UNIFAL-MG participa da 4ª Campanha do Lixo Eletrônico de Alfenas

Caçamba para descarte correto dos materiais estará disponível na Sede até 05/06

Acontece até 05/06 a 4ª Edição da Campanha do Lixo Eletrônico de Alfenas, organizada pelo vereador Waldemilson Gustavo Bassoto junto ao Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), Prefeitura Municipal e as universidades: UNIFAL-MG e UNIFENAS, com apoio das empresas PISO e Alfenas Ambiental.

A campanha, que integra as atividades da Semana do Meio Ambiente e teve seu lançamento oficial em 17/05 – Dia Mundial da Reciclagem, conta com a parceria da Universidade desde a 1ª edição, em 2015, quando passou a ser um dos pontos centrais de coleta. “Nas outras três edições, foram recolhidos do município 11 toneladas de lixo eletrônico, que tiveram descarte adequado, com certificação ambiental”, contou a servidora da UNIFAL-MG e integrante da equipe de coordenação da campanha, Julieta Aparecida Moreira Rodrigues.

A arrecadação acontece na Sede, em uma caçamba localizada próxima à portaria II, em frente ao prédio da Faculdade de Nutrição (H) e sinalizada com o banner da campanha. Ali poderão ser descartados materiais como aparelho de som, caixa de som, cabo elétrico, celular, computador, impressora, reator de lâmpada fluorescente, mouse, periférico, servidor, teclado, telefone, tocador de CD e DVD, pilhas e baterias.

Os demais pontos de coleta no município são: UNIFENAS, Câmara Municipal e escolas públicas e privadas, que participam da campanha na modalidade de gincana.

As escolas interessadas estão trabalhando o assunto internamente junto a seus alunos e comunidade escolar, promovendo a coleta dos resíduos eletrônicos no período da campanha. Neste sentido, a equipe multidisciplinar de acadêmicos de graduação da UNIFAL-MG e UNIFENAS realizaram, entre 15 e 17/05, visitas às escolas participantes para orientar professores e alunos sobre o tema.

As escolas que mais arrecadarem materiais para descarte correto serão premiadas, com a participação de uma turma, em passeios ecológicos, no Parque Zoológico de Alfenas ou na Usina Hidrelétrica de Furnas, assim como, com o lanche para o piquenique dos alunos.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, servidora da UNIFAL-MG, integrante da equipe de coordenação da 4ª Campanha de Descarte do Lixo Eletrônico de Alfenas