UNIFAL-MG recebe palestrante da Université de Valenciennes da França

Conferência integrou a programação da 10ª Semana Nacional de Museus da Universidade

Na noite da última segunda-feira (07/05) foi realizada a solenidade de abertura da 10ª Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG, com a conferência “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, com o Prof. Daniel Schmitt, da Université de Valenciennes da França, no auditório Leão de Faria.

O palestrante, pesquisador-professor especializado na mediação dos saberes e das tecnologias da informação e da comunicação, apresentou seu trabalho e contou algumas experiências da universidade francesa, local em que desenvolve pesquisas que tratam da construção de sentido em visitas não guiadas e busca responder a questão: “como nós construímos, individual e coletivamente, os sentidos durante as situações comuns de trabalho e lazer, sem a presença de um guia, formador, professor?” A conferência foi traduzida pelo ex-aluno do Curso de Letras da UNIFAL-MG, o bacharel e professor Denis Ribeiro.

Na solenidade de abertura estiveram presentes, compondo a mesa, o Reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Profa. Elisângela Monteiro Pereira, a Coordenadora do evento e Diretora do Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, Luciana Menezes de Carvalho, o Vice-Coordenador do evento e Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Claudio Umpierre Carlan e a Vice-Diretora do museu, Julieta Aparecida Moreira Rodrigues. A Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Profa. Helena Maria dos Santos Felício, e o Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Prof. Cassius Anderson Miquele de Melo, também prestigiaram a conferência, além dos discentes e comunidade acadêmica.

Na ocasião, a museóloga da Instituição, destacou a importância do evento que surgiu apenas com a pretensão de promover o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG e o universo dos museus e da museologia na Universidade e região. “Hoje nós temos o compromisso de manter a regularidade da Semana Nacional de Museus devido a sua importância acadêmica, afinal de contas, já são dez edições! É muita coisa para um evento que não possui nenhum curso de graduação ou pós-graduação ligado diretamente”, contou Luciana.

Em seu pronunciamento, o Prof. Sandro, evocou a memória dos tempos em que era cobrador de ônibus e durante os intervalos visitava o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. “Eu tinha a experiência de pensar em como os objetos viajam no tempo, passando por gerações e nos dando a oportunidade de um retorno, seja afetivo ou simbólico, às vezes ficcional, em relação à memória e aquilo que nós somos”, contou.

Na oportunidade, o Reitor também destacou o papel da Universidade em explorar as distintas conexões (tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM) para o Dia Internacional dos Museus em 2018), sejam virtuais ou físicas, nacionais ou internacionais, comentando a vinda do palestrante da França e a importância local da Instituição: “Este é um evento nacional, com uma pitada internacional e eu diria também, com apelo local. Uma vez que a UNIFAL-MG avança, cresce e se consolida, como universidade no país e no mundo, não podemos deixar de investir na reflexão sobre a sua relação com o tempo, o nosso próprio museu. É preciso escolher quem queremos ser no futuro e, para isso, não precisamos rejeitar o que fomos, nem as heranças que temos do passado, mas sim elaborar através delas, que são constitutivas do que nós somos”.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do IBRAM, construída e proposta de forma articulada, que tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. A escolha do tema é feita pelo ICOM para a comemoração em 18 de maio do Dia Internacional dos Museus, para que suas instituições possam utilizá-lo com o objetivo de valorizar sua posição perante a sociedade.

A 10ª edição da Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG acontece até 13/05, com uma programação rica em exposições, palestras, mesas redondas, oficinas e uma viagem técnica à São João Del Rey e Tiradentes.