o professor Danilo acredita que o projeto propiciará o aprendizado de estudantes e pesquisadores. “O projeto visa engajar alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais envolvidos com o tema, proporcionando aprendizado e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos in loco”, ressalta. “Acreditamos ser este o primeiro de muitos outro projetos que pretendemos implantar/implementar junto ao Serviço de Genética Humana e Médica da UNIFAL-MG”, completa.

            Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o termo de cooperação firmado com a UNESP contribuirá não apenas para a cooperação técnico-científica entre alunos e professores das duas instituições, como também para oferecer um serviço inédito na área de Genética Humana para a região. “Essa parceria é muito importante, uma vez que possibilitará o intercâmbio de experiências e conhecimentos em ensino e pesquisa entre as duas universidades, assim como a prestação de serviços em Genética Humana para a população da região Sul de Minas, que ainda não dispõe de serviços na área”, conclui.

 

Leia mais

 

Publicações institucionais da UNIFAL-MG podem ser acessadas pela web

Confira na página da Assessoria de Comunicação Social

 

Para quem ainda não leu e nem teve a oportunidade de acessar, a Assessoria de Comunicação Social disponibiliza nos menus laterais na sua página web, versões digitais das publicações institucionais:

 

 

 

Livro “De EFOA a UNIFAL-MG – Memórias de 100 anos de história” - lançado por ocasião do Centenário da Instituição. A obra resgata em seis capítulos, a trajetória da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA até a transformação em Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG, passando pela biografia do fundador, Dr. João Leão de Faria, pela implantação dos cursos, pelas principais mudanças ocorridas com o processo de expansão, bem como com a criação dos campi avançados de Poços de Caldas, Varginha e da Unidade Educacional do bairro Santa Clara em Alfenas.

 

 

 

Livro "Universidade Federal de Alfenas - História de uma Instituição centenária e de sua primeira década de transformação em Universidade (2005-2015)" - que busca relembrar os 100 anos de história institucional, bem como os 10 anos de transformação em universidade, apresentando a UNIFAL-MG com a proposta de discuti-la como instituição centenária, que deu e continuará dando grande contribuição à educação, à cultura e à ciência do país.

 

 

Catálogo “Um outro olhar sob novos ângulos” - que dá ênfase para o projeto de extensão  “Fotografia Aérea com Pipa: uma prática lúdica e interdisciplinar na construção do conhecimento”, apresentando fotos áreas dos campi da UNIFAL-MG feitas por uma câmera acoplada em uma pipa.

 

 

Revista Especial Comemorativa “O ontem e o hoje construindo o amanhã” - a qual reúne os eventos comemorativos dos 100 anos de fundação da então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) - transformada em Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG no ano de 2005 - os quais foram celebrados em 2014/2015. A revista traz depoimentos de ex-alunos e servidores aposentados, e apresenta a estrutura, bem como ações de ensino, pesquisa e extensão da Instituição, que ao longo de um século de existência, contribui com excelência para o Ensino Superior do país.

 

 

 

Manual do Aluno de Graduação - o guia traz, ao longo de mais de 50 páginas, a história da UNIFAL-MG, informa sua estrutura administrativa, quais são os cursos de graduação oferecidos, apresenta o Sistema Acadêmico, o Sistema de Avaliação, a forma de ingresso, os programas de monitoria e de assistência estudantil, o apoio pedagógico aos discentes, os Restaurantes Universitários e as bibliotecas, os serviços de extensão oferecidos, bem como mapas dos campi e contatos úteis.

 

 

Informativo “Extensão em Destaque” - a primeira edição do informativo apresenta uma visão geral sobre a origem da Extensão no contexto universitário nacional e na UNIFAL-MG, por meio de breve relato de sua história e de alguns projetos desenvolvidos em diferentes unidades acadêmicas.

 

 

 

Acesse!

 

 

 

Outras notícias de destaque:

 

 

:: Você já pensou em doar seu corpo para a Ciência?
Conheça o projeto "Ensinando Além da Vida"

:: Ferramenta permite aplicações automáticas na bolsa de valores
Confira reportagem sobre a pesquisa do Prof. Humberto Brandão repercutida na USP

:: UNIFAL-MG participa da 3ª Campanha de Descarte de Lixo Eletrônico de Alfenas
Uma caçamba será disponibilizada na sede para recolher os resíduos

:: Servidores da UNIFAL-MG participam de Curso de Preparação para Aposentadoria
Confira atividade realizada pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho

:: UNIFAL-MG é recredenciada para atuar como Núcleo de Línguas
NucLI oferecerá cursos de inglês, espanhol e, ainda, português para estrangeiros

:: Eloésio Paulo analisa obra de escritor paulistano em Suplemento Literário de MG
Professor percorre contos de Antônio de Alcântara Machado em artigo

:: Núcleo das Licenciaturas debate Direito à Educação na UNIFAL-MG
Contexto atual foi apresentado por coordenador-geral da campanha nacional sobre o tema

:: Projeto "Pensando em Códigos" promoverá curso sobre princípios da programação
Atividade estará voltada para a aprendizagem lúdica por meio do aplicativo Code.org

:: Campus Poços de Caldas realizará 3° Encontro de Qualidade de Vida no Trabalho
Dia 30/05, a partir das 9h30. Confira a programação!

:: Universidade participa da primeira reunião de 2017 do INCT-INOFAR
Pesquisadores discutiram otimização de recursos para os projetos de pesquisa em fármacos

:: UNIFAL-MG segue atuante no Forproex
Envolvimento da Instituição tem contribuído para o fortalecimento da Extensão brasileira

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.