UNIFAL-MG é a 62ª melhor universidade do Brasil segundo pesquisa da Folha

A instituição destaca-se nos critérios qualidade da pesquisa e indicador de inovação

A Universidade Federal de Alfenas ocupa a 62ª posição como melhor universidade brasileira na classificação RUF - Ranking Universitário Folha, lançado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 03/09/2012.

Ao longo de oito meses, a Folha levantou dados de publicações acadêmicas e, com o Datafolha, ouviu centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos para compor o ranking. Nele estão representadas 191 universidades - que operam com pesquisa, ensino e extensão - mais 41 centros universitários ou faculdades, dedicados sobretudo ao ensino e onde há pouca pesquisa.

Sobre a instituiçao, destaca-se a pontuação nos critérios qualidade da pesquisa (posição 50) e indicador de inovação (38 posição).

No estado de Minas Gerais, a UNIFAL-MG ocupa ainda, a 9ª colocação. Considerando somente as universidades públicas, a universidade fica na 50ª posição.

Os indicadores que compõem a fórmula do RUF são:

- Qualidade da pesquisa: A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo?. Peso: 0 a 55 pontos.

- Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq?, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.

- Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos.

- Indicador de inovação: A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes? por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos.

Acesse o Ranking Universitário Folha

Mais informações: http://ruf.folha.uol.com.br/