Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 09 de Junho de 2017 – Ano VI – Nº 195

 

Interação com cães contribui para a reabilitação de idosos e crianças em Alfenas

Conheça o projeto de extensão da UNIFAL-MG “Cão Terapia”

 

            Um projeto de extensão da UNIFAL-MG tem beneficiado idosos asilados e crianças com deficiências em Alfenas, por meio da interação com cães que auxiliam na reabilitação. Essa é a proposta do “Cão Terapia”.

            Sob a coordenação dos professores, Manuella Carvalho da Costa, da disciplina de Histologia Básica; e Vinícius Xavier da Silva, da disciplina de Zoologia; o projeto visa promover benefícios na saúde física e mental aos idosos do Lar São Vicente de Paulo em Alfenas, crianças das creches da cidade e, também, com deficiências (síndrome de Down), além de pacientes com câncer. “A intenção é promover uma melhora da capacidade motora, aumento da autoestima, estimular a interação social e, promover ainda, um efeito calmante aos participantes”, explica Profa. Manuella.

            De acordo com a coordenadora, o projeto foi idealizado pela médica veterinária Cynthia Martins e transformado em projeto de extensão, a partir de sua participação voluntária na ação. “Eu assisti uma matéria na internet sobre uma visita feita no Lar São Vicente de Paulo e entrei em contato com a Cynthia pelo Facebook. A princípio, a ideia era participar do projeto como voluntária, uma vez que sou veterinária também e amante de animais; mais tarde, surgiu a ideia de transformar a CãoTerapia em projeto de extensão da UNIFAL-MG”, narra.

            O projeto conta atualmente com o apoio da veterinária Cynthia Martins; de uma bolsista do curso de Ciências Biológicas da Universidade, a aluna Kátia Fernanda da Paz Almeida; e cerca de outros 20 estudantes voluntários, de diversos cursos da UNIFAL-MG e da Unifenas. “O único critério exigido para participar do projeto é gostar de animais e ter afinidade com o público-alvo”, explica Profa. Manuella.

            Os animais, protagonistas do projeto, são selecionados por apresentarem um comportamento dócil e relacionarem bem com idosos e crianças. “Os animais pertencem aos proprietários que frequentam a clínica da veterinária Cynthia”, conta a coordenadora. Conforme a professora, existe também um gato e um cão da veterinária, inseridos no projeto, além da cadelinha Pituca, sem raça definida (SRD), adestrada para esse trabalho.

            Em reportagem para o Portal Alfenas Hoje em 2016, quando o projeto extensionista teve início, a veterinária Cynthia Martins explicou que a seleção dos animais é rigorosa, pois além de avaliar o comportamento é preciso se atentar para as condições de saúde do cão, visto que os animais entram em contato com pessoas com baixa imunidade. Confira aqui.

            Para a coordenadora do projeto, a experiência tem sido muito proveitosa, pois a interação com os animais favorece a recuperação dos idosos e crianças estimulando a socialização, sentimento de segurança, motivação e aumento da autoestima. “A convivência entre os cães e seres humanos proporciona inúmeros benefícios, do ponto de vista fisiológico, por exemplo: reduz a incidência de doenças cardiovasculares, reduz os níveis de triglicérides, colesterol, pressão arterial, da frequência cardíaca, da depressão, da dor, melhor recuperação e maior taxa de sobrevivência a infartos do miocárdio, aumenta a imunidade, diminuição do estresse, maior bem-estar psicológico, maior taxa de recuperação de doenças psiquiátricas e o aumento da autoestima”, enumera a coordenadora.

            Profa. Manuella ressalta também que as atividades contempladas no Cão Terapia beneficiam ainda, os estudantes da UNIFAL-MG e demais envolvidos na atuação direta com o público-alvo. “O projeto promove ainda, a interação entre os estudantes da UNIFAL-MG, o público-alvo e a equipe multidisciplinar que acompanha os participantes, constituída por profissionais da área da saúde humana, animal e educação, permitindo a troca de conhecimento e experiência entre diferentes segmentos da sociedade alfenense”, destaca. Conforme a professora, essa troca permite discutir questões sociais como o papel do idoso na sociedade, a questão da inclusão social e escolar de crianças excepcionais.

 

Veja mais imagens do projeto

 

 

Concurso de Fotografia da UNIFAL-MG

Alunos, professores e TAEs poderão contribuir enviando imagens que retratem a Instituição

 

           

 

            A Universidade lançou Concurso de Fotografia para ilustrar o projeto intitulado “Avaliando o Presente e Pensando o Futuro da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG”.       

            Alunos regularmente matriculados e também os servidores ativos (TAEs e Docentes) de todos os campi da UNIFAL-MG poderão participar do processo, enviando fotos que retratem a Universidade, bem como as pessoas e os espaços que fazem parte da Instituição. Os participantes dos campi poderão enviar os trabalhos à Proplan por malote, informando no envelope “CONCURSO DE FOTOGRAFIA”.

            As inscrições serão gratuitas e exclusivamente realizadas na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional - Proplan, até  22/06/2017, das 08h00 as 11h00 e das 14h00 as 16h00.

            Vale destacar que as fotos vencedoras passarão a ser propriedade exclusiva da UNIFAL-MG e serão utilizadas nos materiais nos quais a Instituição achar pertinente publicá-las com o intuito de divulgar e incentivar o cumprimento do PDI 2016-2020.

 

            Para mais detalhes, acesse o Edital de Concurso Público nº 001/2017 - Fotografia

 

 

Confira outras notícias de destaque:

 

::Time da UNIFAL-MG está na final da competição mundial Data Science Game
Equipe da Universidade se classificou na 10ª posição no desafio exclusivo para estudantes

::Campus Varginha promoverá "UNIFAL Debate: Desafios do Brasil no Século XXI"
Questões políticas e econômicas do Brasil serão abordadas em ciclo de debates

::Universidade promove campanha sobre o uso racional de medicamentos
Ação aproximou acadêmicos e comunidade em evento realizado no Centro Vivencial de Alfenas

:: Alunos do curso de Nutrição realizam visita técnica à Mineração Curimbaba
Atividade demostrou a importância do nutricionista na área de alimentação coletiva

:: Maior revista da área de Fisioterapia do país concede Menção Honrosa à UNIFAL-MG
Artigo desenvolvido no mestrado da Universidade foi o mais lido entre os anos de 2015/2016

:: UNIFAL-MG integra Grupo de Trabalho em fórum nacional de Assistência Estudantil
Aline Souza Araújo atua no GT Metodologia de Análise Socioeconômica das IFES

:: Estudantes do curso de Geografia participam de sessão na Câmara de Alfenas
Proposta da atividade foi conferir na prática como funciona o Legislativo municipal

:: Uso de games em projeto de Urofisioterapia da UNIFAL-MG ganha destaque em BH
Trabalho foi apresentado de forma descontraída em um restaurante durante o Pint of Science

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.