UNIFAL-MG realiza “Dia de Atenção à Saúde do Homem”

Discentes e professores prepararam ações em comemoração à campanha "Novembro Azul"

Em comemoração ao Novembro Azul, o Laboratório de UroFisioterapia (LAUFI) da UNIFAL-MG, juntamente ao projeto de extensão "Atenção à Saúde da Mulher", organizou um "Dia de Atenção à Saúde do Homem". A iniciativa partiu do interesse em integrar a campanha do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que estatísticas comprovam que, no Brasil, os homens cuidam menos da saúde e, por isso, vivem em média 7,2 anos a menos do que as mulheres.

Pensando nisso, o LAUFI compartilhou durante todo o mês de novembro informações sobre disfunções e doenças mais comuns nos homens, as causas e como prevenir, almejando aumentar a consciência de que uma vida saudável depende da harmonia entre o bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, no dia 22/11, foram realizadas algumas atividades especiais para reunir o público interessado.

A Roda de Conversa no Palquinho do Prédio B, na Unidade Educacional Santa Clara, abordou os temas: câncer de próstata, alcoolismo e tabagismo, acidente vascular encefálico, hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e esteatose. Os participantes esclareceram dúvidas e discutiram sobre a importância dos hábitos diários como forma de prevenção e promoção da saúde do homem.

De acordo com o discente de Fisioterapia e integrante do projeto de atenção à saúde da mulher, Ícaro Tolentino, o evento foi gratificante pela troca de conhecimentos e saberes: “A discussão com aqueles que participaram da roda de conversa foi muito rica. Acredito que por fatores culturais os homens são mais resistentes a discutir sobre sua saúde e o nosso objetivo é conscientizá-los sobre isso”, disse.

A programação também contou com a Atividade Física – Prática Funcional, na quadra de esportes do campus, com o professor da Escola de Enfermagem, Dennis William Abdala.

O evento foi coordenado pela professora do Curso de Fisioterapia, Simone Botelho, e contou com o apoio e participação dos projetos “Ajuste-se”, “Mãos que Aliviam”, “Atleta sem Dor”, Programa Qualidade de Vida do Servidor, assim como, do Centro Acadêmico e PET da Fisioterapia.

Com informações e fotos: Profa. Simone Botelho Pereira, da Escola de Enfermagem - Curso de Fisioterapia