Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 23 de Junho de 2017 – Ano VI – Nº 196

Reportagem sobre porquinha de estimação de professor viraliza na Internet

Matéria sobre a “Mafarda” registrou mais de 13 mil compartilhamentos em rede social

A história da porquinha de estimação de um professor da UNIFAL-MG virou tema de reportagem na EPTV na semana passada, chamando a atenção dos telespectadores do Sul de Minas e também dos internautas de plantão. Desde sua exibição, a matéria registrou mais de 13 mil compartilhamentos, além de comentários, divertidos e carinhosos, na rede social Facebook.

“Mafarda”, como é chamada, é um porco-do-mato que pertence ao professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade, Humberto Fonseca Mendes. O docente revela em reportagem, o quanto desejava ter um porco de estimação, mas como os porcos domésticos costumam pesar mais de 30 kg, ele decidiu ir procurar um porquinho no mato.

Por onde passa, Mafarda faz sucesso, sendo atração para os alunos da Universidade.

Quem ainda não assistiu, vale a pena conferir na íntegra a matéria " Porquinha 'Mafarda' faz sucesso entre estudantes na Universidade Federal de Alfenas, MG", dos repórteres Andréia Marques e Claudemir Camilo:

Festival Corredor Cultural agita Alfenas neste final de semana

Entre as atrações, show de  grupo formados por universitários da UNIFAL-MG e apresentação do projeto Maracatu Muiraquitã

Neste sábado, 24/06, Alfenas recebe o Festival Corredor Cultural com seis atrações culturais. O evento integra o projeto Corredor Cultural desenvolvido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex Sudeste) e destaca shows com os grupos Gastos Operários (Lavras/MG), Rural Willys (Monsenhor Paulo/MG), Quarteto Divertículo (Alfenas/MG), Beco do Motta (Alfenas/MG) e Maracatu Muiraquitã (Alfenas/MG), e uma performance cênica com a universitária Jessica Lênine. O evento é gratuito e será realizado na concha acústica da Praça Getúlio Vargas, a partir das 15h.

O projeto é uma articulação entre 17 instituições públicas de ensino da região sudeste por meio do Forproex Sudeste, cuja proposta é circular exposições e mostras, peças teatrais, oficinas, debates e shows musicais. As primeiras bases da criação do projeto foram lançadas durante a criação do consórcio de universidades mineiras em 2010, porém, não foi implementado.

As articulações foram retomadas em 2013 durante o seminário Mais Cultura nas Universidades, realizado pelo Ministério da Cultura em Salvador/BA e abraçada pelo Forproex. “O assunto foi colocado em pauta em uma conversa informal entre representantes de algumas instituições mineiras. Depois de algum tempo, entrou na pauta do Forproex”, explica Ivanei Salgado, produtor cultural da UNIFAL-MG e diretor de produção do projeto.

Atrações

Conforme Ivanei, os grupos escalados para o festival possuem estilos diversificados. “O Gastos Operários navega nas ondas da Soul Music, com músicas autorais e covers de Tim Maia, Jorge Ben entre outros. O show é um momento para dançar com o suingue próprio do estilo”, enfatiza.

A Rural Willys investe no Rock ‘n’ Roll autoral registrado no primeiro CD “Pés na Estrada”. “O quinteto, que traz como frontman o performático Xandão Bueno, se apresenta em diversas casas de shows, encontros de motociclistas e festivais na região”, diz.

Já o Quarteto Divertículo foi formado por meio da oficina de guitarra e baixo ministrada pelo professor e músico Frederico Mendonça de Oliveira (Fredera). Segundo os membros, Fredera que os encorajou a entrarem no universo fascinante da música instrumental. Dentre as composições instrumentais artistas como Thelonious Monk, Ruffus Grandson, Miles Davis e versões instrumentais de obras do Clube da Esquina.

O Beco do Motta, formada por universitários da UNIFAL-MG, surgiu como um projeto do duo Pedro Page e Hanna Sayuri. “Agora, com outros músicos e batizados com o nome de uma canção do mestre Milton Nascimento, a banda apresenta um tributo ao movimento musical de maior relevância em Minas Gerais, o Clube da Esquina”, conta o produtor cultural.

Além dos shows, o festival Corredor Cultural é abrilhantado pela arte engajada da universitária Jessica Lênine com uma performance retratando o contexto político-social atual do país e pela participação do Maracatu Muiraquitã. O Maracatu, formado por alunos da UNIFAL-MG e membros da comunidade externa, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária de forma a resgatar e fortalecer essa tradição. As apresentações do Muiraquitã são oportunidades para se conhecer uma das mais ritmadas vertentes da cultura popular brasileira.

O Corredor Cultural é gerido por profissionais da área de cultura e extensão de instituições de ensino públicas por meio do FORPROEX e tem o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O evento em Alfenas é realizado pela UNIFAL-MG e tem o apoio institucional da Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).