UNIFAL-MG integra parceria na organização do Pint of Science em Poços de Caldas

Maior festival internacional de divulgação científica acontecerá em maio
Prof. Cássius Melo se reuniu com o vice-prefeito de Poços de Caldas, Flávio Faria, e com o coordenador de Comunicação do município, Paulo Ney de Castro, na manhã do dia 23/03, na prefeitura, para acertar detalhes da parceria do evento

A edição de 2018 do evento Pint of Science, maior festival internacional de divulgação científica, que acontece em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares, ocorrerá também em Poços de Caldas, no mês de maio. A iniciativa é uma parceria entre a UNIFAL-MG, a PUC Minas de Poços e a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico Social e Trabalho (Sedet), Educação e Turismo.

Segundo o professor Cássius Anderson Miquele de Melo, atual diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, e membro da organização do Pint of Science, a programação e os dois locais onde acontecerão os encontros serão divulgados em abril. O evento, promovido também pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes); e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas, acontecerá nos dias 14, 15 e 16/05, quando pesquisadores de 56 cidades brasileiras e outros de 20 países trocarão as bancadas dos laboratórios por mesas em bares e restaurantes, no horário noturno, para conversar com a população.

Para Prof. Cássius, o evento levará conhecimento de forma informal à população e servirá também para mostrar o que é produzido na cidade, o que será uma oportunidade de difundir Poços de Caldas como polo universitário. “Alguns trabalhos dizem respeito ao conhecimento da realidade local, como geologia do planalto, urbanização, as águas e rios”, exemplificou na reportagem concedida à Prefeitura Municipal de Poços, na qual fala da possibilidade da realização do Pint of Science inserir a cidade, no mapa de ações e pesquisas realizadas nos grandes centros de estudos.

Durante o festival, a população participará de conversas sobre temas como filosofia, religião, economia, água, desenho urbano e meio ambiente, arqueologia, história do universo, novas tecnologias e inteligência artificial. Estudos recentes dos átomos, genes, vírus, cérebro e questões como febre amarela e efeito estufa também irão compor as conversas nos cafés, restaurantes e bares de Poços.

No Brasil, a expectativa é que 50 mil pessoas, de todas as regiões, compareçam aos bate-papos.

SOBRE O PINT OF SCIENCE

O Pint of Science surgiu, em 2012, com dois pesquisadores do Imperial College London: Michael Motskin e Praveen Paul. Eles organizaram um encontro cujo tema eram as doenças Alzheimer e Parkinson. Os pacientes foram convidados a conhecer os laboratórios para ver de perto o tipo de pesquisa realizada pelos cientistas.

A experiência inspirou a dupla de pesquisadores, que decidiu realizar um evento onde os cientistas saíssem das universidades e institutos de pesquisa, para conversar diretamente com as pessoas.

No Brasil, o evento chegou por meio da jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). A primeira edição no país foi em 2015, em São Carlos-SP.

Vale destacar que na edição de 2017, o projeto de pesquisa “Realidade Virtual para o Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa em UroFisioterapia da UNIFAL-MG, sob a coordenação da professora Simone Botelho, ganhou visibilidade em Belo Horizonte. O trabalho foi apresentado pela orientanda da professora Simone no doutorado, Sílvia Elizate Monteiro, na categoria “Gamificação: O que está em jogo?”, no restaurante Santa Praça - Arte, gastronomia e entretenimento, cujo objetivo era destacar como o uso da lógica dos jogos pode ser uma saída para os dilemas de gestão de pessoas, educação, publicidade e até terapias.

Com informações e foto: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas