UNIFAL-MG realiza troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED

Versão para impressãoEnviar por email
A substituição ocorreu em todos os prédios do campus de Poços de Caldas. Saiba mais!

Em junho foram trocadas lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em todos os prédios do campus de Poços de Caldas. A ação faz parte do Projeto “Alocação Ótima e Avaliação dos Impactos dos Níveis de Penetração da Geração Fotovoltaica no Desempenho da Rede de Eletricidade”, sob coordenação da Profa. Izabella Carneiro Bastos, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e preve a redução de até 40% no consumo de energia no campus.

Estimado no valor de R$1.307.493,60, o projeto, além das trocas de lâmpadas também tem como objetivo estudos teóricos e experimentais de sistemas de energia solar fotovoltaica, por meio da implantação de miniusina solar fotovoltaica, que analisará os impactos desse tipo de geração na rede de distribuição de eletricidade.

De acordo com a Profa. Izabella, as atividades poderão gerar bolsas de iniciação científica e dissertações da pós-graduação."A parceria entre as instituições foi uma grande vitória e estamos muito animados para os próximos passos: abertura do laboratório do projeto no campus, a chegada dos equipamentos e início das pesquisas", contou.

O projeto é uma cooperação entre UNIFAL-MG, DME - concessionária responsável pela distribuição e por parte da geração de energia elétrica para o município de Poços de Caldas, e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com informações e fotos: Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas