Unifal é a 13º melhor universidade do país

Mec avaliou 180 instituições

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) comemora a 13ª colocação no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado em janeiro de 2011 pelo Ministério da Educação (Mec).
No ano passado a instituição ocupou a 18º colocação, com uma pontuação de 367 pontos. De acordo com o ranking do Mec deste ano, a melhora da pontuação possibilitou a instituição ocupar a 13º colocação, com 374 pontos, uma melhora efetiva de 7 pontos em relação a última avaliação.
A constante melhora da infra estrutura (Unidade Educacional Santa Clara, Campis Varginha e Poços de Caldas) e a excelência dos cursos que são ministrados garantiram a boa colocação.

Índice Geral de Cursos(IGC)

Criado a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).
As 13 primeiras universidades, na classificação por IGC contínuo e IGC faixas, são federais, das quais seis delas estão no estado de Minas.
A Unifal obteve 374 pontos em valores contínuos (numa pontuação de 0 a 500) e nota 4, no IGC por faixas,  numa escala que varia de 1 a 5. Esse indicador considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Excelência é a meta

Para o Vice – Reitor da Unifal,  Professor Edmer Silvestre Pereira Júnior este resultado é um estímulo para que a busca por qualidade seja contínua. “Essa colocação no índice é um estímulo para toda a comunidade da Unifal- MG - professores, técnicos e administração. Significa que estamos no caminho certo, mas ainda temos que melhorar. A Unifal-MG sempre irá investir em crescimento, aliado a qualidade de ensino”, afirma o vice-reitor.
Além de considerar estes fatores como relevantes para que se atingisse estes indicadores, a Pró-Reitora de Graduação, Professora Lana Ermelinda da Silva dos Santos lembra que o Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -  também foi muito importante. “O Reuni foi fundamental pela retomada do crescimento e  pela expansão física, acadêmica e pedagógica das universidades”, explica.
Desde o início da implementação deste Programa no país, houve uma expressiva interiorização dos campi das Universidades Federais, 100 novos campi foram criados e 14 novas universidades  foram abertas. Tudo isso possibilitou a ampliação do número de vagas, a criação de novos cursos além do aumento do quadro de docentes, de técnicos administrativos e de laboratórios,
A Professora Lana também destaca que a Unifal tem uma cultura histórica de excelência em seus cursos.  “A Pró - Reitoria de Graduação, atendendo a uma política institucional da universidade, juntamente com os coordenadores de curso tem buscado condições para atender a  esta excelência.  A associação de todos estes fatores fez com que a universidade atingisse esses indicadores”, completa a Pró-Reitora de Graduação.

A tabela completa, com o resultado do IGC, pode ser consultada acessando:

www.andifes.org.br/index.php