UNIFAL-MG realiza 6º Simpósio Internacional do Cuidado Farmacêutico

Evento reuniu estudantes e pesquisadores do Brasil e exterior

A UNIFAL-MG, por meio do Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAFAU) e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, promoveu o 6° Simpósio Internacional do Cuidado Farmacêutico, entre os dias 23 e 26 de maio, em Alfenas. A programação contou com curso pré-evento, mini-cursos e palestras, reunindo pesquisadores do Brasil e exterior, como da Espanha, Portugal, Colômbia, Venezuela, dentre outros países.

A solenidade de abertura ocorreu na noite de 24/05 e contou com a apresentação dos músicos Bruno Novaes e João Pedro Boroni, integrantes da Camerata Teophillus, projeto de extensão da área cultural que visa proporcionar ao público interno e externo à Universidade a prática e o aprendizado musical, em especial, da música erudita e de câmara.

Estiveram presentes compondo a mesa de abertura: o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, a Conselheira Federal de Farmácia pelo Estado de Minas Gerais, Kátia Vanessa Moreira Mendes, a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Yula de Lima Merola, a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Elisângela Monteiro Pereira, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Cássia Carneiro Avelino, a vice-coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Maria Rita Rodrigues, a coordenadora do evento e do NAFAU, Profa. Luciene Alves Moreira Marques, e a acadêmica representante do NAFAU, Ana Beatriz Carvalho Torres.

Em seu pronunciamento, a coordenadora do evento esclareceu que, atualmente, o cuidado farmacêutico tem se tornado uma realidade em todo o país e que muitos são os esforços do Conselho Federal de Farmácia e do Ministério da Saúde para difundir a nova prática profissional e, consequentemente, valorizar a profissão. “A atuação do farmacêutico clínico vem sendo cada vez mais valorizada pelo mercado, em especial após a aprovação da Lei Federal 13.021, de agosto de 2014, que garante a presença do farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza e ainda conceitua o estabelecimento como de saúde”, contou a Profa. Luciene, esclarecendo também que o farmacêutico deve prestar serviços clínicos, como o acompanhamento farmacoterapêutico, farmacovigilância e orientação farmacêutica.

Após a abertura oficial das atividades do simpósio, os presentes acompanharam a palestra “Quem é esse tal de farmacêutico?”, ministrada por Lauro César da Silva Maduro, docente da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e apresentador do Canal Cliniquei Farmácia no YouTube.