Tese resulta na produção de cerveja com propriedades anti-inflamatórias

Versão para impressãoEnviar por email
Confira reportagem divulgada em jornal regional

Os estudos desenvolvidos pela pesquisadora Kamila Leite Rodrigues, durante a tese de doutorado em Ciências Fisiológicas na UNIFAL-MG, resultaram na produção de cerveja a partir de grãos de kefir, alimento probiótico e funcional, com características anti-inflamatórias. Recentemente, o tema chamou a atenção da mídia, sendo repercutido pelo jornal OTEMPO, na matéria “Cerveja de kefir mantém benefícios do probiótico” e também pelo Jornal da EPTV.

Na reportagem para o jornal regional, que foi ao ar no dia 07/02, Kamila explicou que a sua tese buscava a validação de uma cerveja alimentada unicamente por probióticos, no caso o kefir, que possui propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, combate úlceras, ajuda na absorção de cálcio e na redução do colesterol.  “Nós fizemos os testes em animais, testes com desafios anti-inflamatórios e com produção de úlcera em animais de laboratório, e tivemos a validação das respostas anti-inflamatórias e antiulcerogênicas similares ao kefir cultivado tradicionalmente no açúcar mascavo”, conta na matéria, concluindo que os benefícios adquiridos do kefir foram passados para a cerveja produzida.

Apesar dos testes ainda não terem sido feitos em humanos, a produção já foi autorizada pelo Ministério da Agricultura e a expectativa é que consumida, a cerveja possa trazer os mesmos benefícios do kefir.

Confira a reportagem na íntegra:

Reportagem também disponível na página do G1 Sul de Minas, link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv-2edicao/videos/v/pesq...