UNIFAL-MG colabora na Operação Alto Vale do Núcleo Extensionista Rondon da UDESC

Alunos e servidores participaram de ação que contou com cerca de 300 envolvidos

A Operação Alto Vale do Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) ocorreu entre os dias 01 e 12/03, em 20 municípios das Agências de Desenvolvimento Regionais (ADR) de Ibirama-SC, Itupuranga-SC, Rio do Sul-SC e Taió-SC.

A UNIFAL-MG foi uma das parceiras, enviando quatro professores, um  técnic-administrativo e 14 estudantes de diversos cursos, ficando estes distribuídos nas cidades participantes, compondo equipes multi-institucionais e multidisciplinares de trabalho.

Os professores Paulo Alexandre Bressan, Jorge Kleber Chavasco, Gabriel Gerber Hornink e o técnico-administrativo João Franscisco Vitório Rodrigues coordenaram equipes de trabalho, e o professor Tomaz Araújo fez parte da coordenação geral, visitando as diversas cidades parceiras ao longo das atividades.

As equipes, em parceria com as prefeituras, desenvolveram diversas oficinas envolvendo temáticas como saúde, sustentabilidade, drogas, sexualidade, violência, gestão pública entre outras.

Participaram desta operação: 232 rondonistas (UDESC, UNIFAL-MG, UFSC, USP, IFSC, Famema e Instituto Fazer de Brasília), com a realização de 1.481 atividades, envolvendo cerca de 60.431 pessoas diretamente.

A partir do projeto Rondon, os envolvidos tiveram contato diretamente com as comunidades envolvidas, desenvolvendo atividades de extensão universitária, o que propiciou para todos um grande crescimento afetivo, social e cognitivo.

A seguir, alguns depoimentos dos acadêmicos da UNIFAL-MG envolvidos:

"Sinto-me lisonjeada por ter feito parte dessa operação. Participar do projeto Rondon foi gratificante, tanto pelo lado acadêmico, quanto pessoal. Carrego comigo uma frase que resume esta experiência: 'Tudo vale a pena quando a alma não é pequena'." (Monique Aguilerra)

“Projeto Rondon: uma mistura de sentimentos, conhecimentos, vivências e doação que deixa marcas e muda vidas.” (Paula Coró)

"Quando olhamos para eles, e com um gesto de carinho os ensinamos. Sem dúvidas estamos diretamente cuidando para que no futuro, tenhamos um país melhor." (Henrique Marques)

"O Rondon é uma experiência única, em que temos a oportunidade de aprender e ensinar ao mesmo tempo, de ser simplesmente um veículo de transformação social. Fiquei muito grata e emocionada com o brilho no olhar das crianças, o carinho dos idosos e a alegria de um adulto ao aprender algo novo. Foi uma verdadeira lição de vida e de cidadania. " (Mariane Barbosa)

“Impossível descrever a intensidade das emoções que vivi durante o Rondon, uma experiência única na minha formação acadêmica.” (Marcelo Cézar Costa)

"Ter participado do Rondon foi umas das experiências mais marcantes em minha vida, com esse contato com a comunidade através do projeto, tornei - me uma pessoa muito melhor e pude resgatar os valores humanos essenciais, como amor, carinho e solidariedade. E saber que a comunidade tem muito mais à nos oferecer do que imaginamos." (Vinícius Alex da Silva)

“O Projeto Rondon da UDESC me proporcionou uma incrível experiência de humanização e superação em que levarei o aprendizado para vida pessoal e acadêmica, me tornando assim um melhor cidadão e profissional.” (Luis Eduardo de Matos)

"Ao chegar em casa e ver minhas roupas passadas na gaveta, o piso mais limpo do que qualquer parte do meu corpo, o chuveiro quente e uma cama macia, me senti em um hotel de luxo, parecia até que minha casa estava maior do que como quando eu parti. Assim também eu me sentia quando me vi no espelho do banheiro, eu me vi maior, mais velho, maduro, mais firme e capaz de enfrentar certos desafios." (Matheus Menali)

“Satisfação em poder passar um pouco do meu conhecimento e, principalmente, conhecer um pouco da cultura e de cada um dessas pessoas.” (Thiago Jordão)

"O Rondon nos proporciona um contato direto com a comunidade, trazendo assim uma troca de experiências e aprendizados incríveis!" (Anna Karenina)

"Foi uma experiência ímpar,  tivemos em contato com uma realidade completamente diferente da nossa. Pude aplicar minhas oficinas direcionadas ao ensino de matemática para uma comunidade que nunca tivera acesso a este tipo de atividade.  as experiências pessoais vividas nestes 11 dias ressaltaram minhas certezas sobre minha escolha profissional." (Thiago Carvalho)